em

Rinite: o que é, sintomas e tratamentos da doença

A rinite é um mal que acompanha a vida das pessoas que sofrem com alergias. Veja por que ela acontece.
rinite
Crédito: Freepik

A rinite é uma inflamação que acomete a mucosa nasal logo que ocorre um episódio de reação alérgica. Por isso ela é chamada de rinite alérgica ou alergia nasal. Esse é o tipo mais comum, mas a doença também pode acontecer sem que haja reação alérgica.

Mas de modo geral, quando uma pessoa tem alergia, seja por pólen, ácaros, pelos, poeira ou comida, assim que entrar em contato com um desses agentes alérgenos, o sistema imunológico vai reagir de forma exagerada. Então ele irá provocar a inflamação, que é a rinite. Veja quais são os sintomas, tratamentos médicos e remédio caseiro para essa doença.

Aqui você encontra:

8 Sintomas de rinite alérgica

quais são os sintomas da rinite
Crédito: Freepik

Os sintomas são muito parecidos com o da gripe. Mas é possível detectar a diferença porque a rinite quase sempre vai acontecer minutos depois do contato com um agente que cause alergia. Já a gripe ocorre quando o organismo é atacado por um vírus e os sintomas aumentam aos poucos. Sendo assim, os sintomas são:

1. Coriza nasal

Um dos sintomas mais comuns é o nariz escorrendo o tempo todo, com uma secreção mais líquida. Ela acontece porque as glândulas da mucosa nasal produzem mais secreção.

2. Irritação

A irritação pode acontecer no nariz, na boca, nos olhos, na pele, na garganta ou outra parte do corpo, como parte da reação alérgica.

3. Sensibilidade ou insensibilidade a odores

Em um quadro de alergia, a pessoa pode ficar sensível a certos cheiros ou deixar de senti-los por causa da obstrução das vias aéreas.

4. Olhos lacrimejantes

Assim como ocorre a irritação que pode atingir os olhos, um dos seus sintomas é lacrimejar o tempo todo. É uma das formas que o organismo encontra para tentar repelir o alente alérgeno que causou a doença.

5. Espirros

Os espirros são frequentes, podendo acontecer durante vários minutos seguidos. Há casos em que a pessoa tem somente o espirro como sintoma, pois também é uma forma de o organismo tentar expulsar o que ela respirou e que fez mal.

6. Coceira

A coceira, assim como a irritação, pode acontecer nos olhos, nariz, boca, garganta e também nos ouvidos. É uma coceira intensa e latejante.

7. Obstrução nasal

Por causa do excesso de secreção que as mucosas nasais começam a produzir ao ocorrer a inflamação, o nariz fica entupido, obrigando a pessoa a respirar pela boca.

8. Sinusite

Em alguns casos a rinite pode desencadear a sinusite, que também é uma inflamação da mucosa nasal, fazendo com que dure por mais tempo.

Os sintomas são dor de cabeça, inchaço nos olhos, tosse, olheiras, irritabilidade, fadiga e dor de garganta.

Tratamentos

como tratar rinite
Crédito: Freepik

O tratamento é feito pelo médico otorrinolaringologista ou pelo clínico geral, assim que ele analisar o histórico da doença no paciente. Para isso, além das perguntas e do exame clínico, podem ser necessários exames de sangue e testes de alergia.

O tratamento médico costuma ser feito em três etapas. A primeira é a higiene do ambiente em que a pessoa vive, evitando provocar um novo episódio de alergia. Depois, o médico prescreve uma solução salina para lavar as narinas. Caso seja necessário, ele poderá prescrever medicamentos para combater alergia e descongestionar o nariz ou corticosteroides.

Há casos em que o médico poderá receitar uma injeção antialérgica como opção caso os medicamentos não façam o efeito desejado ou quando não tem como o paciente ficar longe do que lhe causa alergia.

Remédio caseiro para rinite alérgica

Junto com o tratamento médico, e com o seu consentimento, pode-se fazer uso de remédios caseiros que ajudam a aliviar os sintomas, como:

  • Inalação de óleo de eucalipto e de tomilho;
  • Chá de flor de sabugueiro;
  • Chá verde;
  • Chá, pastilha ou extrato de alcaçuz;
  • Utilizar cúrcuma como tempero de qualquer tipo de comida;
  • Incluir mel no chá, suco ou comer uma colher puro;
  • Chá de urtiga;
  • Iogurte natural ou kefir para fortalecer o sistema imunológico.

Rinite tem cura?

Pelo fato de ocorrer por causa de alergias, que na maior parte dos casos não possuem cura, a rinite também não tem. Mas com todos os tratamentos disponíveis é possível manter o problema sob controle e evitar que ocorra por longos períodos ou que seus sintomas sejam reduzidos.

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
sinusite
Sinusite: o que é, sintomas e remédios para tratar esse problema
chás laxantes
Melhores chás laxantes para aliviar a prisão de ventre