em

31 Receitas com quinoa para todos os gostos

Se está buscando inspiração para começar a usar a quinoa nas suas receitas, acaba de encontrar

receitas com quinoa todos os gostos
Crédito: Pixabay

Entre os ingredientes mais consumidos pelas pessoas que prezam por uma alimentação saudável está a quinoa. Esse grão é uma boa fonte de proteína, fibras, contém vitaminas e minerais essenciais. Além de tudo é possível fazer diversas receitas com quinoa em suas variadas formas, como farinha, em grão ou em flocos. Escolha suas favoritas entre as opções a seguir.

Receitas de salada com quinoa

Tem receitas com quinoa para todos os gostos, desde a salada, passando pelo prato principal, opções de petiscos, lanche, café da manhã e sobremesa. Comprove que a quinoa pode estar presente em todas as refeições do dia para levar mais saúde à mesa, já que todas as sugestões são saudáveis e boa parte delas são bem fáceis de fazer. Comece conferindo as saladas.

1. Tabule de quinoa

receita de tabule de quinoa
Crédito: Natue

O tabule é uma salada libanesa que leva grãos de quinoa, tomate, pepino, salsinha, cebolinha e pimentão. Para o molho usa-se limão, alho, hortelã, azeite, sal e pimenta. Para fazer essa receita, depois de cozinhar a quinoa é só escorrer e misturar com os demais ingredientes. O molho é feito somente na hora de servir.

2. Com legumes grelhados

receita de salada de quinoa e legumes
Crédito: Gastrolândia

Outra forma de servir receitas com quinoa em forma de salada é essa com vegetais diferentes. Também começa com o cozimento da quinoa junto com sal e pimenta. Depois leva para grelhar os vegetais cortados, que são cenoura, abobrinha, berinjela, cebola e tomate. Por fim é só misturar tudo, temperar a gosto e servir.

3. Com cogumelo shimeji

receita de risoto de quinoa e shimeji
Crédito: Pra se Inspirar

Se você gosta de cogumelos, precisa experimentar essa salada que leva quinoa, cebola, alho-poró, shimeji, tomate-cereja, cheiro-verde, azeite, shoyu e sal. É bem simples, primeiro cozinhando a quinoa e depois refogando o cogumelo com a cebola e o alho. Ao final é só misturar tudo e saborear.

4. Salada com manga

receita de salada de quinoa e manga
Crédito: Cozinha Vibrante

Fazer uma salada com gostinho doce também fica uma delícia. Nessa quarta opção das receitas com quinoa quem dá o adocicado é a manga, que tem um levinho sabor ácido para complementar.

A receita ainda leva, além da quinoa e da manga, pimentão vermelho, cebola, coentro e castanhas. Para finalizar vai um molho por cima com suco de limão, molho de peixe, Tabasco, azeite e está pronto para servir.

5. Quinoa, tomate e muçarela

receita de salada de quinoa e muçarela
Crédito: Casal Mistério

Com bolinhas de queijo muçarela também é possível fazer essa deliciosa salada que é combinada com a quinoa, tomates-cereja e folhas de manjericão resultando em um prato bem colorido e apetitoso. O tempero sugerido é feito com vinagre de arroz, sal, azeite e açúcar.

Acompanhamentos à base de quinoa

Nessa lista estão pratos que pode servir como acompanhamento em uma das refeições principais, como muffin, pão e pratos em que a quinoa temperada é o destaque.

6. Muffin salgado com alho-poró

receita de muffin de quinoa
Crédito: Pimenta do Reino

Os muffins são pequenos bolinhos fofos que geralmente são doces, mas nada impede de fazer deliciosas receitas com quinoa para muffins salgados. Essa é integral e pode ser servida em qualquer refeição do dia, acompanhada de uma carne e uma salada fresca.

7. Pão sem glúten com chia

receita de pão de quinoa
Crédito: Marola com Carambola

Esse é um pão muito saudável para começar o dia com energia, além de ser perfeito para quem não pode ou não quer comer glúten. A receita leva uma boa quantidade de ingredientes, como farinha de chia, ovos, açúcar mascavo, polvilho doce, farinha de quinoa e ervas secas, mas o preparo é bem simples. Vale a pena experimentar.

8. À grega

receita de quinoa à grega
Crédito: Blog da Mimis

Esse prato é ideal para servir como acompanhamento no almoço. É uma versão mais saudável do tradicional arroz à grega, mas o arroz é substituído pela quinoa. Os demais ingredientes são cenoura, pimentão, abobrinha, uva passa e deliciosas amêndoas ou castanhas laminadas para decorar e dar crocância ao prato. Perfeito para eventos especiais.

9. Quinoa mexicana

receita de quinoa mexicana
Crédito: Sweet my Kitchen

Por levar feijão e ser bem temperado é o que justifica o nome desse prato. É feito com alho, cebola, pimentão, cominho, canela, milho, tomate, coentro, limão e, claro, quinoa. Fica muito apetitoso no aroma, na aparência e no sabor. Assim como o anterior, é uma ótima ideia de refeição para servir quando tiver convidados.

