em

22 Receitas de chá gelado para saborear no verão

Sugestões deliciosas e criativas para dar preferência a uma bebida caseira e mais saudável
chá gelado
Crédito: Pixabay

O chá é uma das bebidas mais consumidas e apreciadas no mundo. Isso porque é uma opção muito versátil, pois pode-se tomar quente ou gelado, além de nutritivo e hidratante. Se você quer se refrescar no verão, mas não quer tomar apenas água, com certeza a melhor opção é beber bastante chá gelado.

Na hora de preparar seu chá, deve ter atenção a três dicas importantes. Uma delas é não deixar a água ferver. O ideal é que chegue perto da fervura, quando percebe que está chiando. Então deve desligar o fogo e só então colocar as ervas, pois assim preserva suas propriedades.

A outra dica é que escolha ervas frescas ou desidratadas, mas não os chás de saquinho. Como são muito triturados, e algumas vezes misturados com outras plantas, você deixa de aproveitar os efeitos benéficos do chá para a saúde.

A terceira dica é que faça o chá e beba no mesmo dia para que esteja sempre fresco. Alguns tipos de plantas oxidam e o seu chá vai ter o sabor modificado, além de perder propriedades também. Agora sim, com essas três importantes recomendações, veja sugestões deliciosas de chá gelado para tomar todos os dias.

Melhores receitas de chá gelado

Você pode fazer um chá puro, com um só tipo de planta, ou pode misturar duas, três, conforme preferir. Também vai deixar seu chá mais gostoso se fizer bom proveito de especiarias, como gengibre, cravo e canela, por exemplo. Enfim, tem opções para o mês inteiro, aproveite:

1. Chá mate com limão

fazer cha gelado mate limao
Crédito: Aqui na Cozinha

O chá mate é um dos mais tradicionais para se beber gelado. E o toque do limão faz toda a diferença. Para essa receita você vai usar água gelada, limão, chá mate solúvel, gelo e açúcar. Esse é feito sem aquecer a água mesmo, como um suco.

2. Hibisco

fazer cha gelado hibisco
Crédito: Um Toque para Você

O hibisco usado para esse chá é uma flor desidratada. É um chá refrescante, oferece ação antioxidante, controla a glicose no sangue, é diurético e uma delícia para ir tomando ao longo do dia. Para essa receita vai precisar das pétalas desidratadas, canela em pau, água gelada e agave ou mel para adoçar.

3. Erva-doce, hortelã e lavanda

fazer cha gelado erva-doce lavanda
Crédito: Aromas e Sabores

Se você já tomou chás dessas ervas separadas, sabe que são todas bem suaves. No chá gelado ficam mais ainda. Nessa receita, primeiro vai aquecer a água, colocar as plantas em infusão e depois deixar gelar para beber.

4. Chá verde com limão e laranja

fazer cha gelado verde laranja limao
Crédito: Aqui na Cozinha

Essa receita sugere o uso do chá verde em sachê, mas você pode substituir pelo chá verde desidratado, em pacotinho. Também vai usar um pedaço de gengibre, suco de limão e de laranja. Maravilhoso para uma tarde de calor.

5. Chá de limão, hortelã e gengibre

fazer cha gelado limao hortela gengibre
Crédito: Simplesmente Delícia

Essa é uma receita parecida com a anterior, mas não leva suco de laranja. No lugar você vai ter o delicioso sabor da hortelã, que é uma poderosa planta medicinal, além de ser muito refrescante.

6. Chá preto com cardamomo e anis

fazer cha gelado anis cardamomo
Crédito: Aromas e Sabores

O chá preto é o irmão do chá verde. Essa é uma ótima bebida para dar energia, já que ele contém quase a mesma quantidade de cafeína que uma xícara de café. Para dar um sabor especial, use também estrela de anis e o cardamomo, uma especiaria indiana que também oferece benefícios para a saúde.

7. Chá gelado de sangria

fazer cha gelado sangria
Crédito: Dani Noce

Apesar do nome, esse não leva álcool, mas é por causa da infusão de frutas. Você vai usar maçã, limão galego, laranja, hibisco, rosas comestíveis e água. Além de gosto, aromático e refrescante, é uma opção muito bonita para colocar em um belo jarro transparente e servir à mesa de um almoço ou lanche da tarde de verão.

8. Chá de pêssego

fazer cha gelado pessego
Crédito: Para Cozinhar

Essa receita é um verdadeiro suco de pêssego, pois leva a fruta bem fresca. Então escolha os madurinhos no mercado para estarem doces. Para prepara essa delícia, também vai precisar de chá preto ou verde, laranja, limão, hortelã, açúcar e gelo.

9. Chá gelado de abacaxi

fazer cha gelado abacaxi
Crédito: Torrada Torrada

Mais uma opção à base de fruta, perfeita para começar bem um dia de verão e sair de casa com muita disposição. Para fazer, vai precisar de água, casca de abacaxi, polpa de abacaxi picadinha, hortelã, suco de limão e gelo. Escolha um abacaxi maduro para que não precise adoçar, assim vai ter um chá mais saudável.

