em

6 Benefícios da cebola roxa para a saúde e receita do chá

Se você já come cebola na comida todos os dias, ótimo. Mas também pode começar a tomar o chá, pois é muito benéfico.

cebola roxa
Crédito: Pixabay

Utilizada na maioria das receitas salgadas para agregar sabor ao tempero, a cebola também faz muito bem à saúde. Entre os tipos mais consumidos no Brasil está a cebola roxa, porém há quem escolha essa opção só por causa da diferença de sabor, sem saber dos benefícios que ela traz.

Veja agora quais são, as suas propriedades nutricionais, como consumir no dia a dia e também aprenda a fazer uma receita de chá de cebola.

Benefícios da cebola roxa

benefícios da cebola roxa para saúde
Crédito: Pxhere

O nome científico da cebola é Allium cepa, ou seja, é da família do alho. É um alimento consumido há milhares de anos e inclusive considerado medicinal, graças aos benefícios que oferece para a saúde. Veja quais são:

1. Age como antioxidante

Ao comer a cebola, ela libera no organismo uma grande quantidade de agentes antioxidantes, que protegem as células da oxidação e assim permitem que elas se renovem, restaurando a saúde de todo o organismo.

2. Protege o coração

Também por causa das propriedades antioxidantes, a cebola ajuda o coração a funcionar melhor e controla os níveis de colesterol nas paredes das artérias, reduzindo o risco de ataque cardíaco e outras doenças cardiovasculares.

3. Tem ação anti-inflamatória

Comer cebola diariamente tem a vantagem de ajudar a prevenir e tratar problemas relacionados à inflamação das células em todos os sentidos. Desde os reumatismos, que são as inflamações nas juntas, até processos inflamatórios causados por fungos, vírus e bactérias.

4. Fortalece o sistema imunológico

Especialmente o sistema gastrointestinal é beneficiado pelas propriedades da cebola, pois é onde se concentra quase todo o sistema imunológico humano. Então a cebola vai ajudar a tratar problemas estomacais e intestinais, até mesmo o ataque de bactérias ruins, aumentando o número de bactérias boas necessárias para a saúde. Por essa razão ela é considerada um potente antibiótico natural.

5. Inibe a formação de catarata

É muito comum que a catarata se desenvolva em especial nas pessoas idosas, mas manter uma alimentação diária com cebola no tempero dos pratos vai ajudar a inibir o desenvolvimento dessa doença, graças a um mecanismo inibidor que ocorre entre o componente da cebola chamado quercetina sobre a enzima causadora da doença.

6. Combate os vírus

Um dos usos caseiros mais conhecidos da cebola é colocá-la ao lado da cama de uma pessoa com gripe para que absorva as toxinas e os vírus do ambiente. De fato funciona, pois ela é antiviral, mas será ainda melhor ingerida, como no caso do chá que você vai aprender a fazer ao final do artigo.

Propriedades nutricionais

quais as propriedades da cebola roxa
Crédito: Pxhere

Para oferecer todos esses benefícios, a cebola roxa é uma rica fonte de diversos nutrientes.  Em cada 100 gramas de cebola é possível obter 1,5 grama de proteína, 180 microgramas de potássio, 45 microgramas de fósforo e 35 microgramas de cálcio.

Em menor quantidade, são 8 microgramas de silício, 4 microgramas de magnésio e 0,5 microgramas de ferro. Ela também contém vitamina A, B1, B2, B3 e vitamina C. Tudo isso em apenas 33 calorias.

Como consumir esse vegetal no dia a dia?

A cebola roxa é bastante versátil na culinária, e o seu uso vai depender do gosto de cada pessoa. Há quem corte-a em rodelas finas para misturar na salada crua. É possível fazer conserva de cebola ou usar do jeito mais comum, que é no início do preparo de um prato, refogada, para depois receber os demais ingredientes, seja uma carne, arroz, feijão, farofa ou qualquer outro.

A cebola caramelizada é mais uma opção, em que ela é refogada junto com mel para formar uma espécie de caramelo. Um dos principais usos é para incluir nos lanches tipo hambúrguer, mas o uso é a gosto. A cebola com bacon é um petisco delicioso e também saudável, pois o bacon possui uma gordura natural.

Se quiser usá-la somente de forma medicinal, sem que seja na comida, pode fazer xarope de cebola, pode amassá-la para aplicar na pele sobre ferimentos e também pode fazer chá de cebola. Confira a receita a seguir.

Como fazer chá de cebola roxa?

como fazer receita chá de cebola roxa

Crédito: Freepik

O chá de cebola roxa é recomendado para tratar todo tipo de problema relacionado ao ataque de vírus e bactérias, mas não deve substituir a consulta ao médico. Veja como fazer:

Ingredientes

  • Cebola roxa picada: 1 colher de sopa;
  • Água: 1 xícara;
  • Mel: 1 colher de chá.

Modo de preparo

1. Coloque a água para ferver. Assim que levantar fervura, desligue.

2. Com a cebola já picada, misture à água, abafe e deixe amornar.

3. Depois coe, misture o mel e beba até 3 vezes por dia.

Dica: a casca da cebola também é muito poderosa para a mesma finalidade. Então você também pode fazer chá da casca de cebola, aproveitando todo o vegetal.

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

8 Comments

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0

Comentários

comentários

Reduza os sintomas da tosse coqueluche usando chás e xaropes naturais!

Confira aqui como se livrar da brancura dos seus cabelos! Tudo isto sem químicos!