em

Para que serve o feno-grego e qual a forma correta de utilizar

Saiba como usufruir desse componente rico em diversos nutrientes fundamentais para o organismo
feno-grego
Crédito: Pixabay

Rico em vitaminas A, vitamina C e do complexo B, o feno-grego possui diversas propriedades benéficas para o bom funcionamento do corpo. Além disso, ele previne algumas doenças e consegue ser útil para o controle de outras. Se você está com curiosidade acerca de quais benefícios são esses, vale a pena conferir as todas as informações sobre essa semente não tão comum.

Benefícios do feno-grego

É anti-inflamatória, emoliente, calmante, reconstituinte e um excelente tônico. Por isso, é considera especial para regular diversas funções do organismo e contribuir diretamente com a sua saúde e bem-estar.

1. Regula a diabetes

Essa planta está diretamente associada à redução dos níveis de glicose no organismo evitando os picos de açúcar no sangue. Outro ponto importante é que os aminoácidos dessa semente colaboram diretamente para a produção de insulina.

2. Rejuvenesce a pele

feno-grego
Crédito: Amazon

Por possuir propriedades emolientes, esse componente é ideal para deixar a pele mais elástica. O que contribui para combater a flacidez e auxiliar no rejuvenescimento da derme. Isso se deve ao fato de ele ser rico em vitamina C, o que favorece a síntese do colágeno, responsável por deixar a pele mais firme.

Além disso, possui propriedades antioxidantes que combatem os radicais livres, responsáveis por promover o envelhecimento precoce das células do organismo.

3. Auxilia no emagrecimento

O feno-grego consegue promover a sensação de saciedade, o que contribui para que mantenha-se uma dieta com deficit calórico. O que resulta na redução do peso. Essas sementes são ricas em fibras, excelentes para regular o intestino e saciar a fome.

4. Cicatriza feridas

São excelentes para a cicatrização de feridas por serem antissépticos naturais, matando as bactérias presentes. É rica em vitamina C, combatando também as possíveis inflamações.

Conheça a lista dos melhores alimentos cicatrizantes

5. Combate o colesterol

Essas sementes colaboram para o controle do colesterol ruim (LDL) e ajudam a aumentar a taxa de colesterol bom (HDL) no organismo. Isso se deve ao fato de elas serem ricas em lecitina, componente muito importante para o combate do colesterol no organismo.

6. Combate a anemia

feno-grego
Crédito: The Home Depot

Essas sementes são excelentes para o combate da anemia. O ferro presente na composição desse tipo de feno é essencial para a produção de hemácias. Estas, por suas vezes, são as responsáveis por distribuir o oxigênio no organismo.

7. Evita queda de cabelo

Possui propriedades fortificantes que nutrem o cabelo com vitaminas do complexo B, importantes para evitar a queda. Desse modo, ocorre o fortalecimento da raiz e consequentemente, dos fios capilares.

As melhore vitaminas para prevenir a queda e estimular o crescimento do cabelo

Como usar o feno-grego

Esse componente pode ser utilizado de diferentes maneiras, para atender aos mais diversos propósitos. Por isso, confira abaixo como prepará-lo de modos variados para atender ao seu objetivo:

O primeiro modo é para utiliza-lo para compressas e gargarejos. Para isso, use 2 colheres de chá desse ingrediente e 1 xícara de água. Coloque-o em água fervente por 10 minutos.Coe e utilize em compressas ou faça gargarejos.

O segundo modo é para ingestão e usa os mesmos ingredientes e tempo de fervura do primeiro. A diferença é que você deve deixar descansando por 2 horas e depois coar e beber o líquido 3 vezes por dia. Esse método será utilizado para emagrecer e fortalecer a imunidade.

Contraindicações e cuidados a ter

feno-grego
Crédito: Medium

O feno-grego pode ser maravilhoso, mas deve ser ingerido com alguns cuidados, para prevenir efeitos colaterais. Dentre esses efeitos gerados pelo excesso no consumo, estão: gases e náuseas.

Além disso, aplicações externas podem gerar reações na pele, o que exige cuidado.

Não deve ser consumido por asmáticos e nem por alérgicos a amendoim, além de ter que ser consumido com moderação por diabéticos, mesmo sendo benéfico para baixar a glicose.

Lembre-se de consultar o seu médico antes de iniciar o consumo dessa semente.

Preços e onde comprar

O valor do feno-grego pode variar de acordo com o tipo, sendo em pó, cápsula, semente seca ou broto (in natura). Nestes casos os valores podem variar entre R$ 4 e R$ 180, sendo os mais baratos a semente seca e o mais caro, as cápsulas suplementares.

Ele pode ser encontrado em lojas virtuais, de produtos naturais, de suplementação ou em farmácias. Se você estiver com interesse em sua forma em grãos ou in natura, é mais provável que encontre na loja de produtos naturais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
mal súbito
Mal súbito: o que é, sintomas e causas
bolo sem farinha receitas
20 Receitas de bolo sem farinha de trigo