em

AmeiAmei FofoFofo Meu Deus!Meu Deus! EstranhoEstranho TristeTriste

Falta de água no organismo: 12 sinais que indicam a carência

Saiba como reconhecer quando o seu corpo suplica por água, componente essencial para a vida
falta de água no organismo
Crédito: Freepik

Você bebe água o suficiente? Sabe como identificar os sinais de falta de água no organismo? Pode não parecer, mas esse problema é mais comum do que parece. Além é claro do problema mundial. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, 2,1 bilhões de pessoas não possuem acesso à água potável no mundo e, mais da metade, não possuem as condições básicas de saneamento.

Sinais de falta de água no organismo

Conforme o Ministério da Saúde, a quantidade diária de água recomendada para consumo depende de diversos fatores, tais como peso, idade, clima e prática de atividades físicas.

Se o consumo de água não for suficiente, há enormes danos para o coração, os rins e para praticamente todos os tecidos do corpo. Isso se deve ao fato de o corpo humano ser extremamente dependente de água. Por exemplo, 75% de um músculo é composto de água, assim como o sangue, que é 95% composto.

Por isso, o corpo emite vários avisos, por meio da expressão de sintomas, quando se inicia o processo de desidratação. Por isso é importante que você conheça os 12 fatores que indicam falta de água no organismo.

1. Fome

Acabou a sua refeição, mas tem fome? Pode estar confundindo com sede! Muitas pessoas confundem e vão comer mais do que precisam. Por isso, nessas alturas, convém tomar um copo de água bem devagar. Assim, irá promover a saciedade.

2. Dores de cabeça

falta de água no organismo
Crédito: Detroit Free Press

Ter o organismo desidratado causa dores de cabeça. Diferente das manifestações tradicionais, ela será mais incômoda nos momentos em que você caminha ou se movimenta. Se tiver escadas, é preciso custela ao descê-las e subi-las.

Conheça os benefícios de beber água em jejum

3. Boca seca

Nota falta de saliva na boca? Esse é um dos sinais de falta de água no organismo. Não ignore este sintoma, pois pode causar incômodos na cavidade bucal e na garganta.

4. Baixa produção de lágrimas

O ato de lacrimejar é bastante positivo, pois quer dizer que você está com a hidratação correta. Desse modo, se suas glândulas não produzem lágrimas o suficiente, esse é um sinal de que você precisa se hidratar.

5. Frequência da urina

falta de água no organismo
Crédito: Mil dias do Bebê

Em média, o corpo saudável e hidratado faz com que a pessoa urine de 6 a 7 vezes por dia. Contudo, pode haver variações que estão dependentes da quantia de água ingerida.

Caso apenas urine 2 a 3 vezes por dia, significa que deve se hidratar melhor. A carência de água ataca os rins, bloqueando a saída das impurezas do corpo. Já viu os problemas que podem surgir?

Por que beber água morna faz bem para a saúde

6. Cor da urina

Se tomar a quantidade de água necessária, a sua urina terá uma cor tênue. Contudo, quando tem falta de água, a cor é forte! Um indicativo que o corpo necessidade de mais água.

Mas não adianta beber muita, de uma única vez. O correto é que seja ao longo do dia, para que o corpo esteja hidratado para todas as funções que necessita.

7. Tonturas

É um sintoma de falta de água no organismo. Afinal, a água é essencial para o funcionamento adequado dos tecidos. Por isso, beba um copo de água quando se sentir com tontura.

8. Pele seca

falta de água no organismo
Crédito: Cultura Mix

Caso não beba água variadas vezes, não pode desejar ter uma pele saudável. Para evitar pele seca, você tem de se hidratar. Por isso, se notar ressecamento, deve aumentar a quantidade de água que ingere.

Beber água gelada faz mal?

9. Diminuição do suor

A falta de água no organismo pode reduzir a quantidade de suor, mesmo que esteja em temperaturas elevadas. Esse é um sinal de desidratação. Isso é explicado porque o suor é composto principalmente por água, necessitando que o corpo esteja hidratado para ser produzido.

O que é sudorese, quais as causas e tratamentos

10. Fraqueza

Por estar com carência de água, o corpo fará de tudo para retê-la, por mais tempo possível. Assim, ele evitará o gasto de energia, diminuindo o metabolismo e dando sensação de fraqueza.

11. Sede exagerada

falta de água no organismo
Crédito: Vix

Responda ao seu corpo! Um dos sinais mais claros de falta de água é a sede exagerada. Afinal, o seu corpo irá estimular suas sensações para auxiliarem no processo de sobrevivência, externando a necessidade de ingerir água para não desidratar.

12. Constipação intestinal

Em casos mais graves, a falta de água também pode suscitar a constipação. Isso porque as fezes ficam mais duras com a ausência de água, destinada para outras funções do corpo. Assim, dificulta-se o processo de evacuação.

Sintomas de que o seu intestino está intoxicado

Já sentiu algum desses sinais de falta de água antes? Comente e compartilhe!

3 Comments Leave a Reply
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
marroio
Marroio: 10 benefícios dessa planta medicinal poderosa
Artistas com mais de 80 anos que continuam ativos