em

AmeiAmei

Óleo de orégano: benefícios e como fazer em casa

Pessoas que vivem na região que produz este óleo vivem por muitos anos e cheios de saúde. Entenda o porquê.

óleo de orégano benefícios e como fazer
Crédito: Pxhere

O orégano tem origem na Grécia, primeiro país a usar o óleo de orégano para o tratamento de muitas doenças, pois já naquela época seus poderes contra fungos, vírus e bactérias já eram conhecidos. Na língua grega, orégano quer dizer alegrias das montanhas.

Benefícios do óleo de orégano

óleo de orégano benefícios para a saúde
Crédito: Pxhere

São muitas as qualidades do óleo de orégano que podem beneficiar a sua saúde. Conheça alguns deles.

1. Antibiótico natural

A mais poderosa substância encontrada no orégano chama-se carvacrol, que acompanhado do thymol, torna-se o antibiótico natural mais eficiente.

A ingestão de 2 gotas de óleo de orégano, três vezes ao dia, durante crises que requeiram o uso de antibióticos naturais já é o suficiente para amenizar os sintomas.

2. Combate o envelhecimento precoce

Se sua saúde está em dia, mas quer evitar o envelhecimento precoce, ele pode ajudar. O óleo essencial de orégano possui oito vezes mais antioxidantes que as maçãs e três vezes mais que os mirtilos (blueberries), deixando suas células muito mais saudáveis.

3. Reforça a imunidade

Ele pode turbinar o sistema de defesa do seu organismo, fortalecendo a imunidade de forma eficaz. Bastam duas gotinhas por dia para deixar gripes e resfriados longe de você, sendo um excelente na prevenção.

4. Anti-inflamatório

Ele também é muito eficaz no tratamento de inflamações e dores. Está com o joelho inflamado e cheio de dores? Passe óleo de orégano diariamente e verá a inflamação desaparecer do seu corpo!

5. Gripes

Ele contém fenóis, que são excelentes antissépticos, além de conter terpenos que combatem vírus e bactérias e ainda possui ação anestésica e anti-inflamatória.

Assim, além de fortalecer o sistema imunológico, ajuda a combater gripes e resfriados.

6. Ferimentos

O óleo de orégano contém álcoois de cadeia longa, que desinfetam feridas e machucados de forma natural, devendo ser utilizado somente nos de pequena extensão. Basta aplicar uma leve camada, depois de lavado, e deixar aberto, sem curativos, para que possa curar mais rapidamente.

7. Micoses

Esse óleo contém ésteres, que são capazes de eliminar fungos e acabar com as micoses. Para tanto, basta aplicar nas unhas ou pele contaminada, a cada três horas, por 15 dias.

8. Repelente

O óleo de orégano ajuda a manter os insetos longe de sua casa, podendo ser aplicado na pele. Para utilização como repelente natural, basta diluir em um pouco de água e borrifar na pele, espalhando em seguida. Agite sempre antes de aplicar.

Como usar

Se for utilizar em uma região sem feridas, pode aplicar com um algodão, massageando a pele até a absorção. Se estiver com feridas, utilize um cotonete para esterilizá-las.

Se for ingerir, pode tomar puro ou misturado a outros alimentos, sem problemas de interferência no resultado final. Aconselhe-se sempre com um médico na hora de aplicar ou introduzir um novo elemento na sua rotina de cuidados ou alimentar.

Como fazer em casa

Se ficou interessado em começar a utilizá-lo, saiba que a melhor variedade é de origem mediterrânea, cultivada em terras espanholas.

Este tipo de orégano contém cerca de 70% de carvacrol, uma concentração altíssima desse composto. Procure em lojas de produtos naturais especializadas em óleos essenciais.

Para fazer em casa, é também muito simples, requer somente uma certa antecipação, pois ele precisa ficar descansando em local seco e escuro por 15 dias, antes de ser utilizado.

Veja o passo a passo em vídeo

Efeitos colaterais e cuidados a ter

Como todo óleo, se for usado na hora de cozinhar, é preciso ter equilíbrio para não sobrecarregar seu organismo. Se for passá-lo no corpo, não esqueça de fazer o teste de alergia, espalhando em uma pequena área e observando se há reação.

Não são comuns relatos de efeitos adversos. Apesar disso, se perceber qualquer efeito colateral, mesmo que fraco, interrompa o uso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

Grávida mandada para casa por médicos perde o bebê

Grávida mandada para casa por médicos perde o bebê

aposentadoria compulsória

Aposentadoria compulsória: o que é e como funciona