em

Pneumonia: tipos, causas e tratamento

Fique atento aos sintomas para buscar ajuda médica com urgência
pneumonia
Crédito: Freepik

A pneumonia é uma doença infecciosa que atinge os pulmões e prejudica o seu funcionamento. Na maior parte dos casos, a principal responsável é a bactéria Streptococcus pneumoniae.

Por causa do sistema imunológico enfraquecido, quando essa bactéria sai do seu habitat natural, que é a superfície da pele, e entra em contato com a parte interna por meio de algum ferimento ou do nariz e da boca, ela se desloca até nas vias respiratórias inferiores. Esse ambiente favorece a sua reprodução, o que provoca uma séria inflamação.

Aqui você encontra:

Tipos de pneumonia

De acordo com levantamentos da Organização Mundial de Saúde, essa é a doença que mais leva crianças a óbito no mundo todo. E não existe apenas um tipo, variando de acordo com a causa e os sintomas apresentados.

Bacteriana

Esse é o tipo mais comum. É também a mais fácil de pegar, por isso é chamada pneumonia da comunidade, geralmente transmitida no convívio social. Ela ocorre quando o sistema imune está fraco e as bactérias que costumam ser inofensivas acabam entrando no organismo debilitado e tornando-se perigosas.

Viral

No caso da doença viral, o vírus entra nos pulmões e ataca o espaço alveolar, onde acontece a troca de gases dentro dos pulmões, que é o processo natural da respiração. Essa região fica inflamada e começa a se encher com um fluido de inflamação.

Química

Chamada também de pneumonite química, esse tipo da doença acontece por causa do excesso de poluição agressiva que uma pessoa inala diariamente, como fumaça da rua, do cigarro, agrotóxicos, produtos químicos. Esse excesso de poluentes inflamam os alvéolos pulmonares, assim como nos outros tipos da doença.

Fúngica

Também existe o tipo da doença que é causado por fungos. Embora menos frequente, é um tipo bastante agressivo que costuma atacar pessoas com doenças crônicas ou imunológicas.

Causas

Como você viu, essa doença pode ser contraída por causa do excesso de poluição, por vírus bactérias ou fungos. As pessoas com sistema imunológico bem fortalecido estão mais protegidas, bem como quem está com as vacinas em dia.

Portanto, uma das principais causas da doença é estar com o sistema imunológico debilitado e não levar um estilo de vida saudável. Um corpo fraco e mal nutrido tem portas abertas para os agentes infeciosos se instalarem e darem início a muitas doenças.

Principais sintomas

sintomas de pneumonia
Crédito: Freepik

Embora as causas sejam distintas, o que vai acontecer depois que os pulmões já estiverem infeccionados vai ser parecido. Os principais sintomas da doença podem ocorrer de forma gradual ou repentina, e variam conforme a gravidade.

No tipo viral, geralmente a doença surge após a passagem de gripe ou resfriado, mantendo os mesmos sintomas, só que com mais intensidade, então deve cuidar para não confundir as doenças e negligenciar a busca por tratamento.

  • Dores de cabeça constantes;
  • Dificuldade para respirar ou falta de ar;
  • Respiração acelerada;
  • Febre alta;
  • Tosse seca;
  • Tosse com catarro ou com sangue;
  • Fraqueza;
  • Mal estar no corpo todo;
  • Náuseas e vômito;
  • Sudorese noturna;
  • Perda do apetite;
  • Respiração pesada com chiado.

A doença é contagiosa?

Sim, a pneumonia é altamente contagiosa, assim como outras doenças causadas por vírus, fungos e bactérias. Ela só não é contagiosa quando ocorre apenas por causa da poluição do ar e não há presença desses micro-organismos.

Tratamentos

tratamento de pneumonia
Crédito: Freepik

O tratamento dessa doença é feito de acordo com a sua causa. Se for por bactérias, será feito um tratamento com antibióticos. Para fungos, medicamentos fungicidas. Para vírus, medicamentos antivirais que ajudam a aliviar os sintomas e fortalecer o organismo para conseguir combater os invasores.

Quando necessário, outras medicações são administradas para aliviar os sintomas. A pessoa deve ficar em repouso, sem ir à escola ou trabalho e sem compartilhar objetos pessoais em casa para evitar transmitir aos outros. A casa toda deve ser mantida bem desinfetada e arejada também para impedir a proliferação da doença.

Em casos graves, em crianças, idosos e pessoas com sistema imunológico debilitado, pode ser necessária a internação para uma observação intensiva por parte dos médicos.

Pneumonia pode matar?

Sim, a pneumonia pode matar quando não é tratada rapidamente e da forma correta. Por isso que é tão importante observar os sintomas e sua evolução antes que a inflamação impeça os pulmões de exercerem sua função. Com esses órgãos debilitados, o corpo não recebe a quantidade de oxigênio suficiente para que os sistemas funcionem, logo, pode levar a óbito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
remédios caseiros para mau halito
Remédios caseiros para mau hálito: 10 opções poderosas
remédios caseiros para diarreia
Remédios caseiros para diarreia que irão te ajudar