em

Clara de ovo no cabelo: para que serve?

A clara de ovo faz bem para a saúde do corpo todo, inclusive dos cabelos. Veja como ela atua e como utilizar

clara de ovo no cabelo
Crédito: Unsplash

Há algum tempo o ovo era considerado perigoso à saúde por causa do colesterol contido na gema. Hoje em dia já se sabe que não é bem assim, pois esse alimento tem alto valor nutricional e não aumenta o colesterol quando consumido na quantidade certa. Já quando se fala da clara de ovo a história é outra. Essa parte do ovo sempre foi considerada ótima para a saúde por ser rica em proteínas. Por esse motivo há quem use clara de ovo no cabelo, mas será que faz bem mesmo? Tire a dúvida agora.

Benefícios para o cabelo

principais benefícios da clara de ovo no cabelo
Crédito: Pixabay

De fato, usar clara de ovo no cabelo traz benefícios aos fios, pois boa parte deles é formada pela proteína queratina. Logo, ao aplicar uma boa quantidade de proteína diretamente nos fios, eles irão se beneficiar das seguintes formas:

Reconstrução dos fios

Os cabelos danificados pelo excesso de químicos ou de calor precisam passar por um cronograma capilar composto por etapas de hidratação, nutrição e reconstrução. Nessa etapa de reconstrução é que entra a clara. Ela vai fornecer proteínas para preencher pontos danificados e enfraquecidos dos fios, acelerando sua recuperação.

Fortalecimento do cabelo

Uma consequência natural da reconstrução dos fios usando as claras de ovo é o fortalecimento do cabelo. Quando os fios estão nutridos, ficam mais fortes, resistentes, sedosos e brilhosos. Claro, somente as claras não fazem milagre, mas elas servem como uma etapa do processo de revitalização do cabelo para deixá-lo mais saudável.

Acelera o crescimento do cabelo

Quando os fios de cabelo recebem cuidados diários e estão bem saudáveis, o crescimento torna-se mais acelerado. Então, usá-la também vai oferecer esse benefício para quem está querendo deixar o cabelo crescer. Mas atenção, pois aplicá-la não é um tratamento para ele crescer mais rápido. O crescimento é apenas uma consequência de ter cabelos mais saudáveis.

Reduz a oleosidade

As claras, quando aplicadas no couro cabeludo, auxiliam na remoção do excesso de óleo produzido naturalmente. Elas contêm enzimas que atuam na limpeza do couro cabeludo e dos fios. Para obter esse efeito, também deve ter o cuidado de lavar o cabelo quando necessário e usar produtos próprios para fios oleosos.

Como usar

Aplicá-la no cabelo é simples. Se tiver cabelos oleosos ou mistos, aplique somente uma clara pura e peneirada diretamente no couro cabeludo, massageando bem e deixando agir por 15 minutos. Depois é só lavar para remover completamente e aplicar seus produtos de costume.

Já se tiver cabelos secos ou normais, pode adicionar 1 colher de café de óleo de coco junto à clara peneirada, fazer uma misturinha e depois aplicar no couro cabeludo, massageando com as pontas dos dedos. Deixe agir por 15 minutos e depois lave para remover toda a mistura.

O ideal é que faça esse procedimento quando for ficar em casa, durante o dia, para que o cabelo seque naturalmente, sem usar o secador.

Confira também outra receita mais completa de hidratação capilar usando clara de ovo e queratina no cabelo:

As dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. Cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. Antes de fazer tratamentos no cabelo por conta própria, visite um dermatologista para saber se pode utilizar os ingredientes desejados, como a clara.

presentes para idosos

20 Ideias de presentes para idosos

casca de abóbora

10 benefícios da casca de abóbora para a saúde e como preparar o suco