em

AmeiAmei HahahaHahaha FofoFofo Meu Deus!Meu Deus! EstranhoEstranho TristeTriste

20 Alimentos que diabéticos não podem comer

Alimentos muitas vezes julgados como saudáveis podem trazer prejuízos enormes a longo prazo

alimentos que diabéticos não podem comer
Crédito: Freepik

A diabetes é uma doença grave, em que a quantidade de glicose no sangue fica extremamente elevada, devido à falta de produção de insulina pelo pâncreas. A insulina é fundamental para garantir que a glicose siga sua trajetória pelas células. Então, uma das formas de ajudar esse procedimento a funcionar melhor é conhecendo os alimentos que diabéticos não podem comer.

Ao ser diagnosticado com diabetes, geralmente o primeiro passo a ser tomado é o adeus definitivo ao açúcar industrializado. No início é uma tarefa difícil, principalmente para os que não dispensam uma boa sobremesa. Mas junto às alternativas hoje disponíveis, é possível conseguir equilibrar esses desejos de várias formas.

Porém, é preciso estar atento. Alternativas que muitos julgam saudáveis, podem trazer prejuízos enormes a longo prazo. É muito importante ter um acompanhamento médico para saber o que pode comer e fazer o tratamento necessário.

20 Alimentos que diabéticos devem evitar

alimentos proibidos para diabetes
Crédito: Freepik

Pensando nisso, veja uma lista com 20 alimentos que, ao contrário do que muitos podem pensar, são extremamente perigosos para quem tem diabetes.

1. Frutos secos e cristalizados

São ricos em fibra e nutrientes, porém se forem industrializados, é melhor ficar bem longe. Ao serem desidratados, recebem uma quantidade muito grande de açúcar e isso pode ser muito prejudicial.

2. Farinha branca

Sabe-se que os carboidratos se transformam em açúcar dentro do nosso organismo e são a sua principal fonte de energia. Porém, a farinha de trigo branca é refinada, fazendo com que perca a maior parte de seus nutrientes. Então o ideal optar pelos integrais, como aveia, quinoa, trigo sarraceno e farinhas de diversos tipos de sementes e frutas.

3. Leite e derivados

Já faz um tempo que o leite animal e seus derivados não estão no topo da lista dos alimentos recomendados para humanos. Ricos em gordura, promovem o aumento do colesterol ruim (LDL) e estimulam o surgimento de doenças, inclusive, uma resistência à insulina.

4. Carnes gordurosas

Assim como o leite, a carne gordurosa deve ser evitada. Rica em gorduras saturadas, ela aumenta o colesterol. O ideal é substituir por frango, peixe ou peru que são carnes mais magras. Mesmo assim, o efeito da carne no organismo também vai depender da qualidade do exercício físico praticado pela pessoa diabética, pois o excesso de proteínas pode desenvolver insuficiência renal.

5. Salgadinhos

Afaste-se daquele bolinho da padaria, do pastel, da coxinha e empada. Esses alimentos podem até ser saborosos, mas infelizmente estão recheados de quantidades elevadas de sódio, glúten, açúcares e gorduras. Se quiser comer em um momento especial, siga a quantidade recomendada pelo médico e prefira opções feitas em casa e assadas.

6. Frituras em geral

As frituras são muito calóricas, gordurosas e, na maioria das vezes, os empanados levam farinha branca. O ideal é ficar longe desses alimentos que inflamam as células e dificultam a passam do sangue pelas artérias. A diabetes se mantém sob controle quando o sangue está fluindo muito bem e todos os órgãos estão sendo cuidados.

7. Bebidas alcoólicas

O álcool altera os níveis de açúcar no sangue. Verifique com seu médico se pode e o quanto pode consumir de bebida alcoólica em situações especiais. Mas de modo geral, diabéticos devem evitar bebidas com álcool.

8. Sucos naturais

Mesmo os sucos naturais, que são imensuravelmente melhores do que os sucos de frutas prontos, é preciso ter cuidado com o consumo devido à frutose, açúcar natural das frutas. Deve evitar fazer sucos com frutas muito doces. Escolha as cítricas e dilua em água, sem adoçar.

9. Guloseimas

Os doces de supermercado são ricos em açúcar, gordura e com baixíssimo valor nutricional. Guloseimas prontas devem ser totalmente evitadas por pessoas diabéticas, estão no topo da lista de alimentos que diabéticos não podem comer.

10. Cereais

Cuidado, pois a maioria dos cereais comprados em pacotes de indústria contêm muito açúcar e substâncias que intoxicam o organismo. Leia a embalagem e confira antes de levar para a casa.

