ervas e raízes boas para o pulmão
Crédito: Freepik
em

5 Ervas e raízes que fazem bem para o pulmão

Elas ajudam a tratar problemas nas vias respiratórias, desde resfriados até alergias e pneumonia

Os cuidados com doenças respiratórias devem sempre ser feitos com orientação médica, pois cada doença necessita de um tratamento específico. Depois de receber o tratamento passado pelo médico, pode falar com ele sobre o uso de chás que ajudam a acelerar a cura, como no caso da pneumonia.

Se a intenção for usar ervas e raízes para aliviar alergias e outros tipos de infecções e inflamações no sistema respiratório, também tem boas opções para usar, desde que não tenha contraindicação. Antes de usar com frequência, é recomendado tomar uma dose e avaliar a reação do organismo por causa do risco de reações adversas.

Sabugueiro

Crédito: Freepik

Fazer um bom chá de sabugueiro com cebola pode ajudar a tratar a pneumonia, junto com o tratamento médico.

Esse chá tem ação anti-inflamatória, antiviral e expectorante, ajudando a reduzir a produção de catarro e a tosse.

Colocar cebola junto no chá é interessante porque ela reforça o efeito com sua propriedade anti-inflamatória e antibacteriana, caso a doença seja causada por bactéria.

Esse chá pode ser feito misturando 10 gramas de flores secas de sabugueiro com 1 cebola ralada e meio litro de água. Divida em 4 porções para beber ao longo do dia, e atenção: não é recomendado para gestantes e bebês com menos de 1 ano.

Tomilho

Crédito: Freepik

O tomilho é uma erva aromática que ajuda a tratar a irritação e a congestão nas vias respiratórias. Fazer um chá com tomilho é bom para absorver suas propriedades antibióticas, anti-inflamatórias e antifúngicas, ajudando a limpar os pulmões e a fortalecer o sistema imunológico.

Além de fazer o chá para beber, pode também inalar o vapor liberado pelo chá, pois também vai ajudar a desobstruir as vias aéreas e eliminar as toxinas que estão causando o problema.

Alcaçuz

Crédito: Freepik

A raiz de alcaçuz é muito utilizada na medicina tradicional chinesa por conta da sua ação anti-inflamatória e analgésica. Um chá dessa raiz ajuda a desobstruir as vias aéreas, melhorando a passagem de oxigênio.

O alcaçuz também atua como expectorante e antibacteriano, melhorando a resposta imunológica, eliminando o excesso de muco e aliviando a irritação das membranas afetadas por infecções e inflamações.

Veja como preparar um chá de alcaçuz.

Orégano

Crédito: Freepik

O chá feito com orégano, de preferência fresco, é uma boa opção para quem sofre com alergia respiratória. O orégano atua como um anti-histamínico, ou seja, antialérgico, aliviando os sintomas da alergia.

Além disso, a erva atua como anti-inflamatória e expectorante, levando embora o muco em excesso, aliviando a tosse, eliminando toxinas retiras facilitando a respiração.

Veja como fazer óleo de orégano em casa.

Hortelã

Crédito: Freepik

A hortelã é uma das ervas mais populares para tratar da saúde respiratória. Seu aroma fresco ajuda a abrir as vias aéreas, mas isso acontece por causa das propriedades da erva que é desintoxicante, anti-histamínica e relaxante.

Você pode tanto fazer o chá de hortelã quanto usar o óleo de hortelã. Ambos atuam no fortalecimento do sistema imunológico, aliviam tosse e dor de garganta, melhoram a disposição, são analgésicos e anti-inflamatórios, além de vários outros benefícios para a saúde de modo geral.

As dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. Para obter melhores resultados, mantenha um estilo de vida saudável.

Luisa Mell critica Larissa Manoela por repassar cadelinha adotada

Luisa Mell critica Larissa Manoela por repassar cadelinha adotada

o que não fazer nas redes sociais

5 Coisas para não fazer nas redes sociais