em

30 Receitas de mousse de chocolate para todos os gostos

Com uma única base, pode-se fazer trinta sobremesas totalmente diferentes. Inspire-se com essas ideias deliciosas.
mousse de chocolate
Designed by Freepik

A mousse de chocolate é uma sobremesa muito tradicional e bastante simples de preparar. Mas para não cair na mesmice, você pode combiná-la com diversos ingredientes, conforme vai ver a seguir. São ideias para comer após o almoço, como lanche ou até para servir nos eventos com a família e os amigos. Inspirações não vão faltar.

30 Receitas de mousse de chocolate

Você podia imaginar que existem tantas receitas de mousse? Pois é, aqui estão listadas 30 opções, divididas entre vários tipos. São receitas mais tradicionais com combinações variadas, opções de bolos e tortas com mousse, ideias com frutas e sugestões com menos calorias para quem está de dieta. Selecione suas favoritas e delicie-se!

1. Mousse de chocolate simples

receita de mousse de chocolate simples
Crédito: Teleculinária

Essa mousse é muito simples de fazer, pois leva apenas quatro ingredientes: chocolate de boa qualidade, açúcar, manteiga e ovos. Os morangos são utilizados para decorar e, claro, para agregar um sabor especial. É importante que eles estejam bem frescos e que a mousse seja servida bem gelada.

2. Com marshmallow

receita de mousse de chocolate com marshmallow
Crédito: GShow

Se você gosta que a consistência da mousse seja bem fofa e mais aerada, vai adorar essa receita. Leva chocolate meio amargo, marshmallow picados, água quente e creme de leite fresco para bater em chantilly na hora de fazer a mousse. Fica um espetáculo.

3. Com café

receita de mousse de chocolate com café
Crédito: Migalha Doce

A combinação entre chocolate e café é deliciosa, e por isso não poderia ser diferente nessa receita de mousse. Ela leva chocolate com pelo menos 50% cacau, manteiga, gemas, claras em neve, açúcar e um pouco de café forte, que vai dar todo o sabor da combinação.

4. Com doce de leite

receita de mousse de chocolate com doce de leite
Crédito: Guia da Cozinha

Nem precisa pensar muito para saber que doce de leite e chocolate são a combinação clássica dos amantes de doces. Escolha um doce de leite de boa qualidade, bem cremoso e consistente, para que a receita fique ainda mais gostosa.

5. Com pimenta

receita de mousse de chocolate com pimenta
Crédito: GShow

Aos amantes dos sabores picantes, sobretudo quando se mistura com o doce, essa mousse é a escolha certa. Leva chocolate meio amargo, pimenta dedo-de-moça que é o toque especial do sabor, além de creme de leite, claras em neve para deixar bem fofo, baunilha, açúcar e cacau ou mais chocolate picado para decorar.

6. Com leite condensado

receita de mousse de chocolate com leite condensado
Crédito: Comidinhas do Chef

Para quem gosta de colocar leite condensado em tudo, a boa notícia é que ele combina muito bem com essa mousse. Para preparar, usa-se apenas três ingredientes: chocolate meio amargo, leite condensado e creme de leite. A textura vai ficar um pouco mais consistente do que o comum, parecendo um sorvete. É uma delícia!

7. Mousse de chocolate branco

receita de mousse de chocolate branco
Crédito: Tudo Gostoso

Não se pode esquecer do chocolate branco, que junto com o creme de leite, as gemas, as claras em neve, o açúcar e um toque de licor faz uma deliciosa mousse. O preparo é tão simples quanto da mousse tradicional.

8. Com conhaque

receita de mousse de chocolate com conhaque
Crédito: Cyber Cook

Nessa mousse usa-se o conhaque para dar um toque especial de sabor, mas de forma discreta. Ele é misturado com baunilha e os ingredientes normais da mousse. Para uma sobremesa mais doce, utilize chocolate ao leite. Para um sabor mais equilibrado, utilize chocolate meio amargo.

9. Com hortelã

receita de mousse de chocolate com hortelã
Crédito: Projeto Comer Bem

A hortelã tem propriedades refrescantes que deixam a mousse com sabor delicioso, além de dar aquele aroma também inconfundível. A dica é servir com frutas cítricas para proporcionar uma mistura de sabores e texturas.

Bolos de mousse

Veja agora quatro receitas de bolos e tortas que levam a mousse no recheio ou na cobertura. O diferencial é a adição da massa de bolo ou de bolachas.

