em

AmeiAmei

Estudos comprovam os benefícios da folha de louro para a diabetes

Além da diabetes, pode ajudar em problemas cardíacos e no combate ao câncer.
folha de louro para a diabetes
Créditos: Pxhere

A folha de louro que você utiliza para temperar as suas receitas tem muito mais utilidades do que você pensa. Ela é comumente usada seca para temperar feijoadas, além de serem ótimas para temperar ensopados, carnes e caldos. Mas o que poucas pessoas sabem é que essa folha também tem propriedades medicinais. Conheça agora os benefícios da folha de louro para a diabetes tipo 2.

Quais são os benefícios da folha de louro para diabetes tipo 2

Seu sabor é delicioso e além disso essa erva é rica em nutrientes como carboidratos e fibras, além de conter vitaminas A, B, C e D. Também é rica em minerais como ferro, cálcio, potássio e magnésio. Não é à toa que ela pode beneficiar tanto o organismo. Confira os efeitos dessa folha para diabetes e colesterol.

Diabetes tipo 2 e colesterol

O Journal of Clinical Biochemistry and Nutrition publicou um estudo, em 2009, o qual mostrou resultados surpreendentes relacionados ao consumo de uma dose de 3 gramas de folhas de louro consumidas diariamente pelos indivíduos portadores de diabetes tipo 2. Além da redução dos níveis de glicose, também diminuíram o colesterol e triglicérides no sangue.

Outro estudo em 2010, realizado por Abdul Rahim Aljamal, PhD no Departamento de Tecnologia Médica da Universidade Privada de Zarqa, na Jordânia, mostrou reduções significativas nos níveis de glicose e colesterol em menos de 1 mês para todos os pacientes que consumiram folhas de louro, comprovando a eficiência do louro no tratamento. Isso se dá devido aos antioxidantes presentes na folha de louro, que auxiliam na absorção da insulina.

Outros benefícios da folha de louro

Por ser rico em nutrientes, vitaminas e minerais, os benefícios não param por aí. Conheça mais alguns benefícios da folha de louro.

Problemas respiratórios

Devido às suas propriedades antibacterianas, o louro também pode beneficiar o tratamento de doenças como gripes e resfriados, aliviando os sintomas de congestionamento nasal e febre.

Função cardíaca

Em sua composição, o louro apresenta fitonutrientes que ajudam a melhorar a função cardíaca. Isso melhora a função de insulina no organismo e evita riscos de doenças cardiovasculares.

Câncer

O louro é composto por propriedades que combatem o câncer, restringindo o desenvolvimento e o crescimento de células cancerígenas.

Digestão

A folha de louro contém enzimas que ajudam a decompor as proteínas, promovendo uma digestão saudável. Além disso, o louro também é conhecido por melhorar a sensação de azia.

Inflamações

O louro também apresenta propriedades anti-inflamatórias, podendo reduzir dores de cabeça, inchaço e sintomas de doenças como artrite.

Pele

A vitamina C, os antioxidantes e as propriedades antissépticas do louro ajudam no combate dos radicais livres, que provocam o envelhecimento precoce.

Como fazer chá de louro

A utilização do louro para tratamentos pode ser feita por meio de massagens realizadas com óleos essenciais ou por meio do consumo de chá. Se optar pelo chá, é importante saber que não é recomendado tomá-lo por mais de um mês sem interrupções de 20 a 30 dias.

Além disso, o consumo de folhas de louro feito em jejum mostrou-se ter resultados mais eficazes a longo prazo. Mas atenção, pois o consumo de folha de louro para a diabetes não substitui o trabalho de um profissional da saúde. Veja abaixo como fazer.

Ingredientes

  • Folha de louro: 3 gramas;
  • Água: 1 xícara.

Modo de preparo

1. Ferva água e desligue o fogo.

2. Adicione as folhas de louro, tampe a panela e deixe repousar por 10 a 15 minutos.

3. Pode beber o chá ainda morno ou frio.

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

Fontes: NCBI e Science Alert

 

Redigido por Natalia Rodrigues

Paulistana, cidadã do mundo e, como uma boa sagitariana, alucinada por viagens. Não só redatora, mas também estudante de Design Industrial e amante do empreendedorismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
dieta cico
O que saber sobre a dieta CICO: a nova sensação das redes sociais
bolo de batata-doce
10 Receitas de bolo de batata-doce simplesmente deliciosas!