em

AmeiAmei FofoFofo

6 Benefícios da água com limão para a saúde

Saiba por que essa bebida simples emagrece, desintoxica e deixa seu organismo muito mais alcalino.
benefícios da água com limão para a saúde
Crédito: Unsplash

A água com limão é utilizada por diversas pessoas já há bastante tempo. Natural, econômica e fácil de fazer, a mistura faz parte do dia a dia de várias famosas e pode trazer muitos benefícios para você!

Se efeito detox e capacidade de reduzir o apetite, faz com que seja uma aliada na luta contra aqueles quilinhos a mais. Além disso, o limão diminuiu o envelhecimento precoce, reforça o sistema imunológico e afasta resfriados e gripes. Entenda por que a bebida é tão boa para você!

6 Benefícios da água com limão

Para que o seu corpo aproveite todas as vantagens dessa bebida, é preciso também seguir algumas dicas. O melhor é buscar uma fruta mais orgânica, que não tenha passado por nenhum processo químico. Os pesticidas podem interferir no seu organismo.

Também é ideal que você beba água com limão em jejum, para que tenha maior efeito. Se você pensa que isso poderá causar azia, está muito enganado! Entenda por quê:

1. Melhora a digestão

água com limão para digestão
Crédito: Freepik

Água com limão desincha seu corpo, pois tem efeito diurético. Quando você ingere a bebida em jejum, ela alcaliniza o seu sangue. O que isso quer dizer? É simples, o sangue possui um pH que pode ser:

  • Ácido: 0;
  • Neutro: 7;
  • Alcalino: 14.

O sangue deve ter o pH entre 7,36 e 7,42, ou seja, levemente alcalinizado. As variações de pH mais bruscas podem deixar você doente. O sangue ácido, por exemplo, pode causar coma. Assim como, quando alcalizado demais, o sangue compromete o sistema imunológico e causa irritações, espasmos, convulsões e outros problemas.

O que muda o pH do sangue? A sua alimentação. Comer frituras, proteínas animais, alimentos refinados, como sal, farinha e açúcar, refrigerantes e tudo que for cozido demais, pode acidificar o corpo. Então, para manter o equilíbrio, você deverá compensar com alimentos alcalinos, como o limão.

Ao beber essa água em jejum, você reestabelece o equilíbrio no organismo. Isso porque os sais presentes no limão são alcalinos, como sódio, cálcio, magnésio e ferro. Por esse mesmo motivo, o limão auxilia na digestão, pois esses sais diminuem a viscosidade sanguínea. Com isso, você absorve os nutrientes e descarta as toxinas bem mais rápido.

Também funciona se você adicionar a fruta no suco detox, porém em menor proporção.

2. Melhora o sistema imunológico

Como tudo que possui grandes quantidades de vitamina C, a bebida não poderia ser diferente. Mas não é apenas as vitaminas aqui que dão aquele boost no seu sistema imunológico. O processo de alcalinização, descrito acima, também evita doenças, já que a maior parte delas precisa de um ambiente ácido para se desenvolver.

É um anti-inflamatório natural e pesquisas comprovam sua eficácia no tratamento de diversas doenças crônicas, como asma e bronquite. Além disso, o limão é rico em saponina, uma substância que ajuda a reduzir o catarro produzido pelo corpo.

Beber água com limão também aumenta a absorção do ferro e pode prevenir estados de anemia.

3. É um aliado da sua beleza

água com limão melhora a pele
Crédito: Freepik

A vitamina C também atua na sua pele, cabelo e unhas. Ela combate as inflamações como a celulite e a acne. A bebida também contém muitos antioxidantes, que eliminam radicais livres e previnem o envelhecimento da pele, dos cabelos e das unhas. Por isso, muitos dermatologistas afirmam que ela rejuvenesce!

A água com limão melhora a sua aparência de dentro para fora. E o efeito pode ser notado em poucos dias.

