em

10 Alimentos que provocam gases

O que você come pode causar os incômodos gases. Saiba quais são e previna-se
alimentos que provocam gases
Crédito: Freepik

Veja quais são os alimentos que provocam gases e saiba como combater esse incômodo, tanto pela alimentação quanto por outros meios. Assim, acabe com o desconforto e dor causados por esse problema, além daquela sensação de inchaço.

10 Alimentos que provocam gases

Existem alguns alimentos consumidos no cotidiano que são enormes causadores desse problema, gerando muito desconforto em quem os come excessivamente. Confira abaixo que alimentos são esses.

1. Maçã

Rica em frutose, a sua digestão é feita de forma lenta. Quando o organismo quebra o açúcar presente nela, ocorrem os gases. Além disso, sua alta quantidade de fibras acaba colaborando para esse processo, ainda que ajude na hora de defecar.

2. Pera

A pera, assim como a maçã, possui bastante frutose e apesar de este açúcar ser benéfico ao organismo, ele pode causar inchaço, gases e cólicas em algumas pessoas.

3. Feijão preto

Rico em diversos minerais e em fibras, a sua digestão é bastante complicada, necessitando de muito tempo para que todos os seus nutrientes sejam processados. Desse modo, o feijão preto favorece bastante a formação de gases no trato digestório, podendo gerar bastante desconforto.

4. Cereja

A cereja possui também um enorme potencial para a produção de gases, possuindo enorme presença de açúcares que não são devidamente metabolizados pelo trato digestivo, fator que gera maior produção de flatulências.

5. Uvas

Sejam verdes ou vermelhas, todos os tipos dessa fruta possuem altos índices de frutose e que as torna ainda mais doces e pode provocar inchaço ou flatulência, sendo também muito ricas em fibras.

6. Abacaxi

O abacaxi possui uma quantidade muito grande de fibras, fator que facilita muito as idas ao banheiro, mas que também pode gerar muitos gases, provocando-os com a sua mistura com a forte presença de frutose.

7. Leite e derivados

Principalmente para aquelas pessoas que não conseguem digerir a lactose, esse grupo de alimentos trará desconforto. Além disso, o açúcar natural presente em iogurtes, por exemplo, pode reagir no organismo produzindo mais gases que o normal.

8. Amido

Comidas com alto teor de amido, como a batata, massas e milho são alimentos que provocam gases. A razão disso: ele não é completamente absorvido e vai ao intestino grosso, onde é fermentado por bactérias. O resto você já sabe.

9. Brócolis

E ele não está sozinho: o repolho, a couve e a couve-flor também estão classificados como alimentos que provocam gases. O enxofre contido neles reage com as bactérias intestinais, aumentando o inchaço intestinal.

10. Carne vermelha

alimentos que provocam gases carne vermelha
Crédito: Unsplash

Como é mais difícil de digerir, a carne fica mais tempo sob o efeito de bactérias no intestino grosso. Para piorar, muitas proteínas possuem enxofre na sua composição, o que é outro fator de produção das flatulências.

Alimentos que combatem os gases

Existem também alimentos que ajudam a combater os gases, com a ingestão de legumes ricos em água e de fácil digestão, como alface e o tomate. Esses vegetais ajudam no correto funcionamento do trato digestivo e fazem com que a flora intestinal produza menos gás, diminuindo assim o desconforto e a dor abdominal que tanto incomodam as pessoas que sofrem com as flatulências.

Paralelamente a isso, recomenda-se a ingestão de bastante água ou chás, como chá de funcho ou erva-doce, que são plantas que ajudam a eliminar os gases. É importante também que se evite a ingestão dos alimentos formadores de gases, para que não gere o processo novamente.

Veja a lista abaixo com os alimentos que combatem os gases:

  • Tomate;
  • Alface;
  • Chicória;
  • Aspargos;
  • Iogurte kefir ou iogurte natural;
  • Chás de erva-cidreira, gengibre, erva-doce ou carqueja.

Dicas para eliminar gases

Como se livrar do desconforto dos gases, além das mudanças alimentares? Existem algumas técnicas que podem favorecer esse processo.

A primeira dica envolve evitar diversos hábitos que podem gerar os gases, como:

  • Consumo de produtos fermentados como cerveja, vinagre e pão;
  • Dietas exageradas e muito restritivas;
  • Ingestão excessiva de açúcares;
  • Reação ao consumo de produtos com leite ou glúten;
  • Ingestão de produtos com farinha refinada;
  • Mastigação insuficiente dos alimentos.

Para combater esses hábitos, é necessário que você:

  • Procure não beber líquidos com as refeições ou beba apenas uma pequena quantidade;
  • Mastigue bem todos os alimentos, principalmente os mais difíceis de mastigar;
  • Não tenha pressa de terminar a sua refeição, tenha calma na hora de se alimentar;
  • Inclua alimentos cheios de fibras em suas refeições;
  • Beba bastante água durante o dia para ajudar a digestão dos alimentos;
  • Faça pequenas refeições durante o dia em vez de apenas uma ou duas muito pesadas;
  • Experimente também tomar chá de hortelã antes das refeições.

Além das gases está com o intestino preso? Veja no vídeo como fazer uma auto-massagem para melhorar.

Redigido por Angela Oliveira

Mãe de três, esposa em treinamento há mais de duas décadas, nerd assumida e karateca por paixão. Ama escrever e procura sempre as melhores informações para compartilhar e deixar seu dia a dia mais leve, simples e gostoso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

como usar touca térmica
Benefícios e como usar touca térmica nos cabelos
como plantar tangerina
Como plantar tangerina passo a passo