em

AmeiAmei FofoFofo Meu Deus!Meu Deus! EstranhoEstranho TristeTriste

15 sintomas de intolerância ao glúten e como tratar

Os sintomas muitas vezes são mal interpretados e as pessoas não sabem que possuem essa intolerância.

Se você sofre de constantes problemas no estômago, diarreia ou prisão de ventre, saiba que estes podem ser alguns dos sintomas de intolerância ao glúten. Em casos mais graves, torna-se uma enfermedade, conhecida como Doença Celíaca.

Sintomas de intolerância ao glúten

Esses sintomas podem se manifestar em qualquer fase da vida, desde criança até adultos. Trata-se da incapacidade de digerir essa proteína, que está presente em alimentos como o trigo, centeio e cevada.

1. Desconforto abdominal

Um dos principais sintomas de intolerância ao glúten está relacionado ao desconforto abdominal provocado pela digestão lenta e até mesmo indigestão. Outros problemas relacionados são a barriga inchada e a cólica abdominal.

2. Dor de cabeça

É muito comum dentre os sintomas, as dores de cabeça e até mesmo crises de enxaqueca recorrentes. Normalmente esse sintoma se manifesta cerca de 30-60 minutos após a ingestão da proteína.

3. Fadiga crônica

Outro sintoma de intolerância ao glúten é a fadiga, que pode ser resultado de uma deficiência de nutrientes. Uma vez que as células da parede do intestino ficam danificadas, devido à sensibilidade à proteína, não há absorção adequada das vitaminas e nutrientes.

4. Tontura e confusão mental

sintomas de intolerância ao glúten

Desorientação, tontura e confusões mentais logo após as refeições podem ser sintomas de intolerância ao glúten. As atividades cerebrais sofrem alteração quando o organismo é, de alguma forma, sensível a determinadas substâncias. Neste caso, a proteína do glúten.

5. Dor muscular

O surgimento ou até memo o aumento de dores musculares podem ser um desses sintomas. Elas se manifestam ainda nos tendões e articulações, provocando a fibromialgia. Neste caso, as regiões que sofrem inchaços articulares são: dedos, joelhos e quadril.

6. Debilidade no sistema imunológico

Isto acontece devido a não absorção adequada de nutrientes e vitaminas. Consequentemente o sistema imunológico é afetado, como uma das consequências da sensibilidade ao glúten.

7. Depressão e ansiedade

Assim como irritações e mudanças bruscas de humos podem estar associadas à intolerância ao glúten, em casos mais severos. Tudo isso consequência da baixa absorção de nutrientes, fadiga e desconforto.

8. Coceira e problemas de pele

sintomas de intolerância ao glúten

Alguns dos sintomas podem se manifestar na pele, causando coceiras e irritações, assim como bolinhas vermelhas e erupções. Normalmente elas concentram-se nos braços e rosto.

9. Atraso no desenvolvimento infanto-juvenil

A intolerância ao glúten prejudica o desenvolvimento de crianças e adolescentes, uma vez que atrapalha a absorção dos nutrientes essenciais para o crescimento. Sendo assim, podem causar problemas de atraso na puberdade, atrasos em ciclos menstruais e até mesmo o não crescimento (baixa estatura).

10. Desordem hormonal

Os níveis de estrogênio sofrem alterações e são considerados como um dos sintomas de intolerância ao glúten. Assim como nos adolescentes, as mulheres podem ter os ciclos menstruais alterados.

11. Perda de peso

A perda de líquidose a não absorção de nutrientes e vitaminas pode causar a perda de peso. Mas atenção, esse sintoma de intolerância ao glúten não é benéfico, mesmo para quem deseja ou precisa emagrecer. Inclusive, essa consequência pode gerar diversos problemas de saúde.

12. Desidratação

Outra consequência, que apesar de já ter sido citada anteriormente, vale a pesa ser destacada. Tenha atenção a este quadro, pois todo o organismo necessita de “água” para o seu correto e bom funcionamento.

13. Diarreia e gases intestinais

sintomas de intolerância ao glúten

Muito comum estes dois sintomas. Eles podem ser observados logo após a ingestão de alimentos com esse tipo de proteína. É preciso ter atenção e procurar o médico para evitar problemas de desidratação.

14. Intolerância a lactose

Você sabia que um dos sintomas de intolerância ao glúten é o mesmo referente à lactose? É muito comum que as pessoas apresentem dificuldade de processas esses dois tipos de substância no organismo.

15. Gerar doenças como osteoporose, anemia e cáries

Quando os sintomas persistem por anos (pois não é evitado a ingestão da proteína), a consequência são doenças como osteoporose e cáries (deficit de cálcio) e até mesmo a anemia (deficit de ferro).

Como identificar a intolerância ao glúten através de exames

A partir do momento que você identificar esses sintomas deve procurar o seu médico e solicitar a ele uma bateria de exames, para identificar se existe ou não essa sensibilidade a proteína. Os exames mais comuns são: de sangue, de fezes, de urina e biópsia intestinal.

Como tratar?

sintomas de intolerância ao glúten

Após ter diagnosticado a intolerância à proteína, o ideal e reduzir e eliminar todos os alimentos que contenham essa substância. Mas não se preocupe, pois é relativamente fácil substituir essa proteína. Outros tipos de farinha, como de milho, fubá, mandioca, polvilho, amido de milho e fécula de batata são alguns dos exemplos.

Tenha atenção ainda aos rótulos dos alimentos que você irá comprar nos supermercados. Lá você conseguirá indicações de que se trata de um produto sem glúten.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

orações do perdão

Conheça as poderosas orações do perdão

Irmãs baianas criam 'bafômetro' que detecta pelo menos 15 doenças

Irmãs baianas criam ‘bafômetro’ que detecta pelo menos 15 doenças