10. Cuscuz de quinoa

receita de cuscuz de quinoa
Crédito: Amábile Kolenda

Se você já comeu o cuscuz marroquino, que já é saudável, vai gostar de conhecer essa versão ainda mais saudável que leva quinoa. É um maravilhoso acompanhamento para carnes, saladas e pode servir quente ou frio. A receita leva, além da quinoa, cenoura, cebola, alho, tomate, vagem, pimentão, abobrinha, salsinha e temperos. Fica colorida e deliciosa.

11. Rocambole assado de lentilha vegetariano

receita de rocambole de quinoa
Crédito: Presunto Vegetariano

Essa é mais uma das receitas com quinoa para um almoço ou jantar especial. Mesmo sendo vegetariana, quem come carne certamente vai gostar. Leva lentilha, louro, quinoa, alho, cebola, limão, orégano, cominho, aveia e trigo integral. Você pode rechear essa massa com queijo e vegetais e servir com os acompanhamentos que desejar, pois combina com quase tudo.

12. Farofa de beterraba

receita de farofa de quinoa
Crédito: Aromas e Sabores

Pode soar estranho uma farofa de beterraba, mas é possível, gostoso, bonito e saudável. Para essa receita vai precisar apenas de alho, azeite, beterraba ralada, sal, pipoca de quinoa e, claro, a farinha de mandioca para essa farofa fazer sentido. É muito simples de preparar! Experimente e sirva no lugar da farofa tradicional.

13. Arroz com quinoa negra e amaranto

receita de arroz com quinoa negra
Crédito: Marola com Carambola

Para deixar o arroz branco com um aspecto e um sabor especiais, essa sugestão é uma boa pedida. Use arroz tipo agulha, quinoa negra, amaranto, sementes de mostarda, ervas frescas e sal. Dessa vez não precisa cozinhar a quinoa primeiro, pois ela vai cozinhar junto com o arroz e os demais ingredientes. É muito prático de fazer.

14. Minipimentão recheado

receita de pimentão recheado de quinoa
Crédito: Sem Medida

Outra das receitas com quinoa para servir como entrada ou acompanhamento. Os pimentões em tamanho reduzido fazem uma ótima apresentação e a receita é bem simples. Leva os pimentões, que podem ser na cor que você quiser, também quinoa, cenoura, alho-poró, cebola e pão francês amanhecido.

15. Hambúrguer com gergelim

receita de hambúrguer de quinoa e gergelim
Crédito: Veganana

Essa versão empanada não substitui a carne, mas é deliciosa para quem quiser experimentar um prato diferente. Vai utilizar quinoa, cenoura, farinha de aveia, cebolinha, alho, orégano, páprica, sementes de gergelim que deixam um sabor tostado delicioso, sal, pimenta e farinha de milho para empanar.

16. Hambúrguer de quinoa com grão-de-bico

receita de hambúrguer de quinoa e grão
Crédito: Sweet my Kitchen

O grão-de-bico faz uma ótima massa para usar em diversos pratos, como nesse hambúrguer. Use o grão já em lata para facilitar, além de alho, ovo, quinoa, cominho, páprica, pão ralado, sal, pimenta e azeite. Depois sirva como um hambúrguer tradicional, com molho barbecue, molho de mostarda caseiro, pão, salada e, claro, batata frita.

17. Hambúrguer de quinoa com batata-doce

receita de hambúrguer de batata e quinoa
Crédito: Be Nice Make a Cake

Hambúrguer roxo? Lindo, gostoso e saudável também. Para fazer esse prato você vai precisar de batata-doce roxa para que fique nessa cor viva. Vai usar também a quinoa, cebola, alho, coentro, pimenta dedo-de-moça, pimenta preta, sal e cominhos. Depois de fazer o purê de batata é só refogar a cebola com o alho e a pimenta dedo de moça, processar tudo e fazer a massa. Depois que estiver completamente frio é só moldar, assar e se deliciar.

Com peixe

A quinoa combina com tudo mesmo, até pratos à base de peixe em que ela complementa com sabor, textura e cor.

18. Atum com crosta de quinoa

receita de atum com quinoa
Crédito: Pimenta do Reino

Se você gosta de peixe, especialmente do atum que tem sabor mais forte, precisa saber como a quinoa é uma ótima combinação. Esse prato é bem leve, tem apresentação digna de gourmet e é fácil de fazer.

O primeiro passo é cozinhar a quinoa e depois ela é misturada com linhaça, gergelim, amêndoa, açafrão, sal e pimenta. Essa é a crosta. Depois é só temperar o atum com sal e pimenta, passar pela crostinha e dourar na frigideira. Basta fazer uma salada fresca e tem uma refeição pronta.

