remédios caseiros para joanetes
Crédito: Freepik
em

Remédios caseiros para joanetes: veja como aliviar os sintomas

O melhor mesmo é evitar que esse problema ocorra, mas existem dicas úteis para sentir menos dor e reduzir a inflamação

Geralmente os joanetes surgem nos pés dos idosos, mas podem acometer pessoas adultas a partir dos 30 anos. O problema ocorre quando o peso do corpo é mal distribuído sobre os dois pés ao longo de anos. Quando isso acontece a pessoa mal percebe, só vai se dar conta quando sentir que o osso na lateral do seu dedão criando uma protuberância para fora, deformando a articulação e causando uma inflamação. Além de ser essencial visitar um médico para ver qual é o nível do problema, também existem remédios caseiros para joanetes que aliviam os sintomas.

Melhores remédios caseiros para eliminar joanetes

Ao perceber que está com uma protuberância perto do dedão do pé, note também se está sentindo dor para caminhar; se tem muitos calos nos pés; irritação na pele perto do dedo e se a flexibilidade do dedão afetado reduziu.

Esses são os sintomas dos joanetes que deve ficar atento. Visite um ortopedista para fazer o tratamento adequado e fale com o médico sobre usar um desses remédios caseiros para joanetes, aliviando os sintomas no dia a dia.

1. Compressa gelada

remédios caseiros para joanetes
Crédito: Freepik

O gelo é recomendado quando alguém sofre uma lesão, pois ele ajuda a reduzir a pressão do sangue no local e, assim, o inchaço e a dor. Então, depois de um dia cansativo em que você teve que caminhar ou ficar muito tempo de pé, chegue em casa, tome um banho e faça gelo no pé afetado.

Pegue um pouco de gelo picado e embrulhe com uma toalha fina e limpa. Deixe sobre o joanete por 5 minutos para ajudar a adormecer as terminações nervosas que causam a dor. Não precisa deixar tempo demais. Faça 3 compressas de 5 minutos com intervalos de 5 minutos entre cada uma.

2. Escalda-pés

Outra opção de remédios caseiros para joanetes e para reduzir o inchaço e a dor é a água gelada. Mas para aliviar a inflamação e melhorar a circulação de sangue no local, deve usar a água morna quase quente. Para isso, coloque água quente (que não queime os pés) em uma bacia e misture um pouco de sal de Epsom. Esse sal ajuda a reduzir a inflamação e a água morna traz um alívio instantâneo à dor.

3. Usar talas

As talas para tratar joanetes são opções que podem ser feito em casa. Você pode comprá-las na farmácia ou pela internet, mas antes de usar vá ao médico para saber se é possível fazer esse tipo de tratamento para o seu caso. As talas têm o objetivo de reposicionar o dedo que está ficando torto para que volte à posição normal.

4. Massagem com óleos essenciais

Outra solução que pode ser considerada entre os remédios caseiros para joanetes é a massagem com óleos essenciais. O ideal é que a massagem seja feita por um profissional para evitar machucar a região afetada.

Mas você pode ir ao massoterapeuta ou podólogo e levar alguém de casa junto para aprender os movimentos. Depois essa pessoa pode aplicar a massagem em casa.

Escolha óleos essenciais anti-inflamatórios e analgésicos que vão ajudar a tratar os joanetes, ao mesmo tempo em que vão aliviar os sintomas no momento. Alguns exemplos de óleos com essas propriedades são o óleo de hortelã-pimenta, de eucalipto, alecrim, camomila, gerânio, sândalo e limão.

5. Alimentação anti-inflamatória

Alimentos que desinflamam o corpo também são muito importantes para quem tem joanetes. Veja no vídeo o que pode incluir na sua rotina alimentar para ajudar no tratamento do problema:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

fosfoetanolamina

Fosfoetanolamina: o que é e para que serve a pílula do câncer

ajudar um amigo em luto

8 formas de ajudar um amigo em luto a se sentir melhor