em

10 Melhores alimentos para limpar o cólon

Cuidar do cólon significa prevenir-se do câncer intestinal e absorver melhor os nutrientes
Crédito: Freepik

O cólon é a parte central do intestino grosso, que vai até o reto, sendo o local onde pode se desenvolver o câncer intestinal. Ele é fundamental para a sua saúde, pois absorve nutrientes e os leva para a corrente sanguínea. Por isso é sempre bom investir em alimentos para limpar o cólon.

Essa parte do corpo é responsável pela regulação da água e pela formação do bolo fecal. É também onde se encontra boa parte da flora intestinal, sendo assim de suma importância para o corpo.

Aqui você encontra:

Quais são os melhores alimentos para limpar o cólon

alimentos para limpar o cólon
Crédito: Freepik

O cólon sujo pode gerar intoxicação no corpo, causando doenças, mal estar e piorando o estado da pele. Causa também maior propensão a alergias e infecções, dada a baixa da imunidade.

Assim, é fundamental tomar cuidado e consumir alimentos para limpar o cólon. Se você quer deixar seu cólon funcionando perfeitamente, deve adicionar alguns desses alimentos na sua rotina alimentar.

1. Quinoa

De acordo com a FAO, órgão das nações unidas que regula o ramo de agricultura e alimentação, a quinoa tem um balanço perfeito de aminoácidos para a sua alimentação. Ela também faz com que o intestino funcione corretamente, melhorando a qualidade de vida de pessoas saudáveis e celíacas.

Além disso, ela é rica em fibras, o que faz com que o funcionamento do cólon seja mais eficiente, eliminando parte da gordura que seria depositada.

2. Arroz integral

O arroz integral, principalmente o selvagem, é perfeito para o funcionamento e limpeza adequada do cólon por causa da sua quantidade de fibras.

Além disso, ao substituir o carboidrato vazio do arroz branco, você adiciona nutrientes essenciais na sua alimentação, reforçando o sistema imunológico.

3. Lentilha

A lentilha, assim como os feijões, possui fitoquímicos que ajudam a prevenir o câncer de cólon, mantendo-o limpo e mais saudável.

Além disso, é rica em fibras, ajudando na formação do bolo fecal e na manutenção da flora intestinal.

4. Chia

A chia ajuda a eliminar as substâncias tóxicas ao organismo, como a gordura e o açúcar, fazendo com que ele corra menor risco de intoxicação, por isso é um dos alimentos para limpar o cólon.

Para isso, bastam duas colheres de sopa ao dia, garantindo também uma boa quantidade de fibras, que irá suprir 40% da sua necessidade diária.

5. Couve, brócolis e couve-flor

Esse grupo de alimentos deve estar em seu cardápio todos os dias! Além de serem ricos em nutrientes, possuem o sulforafane, que ajuda no estímulo do agente que combate o câncer.

Além disso, tem glucorafanina, com ação antioxidante e anti-inflamatória e fotoquímicos que auxiliam a absorção de nutrientes, ajudando também a reduzir as bactérias ruins e aumentar as boas.

6. Salmão, sardinha e truta

Esses peixes são ricos em ômega-3, que ajuda a prevenir o câncer do cólon, funcionando como um excelente antioxidante. Além disso, podem facilmente fazer parte de uma dieta detox como elementos de limpeza para uma nutrição balanceada.

7. Oleaginosas

As oleaginosas contém ácido alfa-linolênico, que ajuda a limpar o cólon, facilitando a absorção de nutrientes e eliminação do bolo fecal.

Tem também uma grande quantidade de fibras e ômega-3, deixando o intestino mais saudável e resistente.

8. Iogurte

Ingerir iogurte natural é alimentar sua flora intestinal, fazendo com que seu intestino funcione com melhor qualidade.

Alimentos fermentados, probióticos e prebióticos tendem a reduzir a chance de câncer no cólon em 38%, de acordo com estudo publicado no International Journal of Cancer.

9. Kefir

O kefir é um anti-inflamatório natural para o cólon, fazendo com que as chances de doenças sejam reduzidas, além de ajudar na alimentação de quem sofre com doença celíaca.

É rico em nutrientes essenciais, sendo excelente também para a flora intestinal e um dos probióticos mais recomendados.

10. Maçã

A maçã, principalmente se ingerida com a casca, é rica em pectina, que facilita o trânsito intestinal. Junto com ela, é necessário que se beba bastante água, para evitar a formação de gases.

Suas fibras solúveis ajudam na fermentação, melhorando a flora intestinal e fornecendo mais energia, o que protege a mucosa de diversas doenças.

Agora que você já sabe quais são os melhores alimentos para seu cólon, basta adequar a sua dieta com o apoio de um nutricionista e desfrutar de uma vida mais saudável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
Como tirar bolinhas da roupa
Como plantar melancia