em

AmeiAmei FofoFofo

Suco de tomate: benefícios e como fazer

Saiba as vantagens, diversas receitas deliciosas e se o suco de tomate emagrece mesmo
suco de tomate receitas e benefícios
Crédito: Freepik

Quando você pensa em tomate, logo vem uma vontade de fazer aquela salada verde, recheada de rodelinhas vermelhas, não é? Ou então aquela mistura de tomate com queijo para lanchar entre as refeições? Saiba que o suco de tomate pode ser ainda mais poderoso, pois assim aproveita-se muito melhor todos os seus nutrientes, incluindo a casca e as sementes.

Benefícios do suco de tomate para a saúde

1. Prevenção do câncer

O tomate possui um nutriente chamado licopeno, uma fibra natural que ajuda a prevenir o câncer de cólon no organismo feminino e de próstata no organismo masculino.

2. Regulação do Intestino

O tomate contém muitas fibras em sua composição e isso auxilia na regulação do intestino e na manutenção do fígado. Essas fibras são capazes de proporcionar a eliminação de fezes e constipações.

3. Fortalecimento imunológico

As vitaminas e nutrientes presentes nele são responsáveis pelo fortalecimento do sistema imunológico, livrando você de gripes e resfriados. Além disso, as ações anti-inflamatórias do tomate também são poderosas.

4. Fortalecimento do coração

suco de tomate benefícios
Crédito: Unsplash

As fibras ajudam a regular o nível de colesterol ruim em nosso corpo. A vitamina B6 diminui os riscos às doenças cardíacas e a homocisteína do organismo, um aminoácido capaz de causar danos aos vasos sanguíneos.

5. Desintoxicação do organismo

É diurético, ajuda a acelerar o metabolismo e auxilia na queima de gorduras e de calorias, sendo bastante utilizado tanto em sucos detox, quanto em dietas com esse objetivo.

Além de tudo isso, ajuda a manter a beleza e saúde dos cabelos, melhora a saúde dos olhos, ajuda na perda de peso, cura a ressaca e fortalece os ossos.

Suco de tomate emagrece?

Sim! O suco de tomate, aliado a uma dieta equilibrada e à prática de atividades físicas adequadas, pode ajudar a emagrecer, estando presente em dietas detox e no dia a dia de uma alimentação balanceada.

Além de saboroso e pobre em calorias, ele é riquíssimo em nutrientes que irão ajudar seu organismo a se regular. Ele é rico em vitamina C e ácido málico, fundamentais para o metabolismo.

Somente um copo desse suco pode dar 74% da sua necessidade de vitamina C em um dia, além da presença da vitamina A, que ajuda a eliminar os radicais livres.

Dessa forma, você vai ter energia para as atividades diárias e para a prática de esportes, além de uma pele mais bonita e radiante, combatendo o envelhecimento precoce.

Além de ajudar a eliminar as toxinas do organismo, ele reduz a absorção da gordura, fazendo com que você emagreça mais rapidamente, sempre aliado a uma dieta adequada.

Como fazer suco de tomate: 5 receitas

suco de tomate receitas
Crédito: Freepik

Para fazer esses deliciosos sucos, basta lavar bem os ingredientes e colocar no liquidificador. Depois de bater bem, beba imediatamente, sem coar, aproveitando assim todos os nutrientes. Se quiser adoçar, opte por alternativas mais naturais e saudáveis.

1. Energético

Ingredientes

Tomate: 3 unidades, bem maduros;
Maçã: 3 unidades;
Gengibre: 3 cm, fatiado;
Água gelada: ⅔ de copo.

2. Purista

Ingredientes

Tomate: 3 unidades;
Água: ⅔ de copo;
Limão: sumo de 1 unidade.

3. Fortalecer a imunidade

Ingredientes

Tomate: 3 unidades;
Água: ⅔ de copo;
Gengibre: 3 cm;
Agrião: 1 xícara (chá);
Mel: a gosto.

4. Refrescante

Ingredientes

Tomate: 3 unidades;
Água: ⅔ de copo;
Abacaxi: 2 rodelas;
Hortelã: 5 folhas;
Limão: sumo de uma unidade.

5. Detox

Ingredientes

Tomate: 3 unidades;
Água: ⅔ de copo;
Pepino: ½ unidade;
Gengibre: 3 cm;
Limão: sumo de 1 unidade;
Manjericão: 10 folhas;
Couve: 3 folhas.

Todos os sucos devem ser feitos de acordo com as instruções acima, lembrando sempre de bater bem, até ficar uma mistura homogênea. Com exceção do último suco, todos são um pouco cremosos, garantindo assim uma maior quantidade de nutrientes em uma menor quantidade ingerida.

Se quiser, pode adicionar gelo ou até mesmo bater com gelo e água. As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

Redigido por Angela Oliveira

Mãe de três, esposa em treinamento há mais de duas décadas, nerd assumida e karateca por paixão. Ama escrever e procura sempre as melhores informações para compartilhar e deixar seu dia a dia mais leve, simples e gostoso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

comer pipoca engorda
Comer pipoca engorda: sim ou não?
receitas bolo de coco low carb
7 Receitas práticas e deliciosas de bolo de coco low carb