em

AmeiAmei

10 Receitas simples e deliciosas de antepasto de berinjela

Uma opção deliciosa para servir como entrada ou petisco.
antepasto de berinjela

É sempre bom conhecer receitas práticas, rápidas e deliciosas feitas com ingredientes saudáveis. A berinjela é um ótimo exemplo para isso, pois é um vegetal muito versátil no preparo e oferece excelentes benefícios à saúde. Se você quer variar o cardápio ou começar a introduzir a berinjela nas refeições, a dica é preparar antepasto de berinjela.

Esse é um prato tipicamente italiano para servir junto com torradas, pães ou brioches como petisco ou entrada para as refeições. É possível fazer diferentes combinações de sabores, com temperinhos que agradam a todos. Confira essas ideias e comece a pensar na sua receita.

10 Formas de fazer antepasto de berinjela

Você vai perceber que a base de todas as receitas é a mesma, mas é possível variar os ingredientes para satisfazer o seu gosto e também variar no modo de preparo. Veja todas as opções e selecione suas favoritas para experimentar.

1. Antepasto de berinjela simples

como fazer antepasto de berinjela simples
Crédito: Gordelícias

A primeira sugestão é bem simples, somente com a berinjela, mas é um pouco picante, então é para quem aprecia os sabores mais fortes. O tempero leva azeite, vinagre, cebola, alho, sal, pimenta preta e pimenta calabresa.

2. Com azeitona e passas

como fazer antepasto de berinjela com azeitona e passas
Crédito: Cozinha Travessa

Agora a receita simples já recebe uns ingredientes adicionais para agregar mais sabor. É uma opção para quem aprecia azeitonas e gosta de usar uva passa nas receitas. Mas é claro que, se não quiser, é só deixar esse ingrediente de fora. Além deles, a receita leva apenas cebola, azeite, vinagre, sal e pimenta. Fica pronto num instante.

3. Com pimentão amarelo

como fazer antepasto de berinjela com pimentão amarelo
Crédito: Tempero Alternativo

Para combinar e contrastar com o roxo da berinjela, um pimentão amarelo vai muito bem, além de deixar o prato ainda mais saboroso. Essa também é uma receita bem simples, parecida com as demais, só que o ingrediente adicional é um pimentão. Nessa sugestão utiliza-se o amarelo, mas você pode usar o verde ou o vermelho, como preferir.

4. Antepasto de berinjela de panela

como fazer antepasto de berinjela panela
Crédito: Panelaterapia

Essa é uma versão mais prática da receita, bem colorida e apetitosa. Mais incrementada do que a anterior, leva duas variedades de pimentão ao seu gosto. Também é feita com azeitonas, alho, cebola, passas, orégano, vinagre, azeite, sal, pimenta, manjericão e tomilho. Uma riqueza de sabores.

5. Antepasto com berinjela e salsão

como fazer antepasto de berinjela com salsão
Crédito: Frufruta

Também chamada de caponata, essa receita é uma das mais incrementadas. Além da berinjela, leva ingredientes como abobrinha, as três cores de pimentão, salsão, cebola, tomilho, alho, passas, alcaparras, azeite, azeitona preta, azeite balsâmico, sal e pimenta. É uma explosão de sabores e texturas para o paladar.

6. Antepasto de berinjela no micro-ondas

como fazer antepasto de berinjela micro-ondas
Crédito: Panelaterapia

Você pode fazer o antepasto no forno, na panela e também no micro-ondas, para os amantes da praticidade na cozinha. Essa ideia é como a anterior, com todos os ingredientes habituais desse prato, mas a grande diferença é que só precisa juntar tudo e colocar por 5 minutos no micro-ondas.

7. Antepasto com berinjela e azeitonas

como fazer antepasto de berinjela com azeitona
Crédito: Veganana

Não apenas os dois tipos de azeitonas que leva essa receita. Usam-se os ingredientes comuns e outros adicionais para variar o sabor e a textura. Alguns exemplos são as nozes, a páprica picante, orégano, pimenta calabresa, cebola roxa e também branca. Com essas sugestões você percebe que pode adicionar muita coisa nesse prato e deixá-lo perfeito para o seu gosto.

8. Antepasto com berinjela e toque de cachaça

como fazer antepasto de berinjela com cachaça
Crédito: Pitadinha

A cachaça vai dar apenas um sabor leve no prato, o suficiente para que já fique diferente dos demais. Se não tiver a cachaça pode também usar vinho. Na lista de ingredientes também tem pimentão vermelho, cebola, alho, azeitona, louro, pimenta calabresa, sal e azeite.

9. Antepasto com berinjela, nozes e molhos

como fazer antepasto de berinjela com nozes
Crédito: Figo e Funghis

Nessa versão tem mais uma combinação de sabores diferentes. Essa é especial para quem gosta de molho de soja, molho inglês, pimenta chili, manjericão, alecrim e queijo parmesão, que é usado em lascas. Além disso também vai tomate pelado, azeite aromático, abobrinha e, claro, as nozes pecã. Experimente!

10. Na panela de pressão

como fazer antepasto de berinjela panela pressão
Crédito: Pitadinha

A panela de pressão tem a função de deixar tudo mais macio e saboroso em menos tempo. Se tem uma em casa, aproveite para experimentar essa deliciosa receita que leva, além do tradicional, tomates-cereja. É bem simples de fazer e fica somente 5 minutos na panela depois que pega pressão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

chá de casca de laranja
Benefícios e como fazer chá de casca de laranja
enigma
14 Enigmas que vão fazer sua cabeça girar!