em

Como lavar as mãos corretamente e qual a importância de fazê-lo

Aprenda o passo a passo para lavar as mãos corretamente e evitar contaminações e até mesmo outros problemas

lavar as mãos
Crédito: Pexels

Você sabe como lavar as mãos corretamente, passo a passo, para evitar contaminações e outros problemas de saúde? É muito importante saber realizar esse processo, de forma eficiente, pois as mãos estão em constante contato com impurezas que podem comprometer o sistema imunológico e consequentemente a saúde do seu corpo.

Como lavar as mãos: passo a passo

Muitos acham que sabem lavar as mãos corretamente e consideram besteira pesquisar sobre o assunto. O surpreendente é que, na realidade, pouquíssimas pessoas o sabem fazer de fato:

1. Molhe suas mãos

É importante que se saiba que molhar as mãos previamente é essencial para a conseguir usar o sabonete. Então, molhe-as com água corrente.

2. Passe o sabonete

lavar as mãos
Crédito: Portal Paulinas

Até então, o óbvio para lavar as mãos, que é passar o sabonete. Espalhe bem, misturando com as duas mãos.

Aprenda receitais fáceis de sabonetes artesanais

3. Esfregue a palma

Esfregue a palma de cada mão com a mistura de sabonete e água. Vale destacar que as palmas das mãos são as partes mais sujas dessa região, pois estão em contato direto com diversos objetos. Use também a ponta dos dedos para esfregar as regiões que exigirem mais precisão.

4. Entre os dedos

Utilizando a mistura de água com sabonete, esfregue bem na região entre os dedos. Esses espaços são quentes e úmidos, podendo armazenar diversas bactérias.

5. Esfregue o dorso

lavar as mãos
Crédito: Blog dos Alunos

A seguir nesse passo a passo para lavar as mãos é fazer o memso com o dorso. Geralmente, essa região é ignorada e não recebe muita atenção pela maioria das pessoas.

6. Lave os punhos

Pode não parecer, mas a região do punho também é bastante contaminada diariamente. Isso porque ela também entra em contato com diversas superfícies, embora, menos que a palma das mãos.

Um exemplo disso é quando a pessoa escreve no notebook, a parte que mais fica em contato é o punho de cada mão. Isso ocorre, pois ele serve como base de apoio para o processo de escrita.

7. Seque bem

Seja com um papel toalha, uma toalhinha ou uma máquina, é importante secar com bastante cuidado as suas mãos. Isso envolve secar a parte entre os dedos, o dorso e o punho de cada mão.

Essa medida ao terminar de lavar as mãos é importante para evitar fungos, como micoses. Afinal, os fungos adoram ambientes quentes e úmidos, como o ambiente de uma mão que não foi secada devidamente.

Qual a maneira correta de fazer a higiene das mãos?

Quando lavar?

lavar as mãos
Crédito: Sérgio Maria Teutonico

Lavar as mãos não pode ser um ato excessivo, sendo bastante danoso, quando feito de maneira compulsiva. Afinal, prejudica a pele da região. Porém, é um ato essencial para a manutenção da higiene.

Por isso, confira abaixo quais são os momentos em que você deve lavar as suas mãos:

  • Antes do contato com qualquer tipo de alimento;
  • Após espirrar ou tossir;
  • Depois de interagir com animais (seja para brincar ou limpá-los);
  • Apóss o contato com o lixo;
  • Antes de mexer brincar ou carregar bebês e recém-nascido;
  • Previamente e posteriormente uma visita a alguém com doença;
  • Previamente e em seguida de mexer em alguma ferida;
  • Antes e depois de usar o banheiro.

Dicas para usar banheiros públicos e preservar a saúde

A importância de lavar as mãos

Lavar as mãos é importante para diversos fatores do dia a dia. Desse modo, confira e se surpreenda com os motivos que fundamentam esse ato:

Evitar doenças e contaminações

lavar as mãos
Crédito: Blog da Saúde MG

Além de ser uma questão de higiene, lavar as mãos está diretamente relacionada com outros fatores importantes. Sabia que, em média, você toca o rosto pelo menos 200 vezes? Esse hábito pode acarretar problemas de saúde, quando não se lava as mais corretamente.

UNHAS: mesmo curtas, elas podem carregar muitos germes. Lavar bem as mãos evita que esses vermes entrem em contato com as mucosas como os olhos e a boca, por exemplo.

HIGIENE: sempre que usar o banheiro (público ou da sua casa) é muito importante lembrar de lavar as mãos, seja homem, mulher ou crianças. Seja a urina ou as fezes, mesmo sem querer, podem entrar em contato com a pele, propiciando contaminações.

DOENÇAS: são várias as doenças que você pode evitar ao lavar as mãos corretamente, tais como hebatite A, gastroenterite, rotavírus, salmonela, sarna, gripe, bronquilite, conjutivite, catapora e candidíase. Outro exemplo recente de ser lembrado foi o surto do vírus H1N1, que pode ser evitado, ao lavar as mãos.

Não é exagero! Lavar as mãos corretamente é capaz de evitar muitas complicações de saúde. Essa é uma das melhores defesas que o organismo pode ter.

Lavar as mãos antes de comer (assim como os alimentos que necessitam)

Se você cozinha, mexe ou prepara alimentos, pega em panelas e utensílios, não se esqueça de lavar as mãos antes de comer a manuseá-los. E o mesmo vale ser reforçado para alimentos como folhas, verduras e frutas, por exemplo. É muito importante eliminar os agrotóxicos e quaisquer outros resquícios de impurezas presente.

Então, se você gostou desse artigo de como lavar as mãos corretamente, compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

melhores receitas com batata

9 Receitas com batata para incluir no cardápio

suco verde com abacaxi

Receitas de suco verde com abacaxi