manjericão
Crédito: Pixabay
em

12 Benefícios do manjericão para a saúde e como usá-lo

Além de excelente tempero, o manjericão possui propriedades que fazem muito bem ao seu organismo. Confira!

O manjericão é um tempero muito utilizado nas gastronomias de muitos países. Apesar de sua fama ter sido construída em cima do gostinho que dá a muitos pratos, os benefícios do manjericão à saúde têm sido cada vez mais aclamados.

Embora nem todo mundo saiba, essa erva contém propriedades que atuam de modo benéfico no organismo. De acordo com especialistas, as mais diversas funções do corpo humano podem ser beneficiadas por um consumo moderado, regular e consciente dessa especiaria.

Benefícios do manjericão

Para começo de conversa, o manjericão é repleto de nutrientes. Está precisando de vitaminas e de minerais? Ele é um dos alimentos ideais para lhe ajudar nisso. Você encontra nesse tempero as vitaminas A, C e K, além da famosa e benéfica gordura conhecida como ômega-3.

Dentre os minerais presentes nessa erva, ganha destaque o magnésio, por atuar na melhor do fluxo sanguíneo. Além dele há cobre, cálcio, ferro e manganês.

Ele ainda contém em sua composição uma série de óleos essenciais. Nomeia-se aqui o terpineol, o citral, o linalol, eugenol, o citronelol, entre outros. Veja abaixo o que todos esses nutrientes causam em seu organismo!

1. Previne resfriados e gripes

manjericão previne gripe
Crédito: Pixabay

As gripes e os resfriados são muito comuns, principalmente se o seu sistema imunológico está com suas defesas baixas. O consumo do manjericão levanta as muralhas do organismo e o protege contra esse tipo de problema.

Isso se deve às fortes propriedades antibióticas desse alimento. Recomenda-se, inclusive, mastigar as folhas durante estados de gripe ou de resfriado para acelerar a recuperação.

2. Alivia tosses

O manjericão é um dos compostos mais comuns de xaropes e de outros remédios voltados para o alívio das tosses. Se você está sofrendo desse mal, principalmente se sua tosse é uma tosse com catarro, experimente ferver água com suas folhas, e fazer gargarejo.

Esse método ainda alivia dores de garganta, além de aliviar os sintomas da asma e da bronquite.

3. Pode aliviar o estresse

A sabedoria popular afirma que mascar em torno de dez folhas de manjericão diariamente é capaz de aliviar o estresse. A ciência não só confirma isso, como explica por que isso é verdade.

Isso se deve aos adaptógenos. Eles são substância presentes nesta erva. Ao mastigar a folha você libera propriedades que reduzem as atividades de hormônios relacionados ao estresse emocional.

4. É antioxidante

O manjericão é um poderoso antioxidante. Ou seja: ele cuida das células do seu corpo, evitando que os radicais livres causem malefícios a elas. Isso previne várias consequências ruins, como o envelhecimento precoce e até mesmo tumores.

5. É benéfico à saúde ocular

manjericão faz bem aos olhos
Crédito: Freepik

Um dos benefícios é melhorar a saúde dos seus olhos. Isso se deve à presença da vitamina A nessa erva.

6. Evita alguns problemas de pele

Situações incômodas como acne podem ser evitadas ou mesmo curadas com o extrato do manjericão. Basta aplicar sobre a pele e deixar agir.

7. Combate o mau hálito

Ferver água com manjericão e depois fazer um bochecho: garantia de um hálito refrescante. Essa erva é bastante benéfica não apenas para evitar o mau hálito, mas também para amenizar os efeitos da gengivite.

8. Trata problemas estomacais

Um dos benefícios mais relevantes é sua atuação no sistema digestivo. Consumir o extrato da erva pode aliviar dores no estômago, assim como evitar prisão de ventre, acidez estomacal e indigestão.

9. Aumenta a energia

Essa planta é muito eficaz para aumentar a energia do corpo. Tal fato se deve por conta da propriedade vasoconstritora dessa planta, capaz de comprimir os vasos sanguíneos e aumentar o fluxo do sangue, o que gera maior oxigenação e ganho de energia, consequentemente.

10. Melhora a aprendizagem

O ômega-3, presente nesta erva aromática, é excelente para o melhor desenvolvimento da aprendizagem. Ele colabora diretamente para funções cerebrais ligadas à memória que são essenciais para auxiliar no processo de construir significado.

