em

Coriza: o que é, causas e tratamentos caseiros para eliminar o problema

Coriza, já ouviu falar? Neste artigo você vai entender o que é, suas causas, e alguns tratamentos convencionais e naturais. Acompanhe!

coriza
Crédito: Pixabay

A coriza é nada mais do que ter o nariz escorrendo. De acordo com a pneumologista do Hospital Santa Lúcia, de Brasília, e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), Clarisse Guimarães Freitas, trata-se de um problema provocado pela inflamação das vias aéreas superiores, que causa secreção hialina e de cor clara.

A otorrinolaringologista Larissa Camargo, do Centro Otorrino do Hospital Santa Lúcia, em Brasília, informa que coriza é uma questão nasal que resulta da inflamação da mucosa nasal e da criação de secreção incolor, fina e sem odor.

E mais, quem tem catarro, pode ser derivado de variados episódios de coriza. Ele procede de uma mistura de micro-organismos, proteínas, anticorpos e água.

A mudança na cor da secreção para um tom mais amarelo e tornando-se mais espessa, assim como febre, tosse e dor de cabeça são fatores que parecem levar a coriza para um nível mais bacteriano, afirma a otorrinolaringologista. Por isso, nestes casos, você deve falar com o seu médico o quanto antes.

Causas da coriza

Segundo a Dra. Larissa, cerca de 3 litros de catarro ocorrem do processo metabólico natural das glândulas de pequena dimensão, que estão abaixo da mucosa, mas existem agravantes.

1. Crises alérgicas

coriza
Crédito: Abril.com

Esta médica aponta para os alérgenos – pelos, poeira e pólen – e os vírus como os causadores mais frequentes desta condição nasal.

Os melhores remédios caseiros para alergia

2. Rinite

Com efeito, rinite alérgica e coriza andam a par. A rinite é também causada pelos mesmos alérgenos. Ela é uma doença das mais crônicas e atinge várias faixas etárias.

3. Fotofobia

Um dos sintomas durante as crises de fotofobia é exatamente a coriza, acompanhada de espirros e aumento da produção no canal lacrimal.

4. Objetos estranhos

coriza
Crédito: Acontece Botucatu

Uma forma que o corpo tem para tentar eliminar objetos estranhos das fossas nasais e produzindo mais muco, que pode se desenvolver para coriza.

5. Infecções

Diversas infecções virais e bacterianas podem levar ao estímulo da coriza, inicialmente transparente, podendo evoluir para o muco mais espesso.

Sintomas de coriza

Coriza aparece, muitas vezes, acompanhada de espirros, dada a irritação na região e a aparente necessidade de expelir o causador.

Além disso, mesmo que o nariz esteja entupido, irá sair sem a menor possibilidade de conter ou prever, um fio menos espesso de muco.

É um estado persistente e pode causar irritação dentro e fora das narinas.

Como tratar

coriza
Crédito: Edemastop

Para tratar a coriza é importante seguir alguns pontos:

Antes de começar a usar qualquer medicação, a Dra. Larissa pede que faça primeiro uma avaliação médica, mas, normalmente, nestes casos, usa-se descongestionantes nasais e orais, lavagem nasal e corticoides orais e nasais ou antialérgicos.

Ela reforça o papel preponderante da lavagem do nariz com solução salina ou fisiológica. Casos mais sérios de coriza insistente, com dores de cabeça, febre e secreção purulenta amarelada devem ter aplicação de anti-inflamatórios tópicos, mediante orientação médica.

Contudo, não se automedique ou irá correr riscos desnecessários. Se for diabético, hipertenso ou hipersensível pode ter reações adversas provocadas pela medicação.

Outro efeito adverso que pode ocorrer é a arritmia e alta pressão arterial, causadas pelos vasoconstritores nasais, medicação menos usada, atualmente. Deve também ter cuidado na aplicação de anti-histamínicos aliados a outras matérias.

Remédios caseiros para coriza

coriza
Crédito: Food Network

Existem algumas opções naturais para quem está tentando controlar a coriza:

Eucalipto: coloque em 1 litro de água, 100 gramas de eucalipto e realize uma inalação com esta infusão.

Gengibre: prepare chá de gengibre e tome essa infusão para ajudar a aliviar os sintomas da coriza.

Caju: em ½ litro de água, bata um caju descascado e sem sementes. Tome esta bebida usando a dose de dois copos diários.

No entanto, a Dra. Larissa considera que o método caseiro mais eficaz e barato é a lavagem do nariz com uma solução fisiológica.

Bebe com coriza: o que fazer?

coriza
Crédito: Leiturinha

No caso de bebês, por terem pouca idade, é difícil a aplicação de medicação. O que a Dra. Larissa recomenda é a lavagem nasal. Entre os 6 meses e os 2 anos é possível aplicar remédios tópicos nasais e antialérgicos, garante.

Não se preocupe que coriza não é uma condição grave, mas deve tomar precauções e curá-la de imediato. Fale com o seu médico que ele irá providenciar um tratamento adequado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

tirar cola super bonder

Como tirar cola Super Bonder

recheio de abacaxi para bolos

7 Receitas de recheio de abacaxi para suas sobremesas