em

TristeTriste

Benefícios da arruda

Veja as três principais utilidades dessa planta medicinal mundialmente conhecida e tão antiga
arruda
Crédito: Wikimedia Commons

A arruda é uma das plantas mais conhecidas desde a antiguidade, quando acreditava-se que ela tinha poderes mágicos e místicos. É com ela que as crianças são benzidas e os maus espíritos são afastados. Seu nome científico é Ruta graveolens e sua provável origem é europeia. Conheça os benefícios dessa planta para a saúde e como consumir de forma segura.

Benefícios para a saúde

benefícios da arruda
Crédito: Blog Plantei

Deixando as crenças populares de lado, ela também tem os efeitos medicinais verdadeiros, cientificamente comprovados. Esses efeitos são analgésico, antitérmico e estimulante menstrual.

Aliás, é porque esses efeitos são verdadeiros que as crenças místicas sobre a planta surgiram, mas antigamente não havia conhecimento medicinal para comprovar sua veracidade. Então, esses benefícios são:

1. Estimula a menstruação

Existem vários motivos para algumas mulheres terem dificuldade em menstruar normalmente. Por isso, nada substitui a consulta ao ginecologista. Se o médico permitir, a planta pode ajudar. A mulher deve tomar uma xícara de chá de arruda por dia, desde quando faltarem 3 dias para a menstruação descer, até que ela acabe.

2. Efeito antitérmico

Antitérmico é o mesmo que antifebril. Essa planta ajuda a baixar a febre. Vale lembrar que a febre é um aviso do organismo de que algo errado está acontecendo e necessita de tratamento. Então não adianta só tomar chá para reduzir a febre sem ir ao médico verificar a causa do problema. A forma de uso é a mesma, uma xícara ao dia, mas não deve ser oferecido para crianças.

3. Tratamento da dor de ouvido

Para tratar a dor de ouvido, deve-se fazer o cataplasma com ela. Pegue um galhinho e macere em um pilão com um pouquinho de água. Com um conta-gotas, pegue somente duas gotinhas do líquido macerado e pingue no ouvido. Mesmo assim, tome muito cuidado ao pingar qualquer coisa no ouvido, pois geralmente não é recomendado pelos médicos, a menos que seja feito por eles mesmos.

Como alternativa, pode pegar mais galhos de arruda e fazer uma infusão em meio litro de água quente. Quando estiver morno, suportável para encostar na pele, molhe um pano limpo nessa infusão e faça uma compressa sobre a orelha, sem deixar pingar líquido no ouvido.

Como consumir

arruda como consumir
Crédito: OleosEssenciais.org

A planta pode ser aplicada sobre a pele, em forma de cataplasma, e também pode-se fazer o chá. Atenção com a dosagem, para não sofrer com efeitos colaterais. A quantidade recomendada é de 1 colherinha de café, a menor de todas, das suas folhas picadas para cada xícara de água. Para qualquer finalidade, uma xícara de chá por dia é o suficiente.

Contraindicações e cuidados a ter

É muito importante consumi-la apenas nas quantidades recomendadas, como você viu na receita do chá. Isso porque ela é uma planta tóxica.

No caso das mulheres, se tomarem o chá em excesso durante o período menstrual, correm sério risco de hemorragia uterina. Pelo mesmo motivo, ela é contraindicada para gestantes, em qualquer dosagem, pois é abortiva.

Até mesmo o uso tópico da planta, sobre a pele, deve ser cuidadoso. Se for utilizar, não saia ao sol, pois pode causar queimaduras e deixar manchas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
receitas de panqueca americana
7 Receitas de panqueca americana
pimenta-do-reino
Benefícios da pimenta-do-reino para a saúde