19. Empadão de peixe

empadão de peixe e quinoa
Crédito: Sapo

Esse prato de forno serve tanto como principal, quanto acompanhamento. Pode fazer em versões pequenas e grandes, conforme a quantidade de pessoas que for servir. A receita leva quinoa cozida, o tipo de peixe que preferir, azeite, sal, pimenta, cebola, alho, mix de legumes congelados, flocos de milho, pão de forma, aveia em flocos, molho de tomate e creme de leite.

20. Ceviche de peixe com quinoa

ceviche de peixe e quinoa
Crédito: Food Network Brasil

O ceviche é um prato em que o peixe é cortado em pequenos pedaços e é colocado cru para marinar em tempero à base de limão para curtir e “cozinhar”. Essa receita é bem temperada e colorida, perfeita para servir como entrada ou em um coquetel.

21. Bolinho de peixe

bolinho de peixe e quinoa
Crédito: Feito com Amor

Gostoso para servir como petisco, entrada ou acompanhamento, o bolinho de peixe com quinoa é feito com peixe branco, quinoa cozida, ovo, cebola, salsinha misturada com coentro, sal e pimenta. Tem ainda a receita de um delicioso molho de iogurte para acompanhar.

Receitas com carne

Por ter ficado conhecida especialmente dentro das dietas vegetarianas e veganas, a quinoa tem muitas formas de preparo sem carne. Mas também tem essas opções para quem inclui a carne no cardápio.

22. Sopa de quinoa com carne

sopa de carne e quinoa
Crédito: Guia da Cozinha

Essa é uma sopa para servir no almoço porque é bem nutritiva e consistente, além de levar carne vermelha, então não é ideal para o jantar. Essa sugestão é feita com carne de músculo, quinoa em flocos, cebola, alho, caldo de carne, colorau, azeite, sal, pimenta, ervilha congelada e batata.

23. Escondidinho de mignon

escondidinho de carne e quinoa
Crédito: Panelinha

Quer servir um prato especial, que seja meio risoto e meio escondidinho? Essa é a receita perfeita. O escondidinho de quinoa é feito com um molho de filé mignon mais consistente, para servir como recheio, e a quinoa é a “massa” que a carne vai rechear.

24. Hambúrguer de carne com quinoa

hambúrguer de carne e quinoa
Crédito: Aqui na Cozinha

Depois das versões de hambúrguer vegetariano com quinoa, tem também a versão com carne para servir acompanhado de arroz, de quinoa cozida ou fazer um lanche com pão, do jeito tradicional.

25. Picadinho de carne e legumes

picadinho de carne e quinoa
Crédito: Receitas Nestlé

Esse também é um ótimo prato de almoço, que pode ser o principal, fazendo apenas uma salada fresca para acompanhar. Leva coxão duro, tomate, mandioquinha, quinoa, salsa, tomilho, alho, cebola e alho-poró.

26. Risoto com frango e legumes

risoto de carne e quinoa
Crédito: Charminho na Cozinha

Prefere frango em vez da carne vermelha? Faça esse risoto leve e saudável que leva cebola, pepino, tomate, salsinha, vinho branco, azeite,pimenta, sal, curry, além da quinoa e do peito de frango picado.

Receitas doces

Depois de tantas receitas salgadas, chega a hora da sobremesa e dos pratos para servir no lanche da tarde, quando um docinho cai bem.

28. Cookie de quinoa

receita de cookies de quinoa
Crédito: Pâmela Brandão

Nessa opção de cookie é usado óleo de coco, mel, ovos, essência de baunilha, trigo integral, sal, bicarbonato, aveia em flocos, quinoa, sementes de linhaça e de chia, amêndoas laminadas, passas e gotas de chocolate. Perfeito para servir às crianças sem medo doa açúcares e condimentos industrializados.

29. Bolo de banana

receita de bolo de quinoa
Crédito: Revista Ana Maria

Um bolinho também cai bem desde o café da manhã até o da tarde, e essa versão sem glúten é uma delícia. Leva farinha de quinoa, flocos de quinoa, mel, fermento, banana, ovos e óleo de coco. Só precisa desses poucos ingredientes misturados para um bolo fofo e delicioso.

30. Mingau de quinoa com morango

receita de mingau de quinoa
Crédito: Gulab

Um mingau sem aveia, mas sim, com quinoa. Para fazer você vai precisar de leite, água, açúcar, morangos picadinhos e iogurte desnatado. Só vai precisar cozinhar a quinoa com água, leite e açúcar e quando ela estiver bem molinha, misture o iogurte e os morangos. Uma maneira de começar o dia com bom humor, com certeza.

31. Quinoa doce com leite de amêndoas

quinoa doce sem lactose
Crédito: Tudo Receitas

Essa é uma variação do arroz doce para quem quer uma opção mais saudável. Não tem glúten nem lactose, é docinha, leve e saborosa para comer no lanche. Esse doce é feito com quinoa, leite de amêndoas, que é bem suave, açúcar mascavo, canela em pó e uvas passas, se gostar. Pode servir morno ou gelado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

dormir com cabelo molhado faz mal

Dormir com cabelo molhado faz mal?

bebidas para queimar gordura

Top 10 bebidas para queimar gordura