em

Você sabia que andar é tão bom quanto correr? E com menos riscos

Estudo realizado nos Estados Unidos comprovou que andar é tão bom quanto correr para reduzir o colesterol alto, pressão alta e diabetes.
andar e tão bom quanto correr
Crédito: Pixabay

Muitas pessoas acreditam que correr é muito mais benéfico à saúde do que caminhar. Isso por se tratar de um exercício mais intenso. Ainda há um certo preconceito em torno da caminhada, muitas pessoas acham que é um exercício para gente mais velha e sem desempenho. Mas na realidade andar é tão bom quanto correr. A caminhada é uma ótima opção para quem deseja sair do sedentarismo, melhorar a saúde e o psicológico. Inclusive para quem não acha que a corrida é o seu esporte.

Caminhar é tão bom quanto correr para o corpo

A prova disso é um estudo realizado pelo Lawrence Berkeley National Laboratory, nos Estados Unidos, que comprovou que andar é tão bom quanto correr para reduzir o colesterol alto, pressão alta e diabetes. Os pesquisadores descobriram que a energia total utilizada no exercício é mais importante que a intensidade dele.

Para chegar nesse resultado, os pesquisadores analisaram 48 mil, entre corredores e praticantes de caminhada, durante 6 anos. E o resultado dos dois grupos foram muito semelhantes, mostrando reduções nos riscos de doenças cardiovasculares e diabetes.

Caminhar e correr são exercícios muito parecidos. Os dois envolvem o uso dos mesmos músculos. A maior diferença é realmente a intensidade de cada um. A caminhada ideal para a saúde deve ser feita em ritmo moderado e com frequência, pelo menos 5 vezes por semana.

andar e tão bom quanto correr
Crédito: Pixabay

Para saber se a caminhada é moderada ou não, existe uma maneira simples de descobrir. Se a pessoa não consegue falar enquanto anda, ou consegue falar o tempo todo, a caminhada não é moderada, é sim intensa ou leve. Na caminhada moderada a pessoa consegue conversar, mas não muito.

Existem contraindicações?

A melhor parte da caminhada é que ela não há contra indicações, e quase todo mundo pode fazer. Se os corredores gostam de falar que a corrida é democrática, a caminhada é muito mais. Somente pessoas com alguma limitação física ou algum tipo de lesão não conseguem praticar esse exercício.

Se você deseja começar a andar, sair do sedentarismo e melhorar a sua saúde, comece andando em lugares planos por 30 minutos. Com o tempo você vai perceber que vai ficar mais fácil, pois o seu condicionamento melhorou. Então vá aos poucos adicionando subidas e descidas ao seu percurso, e se possível aumente o tempo da caminhada.

Lembre-se de usar um tênis confortável, roupas leves, se proteger do sol e sempre levar uma garrafa d’água. Assim, não corre risco de ficar desidratado (falta de água no organismo).

Caso não tenha se convencido em levantar do sofá e ir caminhar, saiba que os seus benefícios são muitos. Além de diminuir os riscos de doenças cardíacas, diabetes e diminuir o colesterol, a caminhada ainda previne a osteoporose.

Além disso, ela estimula a circulação, acelera a perda de gordura e não sobrecarrega as articulações. Também proporciona uma melhora mental, já que combate a depressão, melhora a ansiedade, estresse e aumenta os níveis de serotonina, que é o hormônio da felicidade.

gelatina engorda
Gelatina engorda ou emagrece? Descubra de uma vez por todas!
mulher estuprada pelo namorado
Mulher estuprada pelo namorado grava confissão escondido