em

AmeiAmei FofoFofo

10 Receitas de suco de tomate e os principais benefícios para saúde

Saiba as vantagens, diversas receitas deliciosas e se esse suco emagrece mesmo

suco de tomate
Crédito: Freepik

Quando você pensa em tomate, logo vem uma vontade de fazer aquela salada verde, recheada de rodelinhas vermelhas, não é? Ou então aquela mistura de tomate com queijo para lanchar entre as refeições? Saiba que o suco de tomate pode ser ainda mais poderoso, pois assim aproveita-se muito melhor todos os seus nutrientes, incluindo a casca e as sementes.

Benefícios do suco de tomate para a saúde

1. Prevenção do câncer

O tomate possui um nutriente chamado licopeno, uma fibra natural que ajuda a prevenir o câncer de cólon no organismo feminino e de próstata no organismo masculino.

2. Regulação do Intestino

O tomate contém muitas fibras em sua composição e isso auxilia na regulação do intestino e na manutenção do fígado. Essas fibras são capazes de proporcionar a eliminação de fezes e constipações.

3. Fortalecimento imunológico

As vitaminas e nutrientes presentes nele são responsáveis pelo fortalecimento do sistema imunológico, livrando você de gripes e resfriados. Além disso, as ações anti-inflamatórias do tomate também são poderosas.

4. Fortalecimento do coração

suco de tomate benefícios
Crédito: Unsplash

As fibras ajudam a regular o nível de colesterol ruim em nosso corpo. A vitamina B6 diminui os riscos às doenças cardíacas e a homocisteína do organismo, um aminoácido capaz de causar danos aos vasos sanguíneos.

5. Desintoxicação do organismo

É diurético, ajuda a acelerar o metabolismo e auxilia na queima de gorduras e de calorias, sendo bastante utilizado tanto em sucos detox, quanto em dietas com esse objetivo.

Além de tudo isso, ajuda a manter a beleza e saúde dos cabelos, melhora a saúde dos olhos, ajuda na perda de peso, cura a ressaca e fortalece os ossos.

Emagrece?

Sim! O suco de tomate, aliado a uma dieta equilibrada e à prática de atividades físicas adequadas, pode ajudar a emagrecer, estando presente em dietas detox e no dia a dia de uma alimentação balanceada.

Além de saboroso e pobre em calorias, ele é riquíssimo em nutrientes que irão ajudar seu organismo a se regular. Ele é rico em vitamina C e ácido málico, fundamentais para o metabolismo.

Somente um copo desse suco pode dar 74% da sua necessidade de vitamina C em um dia, além da presença da vitamina A, que ajuda a eliminar os radicais livres.

Dessa forma, você vai ter energia para as atividades diárias e para a prática de esportes, além de uma pele mais bonita e radiante, combatendo o envelhecimento precoce.

Além de ajudar a eliminar as toxinas do organismo, ele reduz a absorção da gordura, fazendo com que você emagreça mais rapidamente, sempre aliado a uma dieta adequada.

Como fazer suco de tomate: 10 receitas

suco de tomate receitas
Crédito: Freepik

Para fazer esses deliciosos sucos, basta lavar bem os ingredientes e colocar no liquidificador. Depois de bater bem, beba imediatamente, sem coar, aproveitando assim todos os nutrientes. Se quiser adoçar, opte por alternativas mais naturais e saudáveis.

1. Energético

Esse suco de tomate mistura elementos caracteristicamente estimulantes, devido ao fato de essa bebida ser termogênica. O principal responsável por essa característica é o gengibre que acelera o metabolismo e induz à queima calórica.

Ingredientes

Tomate: 3 unidades, bem maduros;
Maçã: 3 unidades;
Gengibre: 3 cm, fatiado;
Água gelada: ⅔ de copo.

2. Balanceador

O nome desse suco se deve ao fato de ele conseguir balancear o pH interno do organismo, alcalinizando-o. O interessante é que tanto o limão quanto o tomate possuem essa propriedade de serem ácidos no meio externo, mas alcalinizarem o meio interno.

Ingredientes

Tomate: 3 unidades;
Água: ⅔ de copo;
Limão: sumo de 1 unidade.

