em

AmeiAmei FofoFofo

Chá de folha de louro: benefícios e como fazer

Saiba como fazer essa incrível bebida em sua casa e aproveite as poderosas propriedades do louro

cha de folha de louro
Crédito: Freepik

É incrível como a natureza pode concentrar tantas propriedades em apenas uma folha, e é isso que acontece com o louro! Você verá adiante os 5 benefícios do chá de folha de louro e como usá-lo corretamente em seu dia a dia para que se extraia o potencial medicinal máximo dessa planta e se evite excessos no consumo.

Veja também: benefícios em queimar folha de louro

Benefícios do chá de folha de louro

Pode não parecer, mas o louro é um ingrediente rico em carboidratos, já que possui 320 calorias a cada 100 gramas. Porém, não se preocupe, pois essa planta não atrapalhará a sua dieta, já que é muito difícil ingerir 100 gramas dessa folha.

Um outro ponto interessante é que esse ingrediente é rico em cálcio, potássio, magnésio, ferro e vitaminas A, D, B6 e C. O que faz com que o chá de folha de louro seja uma bebida extremamente nutritiva e atue em prol de diversas funções do sistema imunológico.

1. Regula o trato digestivo

As folhas de louro atuam no controle da digestão e facilitam esse processo, tornando-o menos pesado e dispendioso para o organismo. Além disso, o chá de folha de louro combate a formação de gases em excesso e provoca alívio, em poucos minutos, acabando com aquela dor pungente que é típica desse problema.

2. Tem efeito diurético

O louro possui propriedades diuréticas que podem ser aproveitadas pela ingestão do  chá, e que se ramificam em dois principais benefícios. O primeiro, consiste na melhora da saúde e desempenho dos rins, já que essas folhas auxiliam a pessoa a urinar mais, fator que colabora para a expulsão de diversas toxinas – inclusive, diminuindo a quantidade de ácido úrico na corrente sanguínea – e para a prevenção de pedras no rim.

Já o segundo benefício, consiste no auxílio, realizado de modo indireto, para que a pessoa emagreça. Assim, o efeito diurético dessas folhas elimina o inchaço gerado pelo acúmulo de líquidos pelo corpo.

3. Rejuvenesce a pele

O chá de folha de louro é rico em antioxidantes que combatem o desgaste gerado pelos radicais livres nas células da epiderme, ele retarda os efeitos gerados pelo meio externo e conserva a pele por mais tempo. Outro ponto interessante é que ele é rico em vitamina B6, responsável por auxiliar na hidratação da pele.

A vitamina C, presente na folha de louro, talvez seja a protagonista em relação aos cuidados com a pele. Ela possui um papel essencial para a síntese do colágeno, um nutriente de suma importância para manter a firmeza da pele e permitir maior rejuvenescimento.

4. Controla o açúcar

A folha de louro também é composta por um mineral chamado magnésio, muito importante para controlar os níveis de açúcar no sangue. Essa substância  trabalha regulando a ação da insulina na corrente sanguínea, já que ele torna as células do corpo mais sensíveis ao hormônio.

5. Fortalece os ossos

Essa folha é rica em cálcio, magnésio e vitamina D, além de outros nutrientes que colaboram para fortalecer os ossos do corpo, aumentando a densidade óssea. Assim, o consumo frequente desse chá ajuda a prevenir a osteoporose, uma doença óssea degenerativa que diminui drasticamente a densidade dos ossos.

Como fazer

Para usufruir dos benefícios proporcionados por essa folha, é importante que se saiba fazer o chá com esse ingrediente. Há também a opção de um óleo para ser feito, mas ele não é tão versátil  quanto a receita abaixo, e nem tão prático de ser produzido em casa.

Ingredientes:

Louro: 3 a 4 folhas;
Água: 1 litro.

Modo de preparo:

  1. Adicione as folhas de louro em uma panela com água;
  2. Coloque no fogo;
  3. Assim que começar a ferver, conte 5 minutos e desligue;
  4. Mantenha a infusão tampada e deixe descansando por 10 minutos;
  5. Passe pelo coador e sirva.

Como e quando beber

Você poderá ingerir de 3 a 4 xícaras diárias desse chá e deverá tomar cuidado para não exceder esse limite. Esse cuidado é proveniente dos efeitos colaterais do louro que, mesmo sendo natural e benéfico para o organismo, em grandes quantidades pode ser prejudicial.

O melhor momento para tomar chá de folha de louro é depois das refeições, para que a digestão seja feita da melhor maneira possível e se previna qualquer desconforto. Ele também pode ser ingerido em jejum, na primeira dose do dia, o que auxiliaria no emagrecimento, já que ele é uma fonte de fibras e gera uma leve sensação de saciedade.

Contraindicações e cuidados a ter

O chá de folha de louro pode provocar sonolência e prejudicar quem tem sensibilidade estomacal, se for ingerido em excesso. As mulheres grávidas ou que estão em fase de amamentação não devem consumir o chá, já que possui características abortivas.

Outro ponto importante é que o louro é tão eficaz no controle de açúcar que a sua presença excessiva na corrente sanguínea pode até gerar hipoglicemia. Logo, se você deseja usar esse chá para algum tratamento, consulte o seu médico e veja como proceder da melhor maneira possível.

Conhecia o chá de folha de louro? Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

Mulher dá presente à amiga que sempre sonhou em ser mãe mas não pôde

Mulher dá presente à amiga que sempre sonhou em ser mãe, mas não pôde

Mulheres indianas removem o útero por causa de emprego

Mulheres indianas removem o útero por causa de emprego