em

AmeiAmei HahahaHahaha FofoFofo Meu Deus!Meu Deus! EstranhoEstranho TristeTriste

As 15 melhores receitas com batata-doce para você fazer e experimentar

Veja sugestões para fazer no café da manhã, no almoço, nos lanches e no jantar. Aproveite os benefícios da batata-doce
batata-doce
Crédito: Wikimedia Commons

A batata-doce sempre foi um alimento muito consumido no país inteiro, mas há algumas décadas pensava-se que ela engordava. Agora, com tanta informação sobre dietas saudáveis, as receitas com batata-doce são recomendadas para quem se preocupa com uma alimentação nutritiva, fresca e saborosa ao mesmo tempo.

Como fazer batata-doce: 20 receitas

Esse alimento tem cerca de 86 calorias por porção de 100 gramas, proteína, potássio, carboidratos de digestão lenta, o que é bom, e vários outros nutrientes essenciais para a reposição diária. Além de todo o valor nutricional, as receitas com batata-doce são bem variadas, doces e salgadas, para servir do café da manhã ao jantar.

1. Panquecas

ideias de receitas com batata-doce panqueca
Crédito: NIT

Começar o dia com um belo café da manhã é uma ótima ideia. Faça escolhas nutritivas, como essas panquecas feitas com batata-doce, farinha de coco, canela, bicarbonato de sódio e um ovo. Simples, rápida, saborosa e pode variar os recheios como quiser.

Receita: para começar o dia bem e com alimentos saudáveis

2. Escondidinho com frango

ideias de receitas com batata-doce escondidinho
Crédito: Mel e Pimenta

O escondidinho é um delicioso prato de forno que leva um purê de batatas recheado com o que desejar, nesse caso, molho vermelho de frango. Por cima leva uma generosa camada de queijo para derreter enquanto gratina.

Receita: para uma refeição saborosa e diferente

3. Coxinha assada

ideias de receitas com batata-doce coxinha
Crédito: Tudo Gostoso

A coxinha pode ser feita com vários tipos de massa. Essa versão de batata-doce é muito saborosa, consistente e combina com todos os recheios. Além do mais, é uma versão saudável para quem ama coxinha, mas não gosta de comer fritura e não quer comer nenhum tipo de farinha.

Receita: para experimentar coxinha feita com esse ingrediente

4. Nhoque

ideia de receitas com batata-doce nhoque
Crédito: Tudo Gostoso

O nhoque é uma receita italiana bem simples de preparar. É feita uma massa, que pode ser à base trigo, outras farinhas, batata branca ou batata-doce. Depois a massa é cortada em pequenos pedaços, como balas, e cozidas para servir com o molho que desejar. Um prato principal perfeito para o almoço.

Receita: para substituir a batata inglesa no preparo

5. Creme de batata-doce com cenoura e alho-poró

ideia de receitas com batata-doce creme
Crédito: Sabor Intenso

Para quem janta cedo, um creme quentinho, leve e nutritivo para ir dormir sem fome. Também serve como entrada antes do prato principal do almoço ou jantar. A receita leva azeite, alho-poró, batata-doce, cenoura, caldo de legumes caseiro, cebolinha e sal.

Receita: aprenda como fazer esse delicioso creme

6. Pudim de batata-doce

ideias de receitas com batata-doce pudim
Crédito: Cozinhar sem Stress

Com a batata-doce pode fazer até mesmo um pudim para a sobremesa. Essa versão é mais consistente e cremosa. Leva purê de batata, baunilha, açúcar, manteiga, Maizena, ovos e leite. Se quiser, também pode adicionar coco ralado.

Receita: para fazer um delicioso pudim

7. Bolo com chia (sem glúten e sem lactose)

ideia de receitas com batata-doce bolo
Crédito: Amor pela Comida

Para o café da tarde, um bolo saudável, sem glúten, sem lactose, fofinho e delicioso. Só precisa misturar os ingredientes todos no liquidificador e depois levar para assar. Leva batata-doce, leite de coco, ovos, óleo de girassol, açúcar mascavo, vinagre de maçã, sal, canela em pó, farinha de arroz, aveia, polvilho doce, chia e fermento.