4. Auxilia na higiene oral

Ao beber, a água com o limão passa pela sua boca. O ácido cítrico do limão é bom para refrescar o hálito, tratar o tártaro e prevenir cáries. Além disso, clareia os dentes. Mas atenção! Não pode beber o suco do limão e escovar os dentes em seguida.

É bom esperar pelo menos meia hora entre uma coisa e a outra. Isso porque o limão pode sensibilizar os seus dentes. Alguns estudos revelam que, em excesso, a fruta pode provocar problemas dentários por erosão. Então se você quer beber água com limão, esqueça aquela rodela de limão no refrigerante, no chá ou no drink ao longo do dia.

Atenha-se a um copo da bebida por dia e evite o consumo de frutas ácidas pela manhã.

5. Hidrata e fornece energia

É tão eficaz quanto o soro caseiro, já que o limão é rico em sais minerais e ajuda a repor a hidratação do sistema linfático. A fruta também tem propriedades energéticas, melhorando o seu humor, evitando a depressão e reduzindo a ansiedade.

Até mesmo o cheirinho do limão atua no seu cérebro ativando milhares de células.

6. É bom para diabetes

Médicos descobriram que a fruta pode controlar a glicemia, evitando picos de açúcar no sangue. A explicação para isso está mais na casca que na fruta em si. Ela possui propriedades que impedem os amidos de serem quebrados e absorvidos pelo organismo.

Outra vantagem é que aumenta a imunidade. Os diabéticos são mais vulneráveis às infecções em geral. Por isso, um reforço diário de vitamina C é mais do que bom!

Como fazer?

como fazer água com limão
Crédito: Freepik

Veja abaixo o que precisa e o passo a passo para fazer essa bebida tão maravilhosa.

Ingredientes

  • Água: 1 copo;
  • Limão: meia unidade.

Modo de preparo

1. Esprema o suco de meio limão, num copo de água em temperatura ambiente. Pode usar qualquer variedade de limão.

2. Não adoce. Tome, em seguida, assim mesmo. Você deve fazer isto ao acordar, em jejum, meia hora antes de tomar o café da manhã.

Água com limão e chá verde

Você também pode misturar outros ingredientes na sua água. Assim, potencializa algumas propriedades como, nesse caso, o emagrecimento.

Ingredientes

  • Água: 1 copo;
  • Chá verde: 2 colheres de sopa da erva seca;
  • Limão: meia unidade.

Modo de preparo

1. Primeiro, ferva a água, retire-a do fogo e coloque o chá dentro dela.

2. Tampe o chá e deixe-o esfriar.

3. Coe e gele. Depois de frio, adicione o suco de limão e beba.

Veja também: Benefícios da água com gengibre e limão

Água com limão emagrece?

água com limão emagrece
Crédito: Pxhere

A bebida ajuda no combate de peso sim. Mas sozinha, ela não fará com que você aperte os furos do cinto! Muita gente na internet divulga a água com limão e bicarbonato para emagrecer. Todavia, saiba que a ingestão do bicarbonato de sódio não é nada segura para a sua saúde.

Se você quer perder peso, existem outras formas melhores de fazer isso. Habituar-se a beber um copo de água e limão pela manhã é apenas uma delas. O limão é composto por flavonoides e polifenois, que baixam o seu colesterol ruim e melhoram a sua saúde cardíaca. Isso ajuda no combate a obesidade.

Ao juntar todos os benefícios do limão e da bebida, você tem aí um excelente tratamento caseiro para impulsionar o seu emagrecimento e facilitar qualquer dieta.

Devo beber antes ou depois do treino?

O melhor horário para beber o suco ou a sua água é pela manhã ainda em jejum. Contudo, há quem prefira fazê-lo em outros horários.

Se você treina ou faz algum tipo de exercício físico, deixe para ingerir a água com limão após o aeróbico. Assim, você reidrata o corpo e repõe minerais e vitaminas perdidos durante o exercício.

Fonte: G1 e Marie Claire

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

8 maneiras de se livrar das ervas daninhas, que não envolvem o uso de qualquer pesticida ou produtos químicos
Se gosta de batata, vai enlouquecer com estas 3 receitas deliciosas!