em

Como consumir chia: 16 opções

A chia é uma semente bem pequena, mas rica em nutrientes essenciais para o organismo. Veja como consumi-la

consumir chia
Crédito: Freepik

A chia é uma das sementes mais populares do momento entre as pessoas que buscam por um estio de vida mais saudável. Esse alimento é uma rica fonte de gorduras boas, como o ômega-3, e também de proteínas e de fibra, o que faz dela umas das opções presentes nas dietas vegetarianas. Com tantos benefícios, resta saber: como consumir chia?

16 Maneiras de consumir chia corretamente

Pelo fato de ser uma grande fonte de gordura, mesmo que saudável, a chia é bastante calórica. Por isso, a quantidade diária recomendada para consumo é de 1 ou 2 colheres de sopa.

A grande vantagem ao utilizar a chia no preparo dos alimentos é que seu sabor é neutro, por isso combina com receitas de todos os tipos. Quando ela é hidratada em água, aumenta 10 vezes seu volume e fica ótima para ser usada em receitas consistentes e cremosas. Veja essas sugestões:

1. Nas massas

consumir chia nas massas
Crédito: Freepik

Pães, bolos, macarrão caseiro e todas as massas que você for fazer em casa podem levar chia na receita. Nesse formato ela não precisa ser hidratada, apenas adicionada diretamente no preparo ou pulverizada para virar farinha.

2. Molhos para saladas

Outra maneira de consumir chia na sua forma seca é inclui-la nos molhos para saladas, que levam azeite ou vinagre. Dessa forma, ela não fica tão seca, pois enquanto estiver no molho vai amolecendo. Pode adicionar em qualquer tipo de molho, pois não irá alterar o sabor.

3. Omelete

Para consumir chia na omelete, não tem segredo: só precisa adicioná-la à mistura antes de ir para a frigideira. Ela não vai ficar hidratada porque não ficará um tempo parada na mistura de ovos, mas fica mais macia.

4. Por cima das sobremesas

Quando fizer sorvete, gelatina, iogurte com frutas, caldas para crepes e panquecas, sempre pode salpicar um pouco de chia por cima. Além de deixar o prato mais bonito, vai agregar muito valor nutricional.

5. Pudim de chia

consumir chia no pudim
Crédito: Freepik

Nesse formato, a chia deve ser hidratada em água, em leite animal ou vegetal. Quando ela estiver bem volumosa já terá uma consistência de pudim sem precisar fazer mais nada. É só deixar na geladeira para ficar mais gostoso e depois adicionar frutas e outros ingredientes que gostar.

6. Ovo de chia

A moda vegetariana e vegana é hidratar a chia em água e utilizá-la como substituta das claras em receitas de todos os tipos, em especial de massas. Depois de hidratada, conforme a opção de pudim, ela fica bem gelatinosa, parecida com as claras de ovo.

7. Purês

O purê de batatas ou de outro vegetal é um prato muito simples de fazer, mas você pode dar um toque extra de consistência e nutrientes. Basta hidratar a chia em água ou leite e depois misturar à receita.

8. Junto com sucos

consumir chia nos sucos
Crédito: Freepik

As bebidas frescas como sucos naturais, vitaminas e smoothies ficam ainda mais saudáveis adicionando chia. As sementes devem ser batidas no liquidificador junto com todos os ingredientes. Importante lembrar de não coar a bebida ou a chia será perdida.

9. Dar liga em receitas com carne moída

No lugar de usar farinha de rosca em almôndegas, em hambúrgueres e em bolos de carne, você pode usar a farinha de chia, obtida por meio da pulverização das sementes. Também pode usar as sementes inteiras, na quantidade de 2 colheres de sopa para cada meio quilo de carne.

10. Para engrossar molhos, caldos e sopas

Assim como muita gente usa a Maizena para engrossar molhos, caldos e sopas, a chia também pode ser útil. Nesse caso você deve pulverizar as sementes para virarem farinha. A quantidade média é de 1 colher de sopa de farinha para cada meio quilo de alimento.

11. Mingau de chia

Para variar um pouco a receita de mingau de aveia, use a farinha de chia para misturar com leite e fazer o seu mingau. Se preferir, pode usar as duas coisas, misturando a aveia, a farinha de chia e o leite. Com um pouquinho de cacau e canela em pó vai ficar um café da manhã maravilhoso.

12. No iogurte com granola

chia com iogurte e granola
Crédito: Receitas iG

Se você tem o hábito de comer um potinho de iogurte natural com granola todos os dias, adicione um pouco de chia nessa mistura. Para as sementes ficarem macias, primeiro misture-as com o iogurte e deixe o potinho tampado na geladeira por pelo menos meia hora. Depois misture a granola e o que mais desejar para comer.

13. Molho para carnes na brasa

Quando for fazer um filé na brasa, inclua a chia na marinada que vai colocar por cima da carne. O tempo que a chia ficar na marinada com a carne, o molho vai fazê-la amolecer, então pode ir junto para a brasa.

14. Mousse de chocolate

Existem muitas receitas de mousse de chocolate. Em várias das opções mais salgadas tem chia na receita que ajuda a mousse a ganhar uma consistência ótima, além de deixar a sobremesa muito mais saudável.

15. Biscoitos saudáveis

Assim como é possível colocar a chia nas massas de pães e bolos, também pode incluir as sementes inteiras nas massas de biscoitos saudável para o lanche. As sementes podem ser usadas em receitas de bolachinhas doces e salgadas e ficam ótimas com mais tipos de sementes junto.

16. Barras de cereais caseiras

As barras de cereais caseiras são muito fáceis de fazer e mais saudáveis do que as compradas. Você pode escolher entre todas as sementes e cereais que deseja incluir nas suas barrinhas e variar o sabor todos os dias. A chia com certeza pode e deve fazer parte de todas as receitas.

Benefícios da chia

Além de ser uma ótima fonte de gordura saudável, de fibras e de proteínas, consumir chia também é absorver muitos minerais e vitaminas. Por isso, os benefícios da chia atuam no fortalecimento do sistema imunológico, da pele, de cabelos e de unhas, além de de ossos e de dentes.

A chia também faz bem para o cérebro e age como antioxidante e anti-inflamatório. Ela ajuda a prevenir diabetes, problemas cardíacos e até mesmo melhora a qualidade do sangue. Para obter todos esses benefícios de consumir chia, consulte um nutricionista para recomendar a quantidade ideal ao seu organismo.

Isso é importante porque ela vai funcionar melhor quando consumida dentro de uma dieta balanceada e de alta qualidade. Mantenha ainda um estilo de vida saudável, com a prática de atividade física, com boas noites de sono e com consumo frequente de água.

As dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. Para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

pé diabético

Pé diabético: saiba o que é e como tratar

pudim de geladeira

7 Receitas de pudim de geladeira sem forno