em

Lesões por Esforço Repetitivo: a síndrome do cotidiano

Essa síndrome se relaciona a atividades realizadas no dia a dia e muitas vezes de modo errado.

Lesões por Esforço Repetitivo, ou L.E.R., não é exatamente uma doença. Os médicos consideram isso uma síndrome, um grupo de doenças que afeta músculos, nervos e tendões, em sua maioria dos membros superiores. Essa síndrome provoca inflamações e dores, que alteram a capacidade funcional da zona atingida. Ela é mais comum no sexo feminino.

Veja abaixo quais doenças fazem parte dessa síndrome:

  • Mialgias;
  • Síndrome do pronador redondo;
  • Síndrome do desfiladeiro torácico;
  • Dedo em gatilho;
  • Síndrome do túnel do carpo;
  • Epicondilite;
  • Bursite;
  • Tenossinovite;
  • Tendinite.

Causas

Lesões por Esforço Repetitivo são causadas por vários fatores. Vão desde esforços repetitivos contínuos que exigem muita força ou feitos de modo incorreto até à postura inadequada ou estresse. O nome dessa síndrome a associa a determinadas profissões ou grupos sociais que têm mais chance de desenvolver uma ou mais dessas doenças.

Quem trabalha continuamente em computadores, em linhas de montagem, músicos, alguns esportistas e mesmo quem faz crochê ou tricô tem mais chance de ter L.E.R., por exemplo.

Sintomas

Como dito anteriormente, os membros superiores costumam ser os mais atingidos. Dessa forma, dores, dificuldade de movimentação, formigamento, cansaço muscular são sintomas que podem aparecer. Além desses, inflamação, aumento ou diminuição de temperatura e sensibilidade também são comuns.

Apesar de os sintomas surgirem nos membros superiores, a causa pode vir de atividades que envolvam todo o corpo.

Tratamento

O tratamento costuma ser bastante simples. Anti-inflamatórios são recomendados para crises agudas de dor. Repouso também está incluso, quando há sobrecarga das estruturas musculares e ósseas. Em estágios avançados da síndrome, pode ser necessário o uso de corticoides. Fisioterapia e procedimentos cirúrgicos podem ser alternativas.

Dica: Evite atividades repetitivas e cuide da postura

Lesões por Esforço Repetitivo podem ser evitadas facilmente. Realizar atividades físicas de forma constante ou de modo errado podem ser prejudiciais. Procure cuidar da postura. Faça pausas a cada hora, alongue os membros e certifique-se de que trabalha em um local adequado a sua saúde corporal.

Veja abaixo dicas de como acabar com a tendinite, uma das doenças da L.E.R.:

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

conjuntivite como tratar em casa

Conjuntivite: como tratar em casa com soluções naturais

perigos micro-ondas

5 alimentos que não devem ir ao micro-ondas