3. Protetor (sistema imunológico)

suco de tomate
Crédito: Reader’s Digest

A presença do agrião nesse suco é excelente para o fortalecimento da imunidade e para o combate à gripe. Esse vegetal é rico em vitamina C e auxilia, junto com o gengibre no combate ao vírus.

Ingredientes

Tomate: 3 unidades;
Água: ⅔ de copo;
Gengibre: 3 cm;
Agrião: 1 xícara (chá);
Mel: a gosto.

4. Refrescante

Esse suco de tomate é perfeito para um dia quente ou para relaxar um pouquinho em dias mais corridos, relembrando as boas memórias do verão. Ela pode ser feita para reuniões e confraternizações como um todo.

Ingredientes

Tomate: 3 unidades;
Água: ⅔ de copo;
Abacaxi: 2 rodelas;
Hortelã: 5 folhas;
Limão: sumo de uma unidade.

5. Detox

Essa receita é perfeita para desintoxicar o corpo, principalmente depois de um final de semana repleto de alimentos gordurosos, industrializados ou relacionados. Assim, começar a semana com uma alimentação saudável não tem preço.

Ingredientes

Tomate: 3 unidades;
Água: ⅔ de copo;
Pepino: ½ unidade;
Gengibre: 3 cm;
Limão: sumo de 1 unidade;
Manjericão: 10 folhas;
Couve: 3 folhas.

6. Tropical

suco de tomate
Crédito: Tudo Gostoso

Essa receita o suco de tomate como base para um sabor tipicamente tropical. Para isso, você irá utilizar o abacaxi, comum componente entre os sucos, com o seu sabor característico.

Ingredientes

Tomate: 1 unidade;
Abacaxi: 1 fatia;
Água: 2 copos.

7. Picante

Esse suco é excelente para queimar a gordura localizada, pois é nitidamente termogênico. Para isso, ele explora o potencial da pimenta e do limão para acelerar o metabolismo do indivíduo que o consome. Confira abaixo como preparar esse suco em sua casa:

Ingredientes

Tomate: 400 gramas (sem pele e semente);
Água: 1 litro;
Pimenta de cheiro: a gosto;
Manjericão: 2 folhas;
Limão: sumo de 1 unidade.

8. Protetor (visão)

Esse suco é rico em betacaroteno, graças à presença da cenoura que consegue promover benefícios para a saúde dos olhos. Também contribui para o fortalecimento capilar e rejuvenescimento da pele. Desse modo, não há como negar que esse suco é extremamente nutritivo e pode ser uma adição incrível a sua alimentação equilibrada.

Ingredientes:

Tomate: 2 unidades (sem pele e semente);
Cenoura: 1 unidade;
Salsão: ½ de um talo;
Páprica doce: ¼ colher (chá).

9. Potencializador

suco de tomate e pimenta
Crédito: Cybercook

Esse suco de tomate é útil para queimar as calorias restantes após um treino exaustivo. Isso se deve por conta de suas propriedades diuréticas e termogênicas que reduzem o inchaço e queimam a gordura localizada.

Ingredientes

Tomate: 2 unidades (cozidas);
Água: meio copo;
Sal rosa: a gosto;
Pimenta-do-reino: a gosto;
Limão siciliano: ½ unidade.

10.Fortificante

Esse suco de tomate, com beterraba e espinafre é uma bebida bastante nutritiva. Portanto, essa bebida é rica em ferro e em diversas vitaminas essenciais para o organismo, além de possuir um sabor único.

Ingredientes

Beterraba: 1 unidade;
Tomate: 1 unidade (sem pele e sementes);
Limão: 2 colheres (sopa);
Espinafre: 1 punhado cheio;
Açúcar mascavo: a gosto.

Todos os sucos devem ser feitos de acordo com as instruções acima, lembrando sempre de bater bem, até ficar uma mistura homogênea. Com exceção do último suco, todos são um pouco cremosos, garantindo assim uma maior quantidade de nutrientes em uma menor quantidade ingerida.

Se quiser, pode adicionar gelo ou até mesmo bater com gelo e água. As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

qual dos bebes e a menina

Você sabe qual dos bebês é a menina?

alimentos ricos em magnésio

10 Alimentos ricos em magnésio e seus benefícios para saúde