em

AmeiAmei FofoFofo TristeTriste

Saiba por que o açúcar mascavo merece estar no seu cardápio

Aprenda o que é este açúcar, seus benefícios e como fazê-lo em casa.
açúcar mascavo
Créditos: Wikimedia Commons

O açúcar mascavo é uma ótima opção para substituir o tradicional refinado. Ele contém mais nutrientes e minerais, menos calorias e é possível fazê-lo na sua casa, pois é livre de produtos químicos.

O gosto dele não costuma agradar a todos, porém depois de conhecer suas propriedades e diferenciações, você vai ver que vale a pena se livrar o açúcar branco.

Aqui você encontra:

O que é açúcar mascavo?

O açúcar mascavo é também derivado da cana-de-açúcar, porém está em um estado mais natural, ou integral, pois ainda não passou pelo processo de refinamento. Ele possui uma cor castanha ou levemente dourada exatamente por causa disso.

Ele também possui um gosto mais forte, por ainda ter mentido uma quantidade de melaço de cana na sua composição, por isso muitas pessoas têm dificuldades para se habituar a ele.

Benefícios do açúcar mascavo

Ao contrário do açúcar refinado, o mascavo não necessita passar por processos químicos que retiram suas propriedades excessivamente. Então ele possui muitos benefícios que o refinado não tem, como:

É rico em nutrientes

O açúcar refinado tem praticamente apenas calorias e carboidratos vazios, enquanto o mascavo é rico em minerais como potássio, ferro, magnésio, cálcio e fósforo, além de vitaminas A e vitaminas do complexo B.

Saúde da pele

Quando utilizado como esfoliante, consegue limpar bem a pele, eliminando células mortas e desobstruindo os poros. Além disso, o açúcar mascavo possui ácido glicólico e vitaminas do complexo B, o que ajuda a hidratar, desintoxicar e prevenir o envelhecimento da pele.

Menos calórico

Em 100 gramas de açúcar mascavo, há cerca de 370 calorias, enquanto na mesma quantidade do refinado há mais de  400. Apesar de a diferença não ser tão grande, o mascavo contém diversos nutrientes e sem químicos.

Energia

Assim como qualquer açúcar, o mascavo fornece energia para o seu corpo e sua mente. Porém, essa fonte de energia é muito mais saudável e completa que outros carboidratos.

Antioxidantes

O açúcar mascavo tem propriedades antioxidantes, enquanto o refinado tem pouquíssimos nutrientes. Os antioxidantes são substâncias que previnem o envelhecimento das células, protegendo você de doenças como o câncer, por exemplo.

Açúcar mascavo engorda?

O açúcar mascavo possui menos carboidratos que o açúcar refinado, mas ainda assim engorda, se o consumo não for feito de forma moderada e consciente.

Quando o assunto é engordar, o açúcar mascavo não é muito diferente do refinado. Isso se deve não a sua composição, mas sim a sua falta de nutrientes em comparação, por exemplo, com o açúcar de beterraba.

O açúcar mascavo possui apenas 11 calorias para cada colher de chá e também é rico em minerais como potássio, ferro, magnésio, cálcio e fósforo. Mas ainda assim não contêm um valor nutricional elevado e não tem uma quantidade tão significativa de fibras em sua composição, por isso, pegue leve.

Por assim dizer, o açúcar mascavo tem mais benefícios no que diz respeito a sua saúde!

Diabético pode comer açúcar mascavo

O açúcar faz com que o índice glicêmico aumente e isso acontece com qualquer tipo de açúcar, inclusive o mascavo.

Por isso, o consumo deve ser sempre moderado e o ideal mesmo é que a pessoa diabética tenha o acompanhamento de médicos e nutricionistas profissionais para manter-se sempre saudável.

Como fazer açúcar mascavo em casa

Para fazer o açúcar mascavo em casa é muito simples. Basta fazer o mesmo procedimento que a grande indústria faz, mas em menor quantidade:

1. Primeiro retire o suco da cana-de-açúcar e coe bem para tirar as impurezas que não interessam;

2. Ferva o caldo de cana e tenha cuidado para não queimar, se não amarga. Por isso, mexa com frequência;

3. Este líquido se chama melado de cana. Continue o processo, mesmo depois de ferver;

4. O ponto ideal para retirar do fogo é quando se adiciona uma pequena quantidade do líquido num recipiente com água fria e ele forma fios solidificados;

5. Desligue o fogo e continue a mexer até chegar no ponto de peneirar;

6. Primeiro ele fica com uma aparência bem homogênea e depois cria uma aparência solidificada e espessa. E esse é o ponto ideal para peneirar;

7. Peneire bem e já está pronto o seu açúcar caseiro e sem químicos.

O vídeo abaixo ilustra bem detalhadamente a produção do açúcar mascavo. Confira:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
açúcar de beterraba
Açúcar de beterraba: tudo para você fazê-lo em casa
hidratação com açúcar
Passo a passo para fazer uma hidratação com açúcar