11. Trata ferimentos

manjericão
Crédito: Eu Sem Fronteiras

Reconhecido como um antisséptico natural, é magnífico para tratar ferimentos expostos. Experimente lavar a área afetada com água e sabão e depois utilizar um cataplasma (aquecer e macerar a folha, colocar numa gaze e aplicar em cima do ferimento).

12. Protege os músculos

Mesmo com uma baixa quantidade de proteína, o manjericão é rico em ômega-3, que ajuda a aumentar os níveis de testosterona. A testosterona é um hormônio que contribui para o crescimento muscular, diminuindo as chances de atrofia.

Propriedades nutricionais

Confira abaixo a tabela nutricional com valores referentes a cada 100 gramas de folhas frescas:

Calorias22 kcal
Gorduras totais0,6 gramas
Sódio4 miligramas
Potássio295 miligramas
Carboidratos2,7 gramas
Fibra1,6 gramas
Proteínas3,2 gramas
Magnésio64 miligramas
Vitaminas C18 miligramas
Vitaminas A5 275 IU
Cálcio177 miligramas

Contraindicações e cuidados a ter

O uso desta erva não é indicado para gestantes e pessoas que sofrem de quadros de epilepsia. Pode acontecer de ser alérgico à planta.  Para evitar riscos, consulte um médico antes de utilizar essa erva funcional em tratamentos caseiros. Quem possui diabetes também deve evitar o consumo dessa planta, pois ela possui propriedades vasoconstritoras.

Como usar manjericão – Receitas

como usar manjericão
Crédito: Freepik

O manjericão pode ser usado de várias formas. Você pode usar tanto o extrato das folhas, quanto os óleos essenciais. Normalmente esses produtos são vendidos em lojas especializadas de produtos naturais.

Mas claro que o uso mais comum é como tempero na comida. Você encontra a planta fresca ou seca em qualquer supermercado. Fica ótimo em carnes, ensopados, molhos e até mesmo em saladas.

Também pode ser adicionado a alguns sucos, por exemplo. Ideias não faltam para fazer usos dos benefícios do manjericão!

1. Chá

Essa bebida é utilizada para os fins terapêuticos, sendo bastante útil para usufruir dos benefícios dessa folha. O preparo do chá de manjericão é bem simples, assim como seu consumo.

Ingredientes

Folhas de manjericão: 10 unidades;
Água: 1 litro.

Modo de preparo

  1. Ferva a água com as folhas por 15 minutos;
  2. Desligue o fogo e deixe descansar por 10 minutos;
  3. Coe e sirva.

2. Azeite

manjericão
Crédito: Receita para Tudo

Essa receita aproveita as folhas fresquinhas para uma receita maravilhosa e aromática. O uso desse azeite dá um toque bastante especial para a comida que você prepara.

Ingredientes

Folhas de manjericão: 1 ½ xícara;
Azeite de oliva: ¾ de xícara.

Modo de preparo

  1. Cozinhe as folhas por 40 segundos;
  2. Coloque-as para secar em papel toalha;
  3. Misture-as com o azeite de oliva e bata bem.

Como fazer molho pesto – Receitas deliciosas

3. Maionese

Essa é uma opção excelente para reuniões, confraternizações ou algum evento que demande um acompanhamento diferente. Ela fica uma delícia com torradas e possui um sabor marcante.

Ingredientes

Alho: 1 dente;
Manjericão: 1/4 de xícara (folhas frescas);
Salsa: 2 colheres (sopa, folhas frescas);
Leite: 1/3 de xícara;
Sal: 1 colher de chá;
Vinagre: 1 colher de chá;
Óleo: 1 xícara.

Modo de preparo

  1. Comece batendo o alho, o manjericão, a salsa, o leite, o sal e o vinagre no liquidificador;
  2. Gradativamente, adicione o azeite e bata;
  3. Faça isso, até que atinja a textura de maionese.

Conheça outras receitas de maionese temperada para variar

Fonte: UFS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

zimbro

Zimbro: uma planta para saborear e cuidar da saúde

Aposentada brasileira deixou a família para dar a volta ao mundo

Aposentada brasileira deixou a família para dar a volta ao mundo