em

Caponata de berinjela: 10 receitas para provar e amar

Gosta de berinjela e quer experimentá-la de formas diferentes? Então confira todas essas receitas

caponata de berinjela
Crédito: Pexels

A caponata de berinjela é um prato italiano que já ganhou o paladar dos brasileiros há tempos. Usando como base berinjela, cebola e pimentão, a receita é para servir com torradas, muito parecida com a de antepasto.

Mas é claro que você pode servir de muitas outras formas, como recheio de tortas e acompanhamento de saladas. Confira algumas sugestões e adapte com os ingredientes do seu gosto para experimentar.

Veja também: 10 receitas de torta de berinjela

Receitas de caponata de berinjela

Esse prato fica bem macio e com um sabor intenso, ideal para os paladares mais aguçados. Como a berinjela, o tomate e a cebola ficam bem macios depois de refogados, a textura da caponata harmoniza perfeitamente com torradas crocantes.

1. Pimentões e alecrim

caponata de pimentões
Crédito: Vegana Prática

A berinjela cozida não tem o melhor dos aspectos, pois fica murchinha e pálida. Mas o sabor merece ser provado, então a dica é deixar o prato mais apetitoso com o colorido dos pimentões. Eles também trazem um sabor especial, levemente picante, contrastando com o suave do alecrim.

Veja os demais ingredientes da caponata com pimentão e alecrim

2. Passas

caponata com passas
Crédito: Blog da Mimis

Essa versão que mistura berinjela com passas é bem interessante. Quem gosta da textura de vegetais bem cozidos, tende a gostar das passas, além disso, os sabores combinam muito bem. Essa versão também leva pimentão vermelho, cebola, alho, salsinha, azeite, sal e pimenta.

Aprenda a fazer com passas para um petisco delicioso

3. Alcaparras

caponata com alcaparras
Crédito: Comida do Dia

A combinação de sabores dessa caponata com alcaparras é deliciosa, harmonizando vinho branco com vinagre balsâmico, castanhas, manjericão, passas, pimentões, azeitonas e cebola roxa.

Experimente juntar o azedinho das alcaparras nessa receita

4. Abobrinha e nozes

caponata com abobrinha
Crédito: Presunto Vegetariano

A textura crocante das nozes deixa esse antepasto ainda mais saboroso. Veja o passo a passo de como fazer uma caponata de berinjela com abobrinha, nozes, alho, cebola, passas, orégano, sal e noz-moscada.

Aprenda a receita de caponata com textura crocante

5. Sabor oriental

caponata toque oriental
Crédito: Veganana

Os vegetais refogados em si já fazem desse um prato comum no oriente, mas o toque que vai fazer você lembrar desse tipo de comida é o molho de soja, também podendo substituir por molho tamari nessa versão de caponata de berinjela.

Confira o que vai precisar para fazer esse antepasto de berinjela

6. No micro-ondas

caponata no micro-ondas
Crédito: Panelaterapia

Você também pode preparar uma caponata no micro-ondas para ser mais prático. A receita é bem incrementada, mas vale cada ingrediente. Leva berinjela, pimentões coloridos, azeitonas pretas, cebola, passas brancas, alho, manjericão, orégano, sal, pimenta, vinagre comum, balsâmico e azeite.

Experimente essa receita no micro-ondas

7. Com molho de mel e mostarda

caponata com molho de mostarda
Crédito: Aromas e Sabores

Se você já usou molho de mel e mostarda na carne de forno, experimente também usá-lo com caponata de berinjela. O antepasto leva abobrinha, pimentão, alho, azeite, orégano, passas, sal e ervas finas. Depois você faz o molho que é feito com mostarda dijon, azeite, mel, vinagre e pimenta.

Veja como fazer esse antepasto de berinjela com molho de mel e mostarda

8. Em conserva

caponata em conserva
Crédito: Ora Pitangas

Depois que experimentar e adorar esse prato, separe uma manhã para fazer caponatas em conserva. Assim você terá uma opção de antepasto saudável e com cada vez mais sabor para incrementar suas refeições e receber os amigos para um churrasco.

Prepare diversas conservas com essa receita deliciosa

9. Lasanha de caponata

lasanha de caponata
Crédito: Gulab

Depois de ver muitas receitas somente do antepasto, veja também como inclui-lo em pratos como a lasanha de caponata que fica muito macia e suculenta. Nessa versão o recheio leva berinjela, cebola, alho, tomate, pimentão, manjericão e orégano.

Aprenda a receita dessa lasanha

10. Filé com caponata de berinjela

filé com caponata
Crédito: Yes We Cook

Esse é um prato principal maravilhoso para quando for receber amigos em um jantar especial. Essa versão do antepasto tem como diferencial os cogumelos. Os demais ingredientes são berinjela, abobrinha, alecrim, tomilho, tomate, azeite, sal, pimenta e, claro os medalhões de filé.

Veja como preparar o prato completo de filé com antepasto de berinjela

berinjela recheada

Receitas de berinjela recheada para o almoço ou jantar

tirar cheiro de cebola da mão

Como tirar cheiro de cebola da mão de 5 formas diferentes