11. Barrinhas de cereal

As barras de cereais compradas prontas não trazem nenhum benefício para quem tem diabetes. Funcionam como bombas carregadas de açúcar, mesmo as versões que dizem não conter açúcar. O ideal é preparar suas barras de cereais caseiras.

12. Banana e melão

Infelizmente, a banana e o melão fazem parte do grupo de frutas com alto teor de frutose. Nesse caso, é melhor evitar até conversar com o médico para conhecer a lista de frutas que diabéticos podem comer.

13. Capuccino

Pode até ser saboroso, mas o café tipo capuccino contém açúcar e leite, um casamento infeliz para a saúde, principalmente dos diabéticos. Prefira um bom café puro, sem leite animal nem qualquer tipo de açúcar ou adoçante.

14. Alimentos processados e embutidos

O consumo desses alimentos deveria ser proibido para qualquer pessoa. Neles é possível encontrar tudo o que faz mau à sua saúde, além do sódio em excesso para complicar um pouco mais. O sódio é necessário para funções vitais do corpo, mas quando consome demais ele faz o corpo inchar e perder o equilíbrio da pressão.

15. Smoothie

OS smoothies são bebidas cremosas que podem ser saudáveis, mas boa parte das receitas é muito açucarada. Prefira fazer suas bebidas em casa com ingredientes que podem entrar no seu plano alimentar sem medo.

16. Comida chinesa

É geralmente mais calórica e, infelizmente, a maioria dos pratos contém muita gordura, muito sódio e carboidratos, que juntos contribuem para aumentar os níveis de açúcar no sangue. Evite as comidas que não conhece a procedência.

17. Água aromatizada

A água aromatizada é muito apreciada, pois parece que faz menos mau à saúde do que um refrigerante, mas tem a mesma praticidade. Porém, para pessoas com diabetes, mesmo a quantidade reduzida de açúcares nessa água em comparação com sucos e refrigerantes industrializados, faz muito mal.

18. Pizza congelada

Pode ser muito prático, mas esse também é um dos alimentos que diabéticos não podem comer. A pizza congelada de supermercado é bastante calórica, causando um aumento significativo de açúcar no sangue, além de não levar ingredientes que estejam com seus valores nutricionais intactos. Vale muito mais à pena fazer deliciosas pizzas saudáveis e caseiras com ingredientes permitidos.

19. Doritos e nachos mexicanos

Os salgadinhos desse tipo são perigosamente calóricos. Uma porção pode conter 830 calorias, 59 gramas de gordura e 39 gramas de carboidratos. Os diabéticos devem evitar todos os tipos de salgadinhos, mas em especial os mais condimentados.

20. Hambúrguer congelado

Repleto de gordura saturada, o hambúrguer e todo tipo de carne processada, eleva o colesterol fazendo um grande mal para a saúde. Experimente fazer hambúrgueres caseiros e saudáveis. Vai ver que são muito mais saborosos.

O que diabético pode comer

alimentos permitidos para diabetes
Crédito: Freepik

Depois de uma enorme lista de alimentos que diabéticos não podem comer, parece que não sobrou muita coisa, mas não é verdade. Há uma grande lista de alimentos permitidos para diabéticos. Também deve-se considerar a qualidade do alimento, sua pureza e modo de preparo. Tudo isso faz diferença em como cada alimento vai contribuir com o bom funcionamento do organismo do diabético.

  • Sopa de hortaliças e legumes como entrada das refeições principais;
  • Leguminosas, legumes e hortaliças variados em quantidade elevada com relação aos demais grupos de alimentos;
  • Frutas com baixa quantidade de frutose e sempre acompanhadas de outros alimentos;
  • Azeite de oliva extravirgem e óleos saudáveis, como de coco e sementes;
  • Temperos naturais, como cebola, alho e todos os verdes e especiarias;
  • Grãos integrais para incluir inteiros ou em forma de farinha caseira nas receitas;
  • Batata-doce é fonte de carboidratos complexos, de digestão lenta, evitando picos de açúcar no sangue;
  • Gorduras saudáveis como o azeite, os óleos vegetais não refinados, abacate, coco, oleaginosas, azeitonas sem sal.

2 Comments

Leave a Reply
  1. Barbaridades sem fundamentos cientificos… parei de ler quando falou mal do leite, este é um excelelnte alimento, inclusive para diabeticos.

    • Oi, Ahiake. Na verdade, a sugestão é evitar o consumo por conta das gorduras, não suspender completamente.
      Obrigada pelo seu comentário. 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

economizar água

Como economizar água: 13 dicas para um consumo consciente

plantar violeta

Como plantar violetas em casa: no chão ou em garrafa pet