Receita: para fazer um delicioso bolo sem glúten e sem lactose

8. Pãezinhos de batata-doce

ideia de receitas com batata-doce pao
Crédito: Aqui na Cozinha

Como o purê de batata-doce se incorpora a vários tipos de massas, até pão dá para fazer pão com ele. Vai precisar também de manteiga, açúcar, ovos, leite, trigo, fermento biológico e uma gema batida para pincelar antes de assar. Com a gema pincelada a casquinha dos pães vai ficar douradinha e muito apetitosa.

Receita: aprenda a fazer pãezinhos para o café da manhã ou lanche da tarde

9. Chips de batata-doce

ideia de receitas com batata-doce chips
Crédito: Vanessa Alfaro

Evite comprar pacotes de batata chips quando quiser um petisco para maratonar suas séries. Em vez disso, faça suas batatas chips caseiras temperando com sal, pimenta, orégano, alho em pó e o que mais gostar. Elas são assadas e ficam deliciosas.

Receita: perfeita para servir aos amigos como petisco

10. Bolachas de batata-doce

ideia de receitas com batata-doce bolacha
Crédito: Flagrante Delícia

Mais uma sugestão deliciosa das receitas com batata-doce para um lanche leve e nutritivo. Para fazer essas bolachinhas vai precisar de açúcar de coco, batata-doce, amêndoas, gemas, manteiga e canela. Poucos, mas deliciosos ingredientes, para servir biscoitinhos amanteigados com café ou chá.

Receita: para o lanchinho a qualquer hora do dia

11. Sopa com batata-doce e abóbora

batata-doce
Crédito: Gourmet Amadores

Essa é uma das receitas com batata-doce que focam mais na saúde, pois ela regula os níveis de sal e promove um fornecimento extra de vitamina A e ferro, provenientes da abóbora. Além disso, esse caldo é uma opção leve que é perfeita para se ingerir antes de dormir, como entrada ou até mesmo no café da manhã.

Receita: para os dias frios ou para servir como entrada

12. Recheada

batata-doce
Crédito: Cozinhando para 2 ou 1

Essa receita é muito simples de ser feita e dá a liberdade de escolha para o recheio, conforme as suas necessidades. Assim, você poderá utilizar carne moída, bacon, couve, frango e outros componentes gostosos para rechear essa batata.

Receita: deliciosa para os dias que deseja agilidade na cozinha

13. Brownie

batata-doce
Crédito: Gastrolãndia

Esse brownie leva batata-doce, essência de baunilha, achocolatado (ou cacau em pó, se você tiver), canela em pó, avelã moída e gotinhas de chocolate. Essa receita não é para quem está em dieta, mas é de dar água na boca.

Receita: super saborosa para servir em qualquer ocasião

14. Milkshake

batata-doce
Crédito: Frango com Batata-Doce

Quem está de dieta deve ter ficado com água na boca ao ler a receita anterior, mas não se preocupe! Afinal, esse milkshake de batata-doce é uma excelente sobremesa saudável que é fácil de ser feita, bastando apenas bater todos os componentes no liquidificador.

O leite utilizado é o de soja, o que torna esse milkshake acessível para quem possui intolerância à lactose e a dose extra de Whey Protein funciona muito bem para a suplementação proteica necessária para o desenvolvimento da massa muscular.

Receita: para manter a forma tomando um milkshake

15. Bombom

batata-doce
Crédito: Presunto Vegetariano

Sim, é possível fazer até bombom com batata-doce! Isso apenas prova o quanto esse ingrediente é versátil e pode ser usado em diversas receitas. Para fazê-lo, você irá necessitar de açúcar mascavo, cacau em pó, essência de baunilha e confeitos, se você preferir.

Como pode perceber, esses ingredientes não fazem mal à saúde e possuem pouca química em sua composição, o que torna esse bombom mais saudável do que o industrial. Outro ponto é que é vegano, não possui glúten e leva apenas meia hora para ficar pronto.

Receita: completa para fazer docinhos vegetarianos

Quais dessas receitas com batata-doce você pretende fazer em casa? Comente abaixo e compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
máscara de tomate
Benefícios e como fazer máscara de tomate para a pele
cadela saudavel e sacrificada
Cadela saudável é sacrificada para ser enterrada com a dona