10. Bolo mousse de chocolate

bolo mousse de chocolate
Crédito: GShow

Se você quiser fazer uma receita simples de mousse, mas servir de um jeito diferente, basta fazer uma massa de bolo de chocolate bem fofa e depois recheá-la com duas camadas generosas da mousse. Vai ficar um sobremesa perfeita, especialmente se servir bem gelada.

11. Bolo de nozes com mousse

bolo mousse de chocolate e nozes
Crédito: Infográfico Estadão

Há outra opção para fazer bolo mousse, na qual primeiro se faz o bolo com massa de nozes, depois a mousse e também uma ganache de chocolate meio amargo para cobrir. O bolo fica macio, cremoso, parecendo um bombom gigante.

12. Mousse de bolo de bolacha com café e chocolate

bolo de bolacha com mousse de chocolate
Crédito: Receitas para Universitários

Assim como tem o bolo mousse, tem a torta de bolacha recheada com mousse de chocolate. Essa ainda leva café, para deixar ainda mais apetitoso. A receita tem o objetivo de ser prática, então já pode comprar a mousse em pacotinho com a mistura pronta.

13. Torta de mousse de chocolate

torta mousse de chocolate
Crédito: Receita Toda Hora

Diferente da opção anterior, que leva camas de bolachas, essa é feita com uma crosta crocante de bolacha triturada com manteiga que vai ao forno. Depois que estiver tostada, a mousse vai por cima. Deve ser servida bem gelada para que a mousse esteja com uma consistência bem cremosa.

Mousses com frutas

A mousse de chocolate combina bem com frutos vermelhos, manga, banana, morango, kiwi, maracujá, coco, limão e laranja. Confira todas essas sugestões a seguir.

14. Mousse de chocolate suíço com calda de frutos vermelhos

receita de mousse de chocolate com calda vermelha
Crédito: Pxhere

O chocolate suíço é mais cremoso do que o tradicional brasileiro. É aquele que derrete na boca, então já dá para imaginar como vai ficar essa mousse, que também leva ovos, canela e uma pitada de sal. A calda de frutos vermelhos é feita ao derreter os frutos com um pouco de açúcar e ao deixar engrossar. Simples e delicioso.

15. Mousse de chocolate branco com coulis de manga

receita de mousse de chocolate com manga
Crédito: Gazeta do Povo

Para dar uma incrementada na mousse branca, adicione por cima uma deliciosa calda de manga, que também leva canela, cravo e cardamomo. Essa mistura é fervida e somente depois de fria é que se coloca por cima da mousse, bem gelada. O contraste de sabores é sensacional.

16. Mousse com banana verde

receita de mousse de chocolate com banana verde
Crédito: Guia da Cozinha

A banana verde batida faz uma boa massa base para mousses e outras receitas. Nessa sugestão, usa-se também chocolate meio amargo, gelatina para ajudar na consistência, leite, açúcar, creme de leite, chocolate em pó e as claras em neve, responsáveis por deixar a sobremesa leve e fofa.

17. Mousse com morango

receita de mousse de chocolate com morango
Crédito: Pxhere

Nessa receita, metade da mousse é sabor chocolate e a outra é sabor morango. Pode bater morangos frescos no chantilly e colocar por cima da mousse. Decore com morangos fatiados e sirva bem gelado.

18. Mousse diet de chocolate com kiwi

receita de mousse de chocolate com kiwi
Crédito: Pxhere

O kiwi é uma fruta ácida e suculenta, que ainda por cima deixa a mousse mais bonita ao seu usado como decoração. Nessa opção, os ingredientes possuem menos calorias e açúcares. É usado chocolate diet, leite desnatado, cacau, adoçante, além de uma pequena dose de conhaque para deixar o sabor mais sofisticado.

19. Mousse com maracujá

receita de mousse de chocolate com maracujá
Crédito: Tele Culinária

Outra sugestão de mousse que mistura chocolate e fruta é essa com maracujá. Ele é bem ácido, mas fica bem suave por causa do chocolate e do leite condensado. Para dar consistência, a receita leva gelatina e chantilly feito na hora.

20. Mousse de chocolate com coco

receita de mousse de chocolate com coco
Crédito: Panelaterapia

A maior parte da mousse é de coco e o chocolate faz a quebra de sabor. Você vai usar leite condensado, creme de leite, iogurte natural, leite de coco, coco ralado e gelatina para a primeira parte. Depois vai fazer uma ganache com chocolate meio amargo e colocar por cima. É uma perdição.

