chucrute em conserva
Crédito: Wikimedia
em

Como fazer chucrute em conserva

A receita é fácil, pode servir com uma grande variedade de alimentos e faz muito bem à saúde.

O chucrute é um prato típico alemão feito com repolho fermentado em conserva. Para fazer em casa é muito fácil, e também é uma ótima opção de salada para inserir na dieta. O chucrute em conserva oferece ótimos benefícios à saúde, que você vai conhecer a seguir, depois de aprender a fazer o seu em casa.

Como fazer chucrute em conserva

Todo tipo de conserva de vegetais é muito fácil de fazer, e o chucrute em conserva não é diferente. Tem apenas uma etapa a mais do que o comum, mas nada demorado. Veja o que vai precisar e como fazer.

Ingredientes

  • Repolho branco firme: 1 unidade;
  • Cebola picada: meia unidade;
  • Alho amassado: 2 dentes;
  • Açúcar: um quarto de xícara;
  • Sal: 4 colheres de chá;
  • Gengibre ralado: 2 centímetros;
  • Limão: suco de 1 unidade;
  • Cravo-da-Índia: 8 unidades.

Modo de preparo

1. Comece com o repolho. Remova a primeira camada das folhas de fora e lave-o. Depois corte tudo em tiras mais finas.

2. Coloque o repolho em água quente e deixe ferver durante 1 minuto. Depois escorra, coloque em uma tigela e deixe esfriar.

3. Quando estiver frio, coloque sal e misture bem com as mãos. Adicione o alho amassado, a cebola picada, o cravo, o açúcar, o limão, o gengibre e volte a amassar bem com as mãos.

4. Transfira a mistura para um frasco de vidro previamente esterilizado. Tampe e deixe guardado em um cantinho seco, limpo e escuro por 3 dias. Depois desse tempo, em que ele já fermentou, pode servir.

Como armazenar?

Como você viu na receita, o chucrute em conserva precisa ficar repousando em um local seco e escuro por pelo menos 3 dias para fermentar. Não tem problema se estiver muito calor, mas precisa estar pelo menos 18 °C para a eficácia da fermentação e é necessário que esteja escuro. A conserva só vai poder ir para a geladeira depois de pronta e aberta a primeira vez.

Como servir?

Por ser um prato típico alemão, o chucrute fica ótimo com carnes de porco, linguiças, morcilhas, feijão branco, arroz, massas, maionese de batatas, purê de batatas e molhos. Ele é servido como uma salada em conserva comum, não tem segredo.

Mesmo com essas recomendações de combinações, não tenha medo de misturar o chucrute em conserva com outros sabores. Só depois de experimentar é que vai saber qual é o seu gosto para acompanhar esse alimento.

Benefícios do chucrute à saúde

O repolho é uma boa fonte de fibras, contém proteína, vitamina K, vitamina C, ácido fólico, vitamina B6, vitamina A e E, ferro, fósforo, manganês, potássio, cálcio, magnésio, zinco e outros minerais. Com tudo isso, ele ajuda a manter a saúde do corpo inteiro, dos pés à cabeça. Atua desde a formação do sangue até o funcionamento do cérebro e do intestino.

Além de tudo isso, pelo fato de o chucrute ter o diferencial de ser um alimento fermentado, ele vai ter um benefício enorme para a saúde intestinal. Assim como o kefir, que também é um alimento fermentado, o chucrute fornece bactérias benéficas que fazem o intestino trabalhar de forma saudável e que fortalecem o sistema imunológico, estimulando a produção de anticorpos.

Então, pode comer à vontade, mesmo se estiver de dieta, pois ele vai até contribuir com o emagrecimento. Claro, precisa ser inserido em uma dieta saudável e vai ter melhor efeito se você praticar atividade física regularmente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

tanchagem

Tanchagem: benefícios e como usar

chá de barbatimão

Como fazer e benefícios do chá de barbatimão