em

AmeiAmei FofoFofo TristeTriste

Tratamento para as dores causadas pelos joanetes

Dicas práticas para tratar as dores causadas pelos joanetes, sem sair de casa

O joanete é uma deformidade que causa dor em muita gente.

Ele afeta, mais comumente, o dedão do pé, e é formado por uma saliência óssea que frequentemente causa dor ao caminhar ou no simples ato de calçar um sapato.

Ainda não se sabe, exatamente, o que pode causar o joanete. Ao que parece, uma das explicações está em fatores genéticos, embora alguns casos também estejam ligados a fatores como doenças autoimunes e artrites ou traumas.

São mais frequentes em mulheres, podendo alcançar uma razão de 10 para 1 em relação aos homens. Provavelmente, o uso recorrente de saltos e sapatos de bico fino estejam entre os vilões do problema.

Apenas um exame clínico é capaz de dar um diagnóstico preciso do tipo de joanete e a melhor forma de tratá-lo. Há casos em que se exigirá uma intervenção cirúrgica e outros, em que se fará necessário apenas algumas mudanças no estilo de vida, ou correção por meio de talas.

Entretanto, algumas soluções caseiras podem ajudar você a aliviar as dores e inflamações causadas pelos joanetes.

Imersão em água de arruda

Aqueça a água e coloque alguns ramos de arruda. Despeje em uma bacia e mergulhe os pés por 15 minutos. A arruda tem propriedades anti-inflamatórias e relaxantes.

Óleo de lavanda

Faça um preparo com folhas de lavanda e azeite de oliva ou de amêndoas, aquecendo a mistura em banho-maria. Depois é só massagear suavemente o local afetado. A lavanda, além de fornecer um cheiro agradável e relaxante, também possui ativos capazes de aliviar a dor.

Óleo essencial de lírio

Ele possui efeito estimulante da circulação, e é muito útil na diminuição de dores musculares e articulares. Basta fazer uma massagem nos pés por cinco minutos para sentir o alívio.

Sal de epsom

Composto mineral entre o magnésio e o sulfato. Duas colheres de sopa diluídas em água morna, podem fazer milagres aos seus pés. Deixe-os na solução por cerca de vinte minutos.

Iodo e aspirina

Misture um pouco de iodo com uma aspirina e aplique sobre os joanetes. O efeito das duas substâncias juntas, ajudará a amenizar as dores.

Folha de louro

O tratamento com o louro deve ocorrer durante 2 meses, mesmo que os resultados já possam ser vistos nos primeiros 10 dias de aplicação.

Você pode fazer uma infusão de folhas de louro e beber o chá durante todo o dia. Repita o consumo durante três dias seguidos e descanse uma semana.

Outra maneira, é triturar 5 folhas de louro e misturá-las a 100 ml de álcool etílico. A mistura deve macerar durante uma semana. Aplique a solução diretamente na área afetada, depois de molhar os pés com água morna. Faça isso todas as noites, secando os pés e cobrindo-os com meias.

Frio e calor

Se as dores estiverem muito insuportáveis, você pode fazer uma compressa com gelo ou água quente. Isso vai dar um alívio imediato, ainda que não ajude a tratar o problema.

Atenção: as dicas do site não substituem uma consulta médica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

Dica fácil para limpar janelas

O abandono é a pior de todas as doenças