em

AmeiAmei

Pimentão: conheça seus benefícios para a saúde

Essa hortaliça pode ser plantada em casa e consumida diariamente, adicionando mais sabor e saúde às refeições
pimentão
Crédito: Pxhere

O pimentão é um vegetal muito utilizado em receitas típicas ao redor do mundo. Na cozinha brasileira, ele faz parte especialmente dos cardápios do Norte e Nordeste, deixando-os mais coloridos, saudáveis e saborosos, com aquele leve sabor picante. O nome científico Capsicum annum se refere à especie de cultivares da família do pimentão e sua origem é americana. Conheça os benefícios dessa hortaliça para a saúde e os tipos mais comuns.

6 Benefícios para a saúde

benefícios do pimentão
Crédito: Pxhere

Além de ser saboroso, veja de que modo ele pode contribuir com uma saúde mais forte, dentro de uma dieta saudável e equilibrada.

1. Fortalecimento do sistema imunológico

Essa hortaliça tem a vitamina C em sua composição, fazendo com que seja um agente antioxidante poderoso, o que é essencial para que as células do corpo consigam lidar com os agentes invasores, como vírus, bactérias e fungos.

2. Analgésico

A vitamina C também é importante para a prevenção e o tratamento de inflamações. Além de agir na inflamação, também atua na dor, aliviando o desconforto de problemas musculares ou dores articulares, como a artrite. Esse alimento enriquece a dieta, mas o tratamento médico é indispensável.

3. Redução da ansiedade

A ansiedade é um problema de saúde que deve ser tratado com o médico, se for considerado patológico. Junto com o tratamento, manter uma alimentação saudável é essencial para prevenir os sintomas. O pimentão deve estar na dieta, pois contém vitamina B6 e magnésio que atuam no cérebro liberando hormônios do bem-estar.

4. Ajuda a emagrecer

Em dietas de emagrecimento essa hortaliça também entra, pois oferece poucas calorias, muitos nutrientes e o efeito termogênico que acelera a queima de gordura se for consumido na refeição antes do treino.

5. Melhora a saúde da visão

Ter uma visão saudável é essencial, principalmente a partir dos 40 anos de idade quando o corpo começa a entrar na fase na menopausa para as mulheres e da andropausa para os homens. Como ele possui muitas vitaminas, auxilia na manutenção da visão.

6. Contribui com a formação óssea

O cálcio é um dos minerais mais importantes para a formação óssea, e como ele está presente nessa hortaliça, é um bom aliado para o desenvolvimento das crianças e adolescentes, bem como para prevenir a osteoporose nos idosos.

Propriedades nutricionais

propriedades do pimentão
Crédito: Pxhere

Segundo a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO), a cada 100 gramas de pimentão verde, cru, você consome:

  • Energia: 21 kcal;
  • Proteína: 1,1 g;
  • Lipídeos: 0,2 g;
  • Carboidrato: 4,9 g;
  • Fibra alimentar: 2,6 g;
  • Cálcio: 9 mg;
  • Magnésio: 8 mg;
  • Fósforo: 17 mg;
  • Potássio: 174 mg;
  • Vitamina C: 100,2 mg.

Tipos

Os pimentões mais comuns de se ver no mercado e na feira são o vermelho, o verde e o amarelo. Cada um tem características específicas quanto ao sabor e se complementam muito bem quando utilizados juntos. As sementes profissionais mais cultivadas no Brasil são Strapo-Sais (fica amarelo), Triunfo (fica vermelho), Êxito (fica vermelho intenso), Sucesso (fica amarelo), Esplendor (fica vermelho) e Proveito (fica vermelho).

Verde

O pimentão verde não é bem um tipo, pois ele pode virar amarelo ou vermelho depois de maduro. Isso quer dizer que você compra o pimentão verde, de fato, ainda verde, faltando amadurecer. Por isso também que ele é mais barato e tem um sabor mais forte, azedinho.

Vermelho

O sabor do tipo vermelho é mais suave do que o verde, pois ele já amadureceu. Assim, também, há menos risco de algumas pessoas sentirem uma leve acidez no estômago ao consumir os vermelhos ou amarelos ao invés dos verdes.

Amarelo

Assim como alguns tipos ficam vermelhos, outros ficam amarelos como cor final. Existem também que passam pela fase amarela depois da verde o a cor final é o vermelho. Esses pimentões também têm sabor menos forte do que os verdes e um pouco mais adocicado do que o vermelho, por isso os três fazem uma ótima harmonização.

Os pimentões de outras cores também existem, como alaranjado e roxo, mas você pode considerar os mesmos valores nutricionais para esses tipos menos comuns no Brasil.

Contraindicações e cuidados a ter

Pessoas com sensibilidade no sistema gastrointestinal devem consumir essa hortaliça com moderação, em especial o tipo verde que ainda está mais ácido do que os demais. Quando for comer, deverá remover as partes brancas internas e as sementes.

No mais, a dica é evitar os pimentões que não sejam orgânicos, pois existe um uso intenso de agrotóxicos nesses vegetais que vão deixar acúmulo de metais pesados no seu organismo, prejudicando a saúde a médio e longo prazo.

Como consumir

A melhor maneira de consumir essa hortaliça, em primeiro lugar, é evitar os tipos com agrotóxicos. Por isso você pode aprender a plantar pimentão em casa e colher frutos de ótima qualidade para comer sem medo.

Depois que tiver os pimentões em mãos, pode preparar com eles saladas cruas, refogados, cozidos, cremes, sopas, molhos, incluir no risoto, na macarronada, usar em recheios de frango, carne ou vegetarianos para tortas salgadas, panquecas, molho para polenta, aipim, batata e onde mais achar que o sabor combina.

Siga as mesmas utilidades que daria para o tomate ou a cebola, que suas receitas ficarão ainda mais saborosas. Para se inspirar, confira no vídeo abaixo como fazer pimentão recheado, também é uma ótima pedida para servir como entrada ou acompanhamento:

As dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. Para obter os resultados desejados também é preciso aliar o consumo da hortaliça a uma alimentação saudável e equilibrada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
plantar salsa
Como plantar salsa para ter tempero fresco em casa
conservar coentro
Como conservar coentro por mais tempo