Crédito: Freepik
em

AmeiAmei FofoFofo Meu Deus!Meu Deus! EstranhoEstranho

Como manter a casa limpa: 24 dicas para te ajudar nessa missão

sxsxsdwsdsdsd

Não é necessário limpar a casa toda, todos os dias. Aprenda como mantê-la por muito mais tempo limpa

Manter a casa limpa é sempre um desafio, principalmente para quem trabalha fora e chega tarde do trabalho. Mas todos gostam de chegar em casa e ver que está tudo limpinho, porém, por falta de tempo, acaba-se por fazer somente aquela super faxina no fim de semana.

Veja então algumas dicas para manter a casa sempre limpa, sem muito esforço.

24 Dicas para manter a casa limpa

Se você fizer um pouquinho a cada dia, sempre que alguma coisa sujar, não vai acumular trabalho para aquela faxina maior do final de semana. Veja algumas dicas para não deixar nada para depois e ter sempre a casa organizada.

1. Pia

Como manter a casa limpa pia
Crédito: Freepik

Usou o prato, lave, seque e guarde. Mantenha somente a quantidade de pratos e copos proporcional à quantidade de pessoas na casa, para evitar acúmulo de louças.

2. Azulejos

Assim que terminar o banho, borrife água com vinagre nas paredes do box para evitar o aparecimento de fungos nos azulejos do banheiro, mantendo-o limpo por mais tempo.

3. Panelas

Se você cozinha em casa, fica difícil não sujar panelas, mas tem como reduzir, para manter a casa limpa. Opte por pratos únicos, de forno, de microondas e outras opções que facilitem a limpeza.

4. Balcão da cozinha

Não trate carne ou corte legumes diretamente na pia ou em tábuas soltas. Use uma assadeira por baixo ou um paninho específico para isso, assim fica mais fácil de limpar depois de usar.

5. Roupas

Quando chegar da rua, não deixe roupas e acessórios espalhados em todos os cantos. Tire a roupa e coloque no cesto. Deixe os acessórios no canto que você os organiza.

6. Sapatos

Sapatos são uns dos grandes inimigos da casa limpa. Em muitos países, eles simplesmente não entram em casa, pois levam poeira, terra e germes para dentro de casa.

Mantenha uma sapateira junto à porta de entrada e assim que chegar, retire os sapatos, limpe e guarde.

7. Roupa de cama

Uma roupa de cama limpinha e cheirosa faz toda a diferença, então nada de levar comida para a cama ou colocar os pés sujos durante o dia.

8. Chão

Como manter a casa limpa chão
Crédito: Freepik

Se você não quer ter que limpar todos os dias, tem que procurar formas de mantê-lo limpo. Por isso, evite comer fora da mesa de jantar, tire os sapatos antes de entrar em casa e, se sua casa for térrea, mantenha rolinhos de tecido nos vãos de baixo da porta, para não entrar poeira.

9. Móveis

Uma casa limpa é também uma casa organizada. Mantenha os móveis livres de objetos estranhos como copos, escovas, livros e outros, que não façam parte da decoração.

10. Decoração

Uma decoração mais minimalista ajuda a manter a casa arrumada e limpa, pois não são muitos os itens a juntar poeira ou virar bagunça.

11. Liquidificador

Você costuma usar o liquidificador todos os dias e alguns acidentes acabam acontecendo? Para evitar sujeira e manter a casa mais limpa, teste pegar duas folhas de papel toalha e cobrir com as mãos a área por onde escapa o suco.

Assim, não vai fazer sujeira na pia, na bancada nem no aparelho, mantendo a limpeza por mais tempo.

12. Cafeteira

Você sabia que tem como manter sua cafeteira limpa por mais tempo? É uma coisa tão simples, mas que muitos simplesmente esquecem de fazer. Espere a cafeteira terminar de coar o café, antes de tirar a base. Só com esses minutinhos de paciência, você vai evitar sujar a bancada e a base aquecida, poupando um bom trabalho.

14. Sanduicheira

Essa dica é de ouro, para não somente facilitar sua vida mas também para garantir uma maior higiene no uso da sanduicheira. Coloque uma folha de papel alumínio, de forma que a parte brilhante fique para o lado do pão, e use. Assim que terminar de usar, basta jogar o papel alumínio fora que a chapa estará limpinha!

15. Vaso sanitário

Para manter o vaso sempre limpinho se tem um morador homem em casa, é óbvia a necessidade de manter a pontaria, além de sempre levantar a tampa. Além disso, pode colocar toda noite, antes de dormir, um pouco de água sanitária no vaso e dar descarga pela manhã.

16. Micro-ondas

Evite cozinhar alimentos gordurosos no microondas ou que tenham certa tendência a “explodir”. Se precisar fazê-lo, utilize vasilhas adequadas, com tampas perfuradas.

17. Persianas

Para evitar que as persianas de PVC acumulem poeira rapidamente, opte pelas verticais ao invés das horizontais.

18. Luminárias

Suas luminárias vivem cheias de insetinhos? Feche a passagem com uma tira de papel para retroprojetor, que é flexível, transparente e resistente à luz. Lembre-se se usar lâmpadas frias.

19. Geladeira

Como manter a casa limpa geladeira
Crédito: Freepik

Para manter a geladeira limpa por mais tempo, não deixe alimentos cortados sem tampa, evitando assim também o mau cheiro. Evite também esquecer a comida lá dentro por muito tempo, a ponto de estragarem.

Outra coisa importante é sempre tirar o alimento da geladeira para cortar ou se servir, evitando respingos.

20. Cortina do chuveiro

Assim que terminar de tomar banho, agite a cortina dentro do box e, ao sair, a deixe bem esticada, de modo a não deixar água acumulada em algum canto. Isso reduz as chances de surgirem manchas de mofo e gordura.

21. Forno

Evite o uso de assadeiras muito rasas, que possam transbordar e sujar o forno. Ao assar carnes muito gordurosas, cubra com papel alumínio, deixando aberto somente ao final, para dourar.

22. Fogão

Para manter o fogão sempre limpo, use o protetor de papel alumínio mais firme, que impede que a sujeira e gordura caiam na chapa. Assim, depois que terminar de cozinhar, é só tirar e jogar fora que estará tudo limpinho!

23. Organização

Se a casa fica organizada, é mais fácil limpar. Tenha sempre um lugar próprio para cada coisa, guardando no lugar quando usar. Com a casa organizada, o aspecto de limpeza é maior.

24. Rotina e quadro de tarefas

Se você tende a não ser muito organizado, utilize um quadro de tarefas para conseguir realizar todas sem deixar bagunça para trás. Assim, você evita ter que limpar a casa todos os dias, otimizando o seu tempo.

Gostou das dicas? Você pode adaptar de acordo com a sua rotina e suas necessidades. Para quando você quiser fazer aquela limpeza rápida, veja no vídeo

One Comment

Leave a Reply
  1. NÃO MESMO!! banheiro, geladeira, janelas, tapetes, micro-ondas com esse período de limpeza colocado nesse artigo só se for pra uma pessoa e que não usa, né? não gostaria de comer ou visitar uma casa tão suja! quem escreveu esse artigo provavelmente mora sozinho e tem essas coisas só pra decoração não para uso diário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

melhores formas de como limpar couro

Como limpar couro: conheça os melhores produtos

Como criar filhos gentis

Como criar filhos gentis