21. Mousse com limão

receita de mousse de chocolate com limão
Crédito: Tudo Gostoso

Outra fruta cítrica que fica uma delícia combinada com o chocolate e os outros ingredientes da mousse é o limão. Fazem-se as duas mousses separadas, depois é só montar em uma grande refratária ou em tacinhas individuais. Por cima, decore com raspas de chocolate e de limão e sirva bem gelada.

22. Mousse com laranja

receita de mousse de chocolate e laranja
Crédito: Dani Noce

Sim, com laranja a mousse de chocolate também faz uma combinação maravilhosa. A receita leva leite, açúcar, raspas de laranja, gemas, gelatina, chocolate meio amargo, creme de leite fresco e licor cointreau. Depois, por cima, é colocado um chantilly feito na hora para harmonizar com a textura da mousse.

Mousses saudáveis

É perfeitamente possível fazer mousse com ingredientes mais saudáveis, sem exagerar no açúcar e utilizando opções menos calóricas. Confira essas sugestões para saborear sem sair da dieta.

23. Mousse de chocolate com iogurte grego

receita de mousse de chocolate com iogurte grego
Crédito: Da Panela para o Coração

Uma receita mais saudável, pois mesmo que está fazendo dieta merece saborear uma mousse. Nessa receita usa-se o chocolate com maior quantidade de cacau, além de leite, mel, iogurte grego natural e extrato de baunilha. Para decorar, as castanhas de caju são uma ótima pedida.

24. Mousse de alfarroba

receita de mousse de chocolate com alfarroba
Crédito: Guloso e Saudável

A alfarroba é uma planta que chegou com tudo para substituir o cacau e o chocolate nas receitas mais saudáveis. Ela é bem doce, porém muito menos calórica que as opções tradicionais, além de ser rica em vitaminas e minerais. Fica uma delícia nessa mousse, que também leva chocolate, mas se quiser pode usar apenas alfarroba.

25. Mousse de castanha, chocolate e cardamomo

receita de mousse de chocolate com castanha e cardamomo
Crédito: Basta Cheio

Uma receita para os apreciadores de especiarias, pois leva cardamomo, e também para quem gosta de cacau misturado com castanhas, amêndoas e coco torrado. Todos esses ingredientes juntos fazem uma mousse de sabor único, longe do tradicional. Precisa experimentar para saber.

26. Mousse com abacate vegano

receita de mousse de chocolate com abacate
Crédito: Presunto Vegetariano

O abacate é conhecido por ser uma das principais fontes de gorduras saudáveis que se pode comer. Também, por ser muito versátil na cozinha, ajudando a deixar os pratos mais consistentes, sem interferir no sabor, a menos que queira. Por isso é que ele é perfeito para fazer mousse de chocolate vegana, que também leva banana, cacau, melado e baunilha.

27. Mousse de chocolate vegano com abóbora

receita de mousse de chocolate vegano
Crédito: Amor pela Comida

Se não quiser ou não tiver abacate para fazer a versão vegana, com abóbora também funciona e fica uma delícia. Para preparar, primeiro você vai assar a abóbora. Também vai usar leite de coco, polvilho doce e cacau em pó. Para realçar, uma pitada de sal, canela e baunilha.

28. Mousse fit de chocolate

receita de mousse de chocolate fit
Crédito: Dicas do Dia a Dia

Com chocolate light, adoçante, leite em pó, ovos, gelatina, iogurte natural e banana picada você faz uma mousse com menos calorias e muito deliciosa para comer de sobremesa ou mesmo no lanche da tarde.

29. Mousse de chocolate proteico

receita de mousse de chocolate proteico
Crédito: Play Suplementos

Outra opção para quem faz dieta e frequenta academia é a mousse proteica, que leva Whey de chocolate e claras de ovo, além de leite desnatado. É uma opção muito prática de fazer, gostosa, pouco calórica e rica em proteínas.

30. Mousse low carb

receita de mousse de chocolate low carb
Crédito: Receita Natureba

Mesmo que tenham receitas com vários ingredientes, é possível fazer uma deliciosa mousse low carb usando apenas claras e chocolate 70%. As claras são batidas em neve, o chocolate derretido no micro-ondas, depois mistura-se tudo delicadamente e a consistência da mousse está feita. Deixe gelar por pelo menos duas horas e é só se deliciar.

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
sonhar com gravidez
O que significa sonhar com gravidez? Conheça 7 significados
treinar o cérebro para ser mais positivo
Como treinar o cérebro para ser mais positivo? 4 Técnicas incríveis