chá de alcaçuz
Crédito: Pixabay
em

Chá de alcaçuz emagrece? Saiba para que serve essa raiz medicinal

Quando utilizado com orientação médica, essa raiz ajuda a reequilibrar o organismo e a eliminar o peso extra

Todos sabem que a natureza é bastante sábia quando se trata de medicina natural. Diversas são as alternativas encontradas em campos e florestas para ajudar o ser humano com sua saúde e até mesmo na hora de emagrecer. Ervas, alimentos naturais e raízes, são poderosos aliados contra o sobrepeso e é especificamente sobre uma dessas raízes que você vai conhecer agora: o chá de alcaçuz.

Veja também: como desintoxicar o fígado para emagrecer

O que é alcaçuz?

fazer chá de alcaçuz
Crédito: Pixabay

O alcaçuz pode ser conhecido por diversos nomes nas diferentes regiões do país, como alcaçuz-brasil, alcaçuz-brasileiro, cipó-ema, vassoura de relógio, raiz-doce, uruçakê, regaliz ou glicirriza. Mas seu nome científico é Glycyrrhiza glabra. É uma raiz encontrada em farmácias, lojas de produtos naturais e grandes mercados.

Para que serve o chá?

O chá de alcaçuz tem propriedades anti-inflamatórias, antiespasmódicas, expectorantes, antitússicas (contra tosse), antimicrobianas, antioxidantes, antissépticas, diuréticas, laxantes e tônicas. Assim, ele auxilia em tratamentos variados e no reequilíbrio do organismo, quando ingerido com a orientação de um médico e dentro de um estilo de vida saudável.

Para dores no estômago

Alivia azia, úlceras e gastrites, além de apresentar ação calmante para a mucosa do sistema gastrointestinal e ação estimulante para a função biliar que protege o estômago.

Para aliviar alergias

O alcaçuz e seus derivados mantêm a mucosa da garganta hidratada, evitando a irritação em casos de tosses alérgicas.

Para combater o cansaço

Um poderoso estimulante físico e mental que, ao consumi-lo, fará você se sentir energizado. Com o organismo cheio de energia, seu metabolismo se acelera, ajudando na redução de peso.

Para aliviar sintomas de resfriados

Assim como o gengibre, o alcaçuz possui propriedades benéficas no tratamento dos sintomas dos resfriados. Ele é anti-inflamatório, expectorante, antimicrobiano e antioxidante, ajudando a fortalecer o organismo para se curar do vírus.

Chá de alcaçuz emagrece?

Ele ajuda no processo de emagrecimento, mas, para isso, precisa ser consumido com cuidado e controle médico. Atua como acelerador do metabolismo, o que também acelera a queima de gordura quando se faz uma dieta balanceada e se pratica atividade física regularmente. Também, tem ação antioxidante que ajuda o corpo a se livrar das inflamações que dificultam o emagrecimento. Para ter esse efeito, ele deve ser tomado meia hora antes do café da manhã e meia hora antes do almoço.

Como preparar e consumir

Veja abaixo uma receita prática e eficaz de como você pode utilizar essa raiz para garantir todos os benefícios mencionados.

Ingredientes

Raiz de alcaçuz: 2 unidades pequenas;
Água: 1 litro.

Modo de preparo

  1. Em uma panela, deixe a água esquentar e adicione as raízes de alcaçuz.
  2. Deixe ferver por 10 minutos.
  3. Coe a mistura e beba no máximo 2 xícaras por dia.
  4. Com o passar dos dias você vai perceber que essa mistura está desintoxicando e regulando o seu organismo. Para obter melhores efeitos, deve manter um estilo de vida saudável, com alimentação equilibrada e a prática de atividades físicas.

Cuidados e contraindicações

Algumas pessoas podem perceber efeitos colaterais do alcaçuz no organismo, como a retenção de líquidos, aumento da pressão, redução da concentração de potássio no organismo, dor de cabeça, abdominal e dificuldade para respirar.

Por esses motivos é que não se deve fazer uso dessa raiz sem a orientação médico. O chá é contraindicado para gestantes, lactantes, pessoas com anemia, pressão alta, glaucoma, doença cardíaca, para quem usa anticoncepcional oral ou faz tratamento hormonal.

One Comment

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

tortilha de frango

Tortilha de frango: veja como fazer a versão espanhola e a mexicana

jovem doa tênis para deficiente no metrô

Ele tirou o próprio tênis para dar a deficiente que pedia ajuda no metrô e emocionou o país