10. Chá estilo Starbucks

fazer cha gelado starbucks
Crédito: Josi Daresbach

Se você já tomou as bebidas da Starbucks e adoraria tê-las na sua rotina, aprenda a fazer esse chá. Vai precisar de um saquinho de chá de hibisco, suco de limão, mel e gelo. Precisa misturar bem os ingredientes, então pode fazer em uma coqueteleira ou em um frasco com tampa.

11. Morango e maçã verde

fazer cha gelado morango maca verde
Crédito: Vaqueiro

Para quem aprecia a fruta, morango é bom de qualquer jeito, inclusive no chá gelado. Essa é uma receita com sabor mais cítrico, tanto por causa do morango quanto pela maçã verde. Também leva chá verde, açúcar demerara e folhas de hortelã para dar o toque final.

12. Frutas vermelhas

fazer cha gelado frutas vermelhas
Crédito: Comidas e Receitas

Um mix de frutas vermelhas também é outra opção deliciosa para uma bebida gelada. Docinhas e ácidas ao mesmo tempo, formam um poderoso chá antioxidante. Você pode usar frutas como morango, amora, acerola, groselha, ameixa e mirtilos. Escolha um chá de sabor leve, como cidreira, erva-doce ou mesmo de frutas vermelhas.

13. Gengibre com canela

fazer cha gelado canela gengibre
Crédito: Bem Passado

Sem adição de outros tipos de chá prontos, como na maior parte das outras opções, esse chá é para quem quer mesmo apreciar o sabor do gengibre e da canela, pois só leva esses ingredientes misturados com água e açúcar mascavo ou demerara. É um chá termogênico, ótimo para ajudar a perder peso.

14. Chá de manga

fazer cha gelado manga
Crédito: Pecado da Gula

Até mesmo com a manga é possível fazer um chá gelado. Para isso, vai fazer em duas etapas. Primeiro um chá de sua preferência, com sabor que harmonize com a manga, como por exemplo, de hortelã. Enquanto ele estiver em infusão, faça um suco de manga e coe. Depois é só misturar os dois, ver se precisa de mel para adoçar, adicionar gelo e saborear.

15. Ameixa e alecrim

fazer cha gelado ameixa alecrim
Crédito: Fabrico Caseiro

Na época de ameixas frescas, aproveite-as para fazer sobremesas e também um chá gelado. O alecrim vai deixar o sabor leve e o limão é a fruta que complementa o sabor de todo chá. Só vai precisar desses três ingredientes, água, limão e mel.

16. Chá de morango e manjericão-canela

fazer cha gelado manjericao morango
Crédito: Tree Fat Ladies

O manjericão-canela é um tipo da erva e você pode comprar já desidratado nas lojas de produtos naturais. Depois vai misturá-lo em água chiada e fazer a infusão. Quando estiver frio, coe e bata no liquidificador junto com os morangos frescos e o mel ou açúcar. Com morangos congelados também funciona, assim não precisa de gelo.

17. Chá verde com framboesa e mirtilos

fazer cha gelado verde mirtilos
Crédito: Para Cozinhar

Os mirtilos são pequenas frutinhas roxas em forma de bolinha. Poderosas antioxidantes e fazem um delicioso chá gelado junto com as framboesas, o chá verde, açúcar e rodelas de limão. Faça um litro e beba ao longo de uma tarde de verão.

18. Canela e maracujá

fazer cha gelado maracuja canela
Crédito: Aqui na Cozinha

Para os paladares mais intensos, que gostam do azedinho do maracujá, esse chá vai ser um sucesso. Para fazer, vai levar ao fogo a polpa do maracujá junto com a canela. Depois que ferver e os sabores se misturarem, é só coar, deixar esfriar, adoçar e servir.

19. Chá branco com gelo de framboesa

fazer cha gelado branco
Crédito: Volta ao Mundo Restaurante

O chá branco é mais um dos irmãos do chá verde e do preto. É um chá refrescante e amigo das dietas. Para que fique ainda mais saboroso, a dica é colocar framboesas dentro da água na forminha de gelo para depois colocar esse gelo com a fruta dentro do chá.

20. Matcha e menta

fazer cha gelado matcha
Crédito: Clavelski Kitchen

O chá matcha é da mesma família do chá verde, mas compra-se em forma de pó. Para fazer essa receita, vai usar esse pó, água, canela, folhas de hortelã-pimenta e, se achar necessário, pode adoçar. Para finalizar, cubos de gelo para ficar bem fresquinho.

21. Chá oolong com pêssego

fazer cha gelado oolong pessego
Crédito: Paladar Estadão

Mais um da família dos verdadeiros chás é o tipo oolong. Dizem-se verdadeiros chás, pois tanto esse quanto o matcha, o verde, o branco e o preto são extraídos da mesma planta, que é a única considerada mãe do chá de verdade. Os demais são apenas plantas colocadas em infusão com água.

22. Chá preto com especiarias

fazer cha gelado especiarias
Crédito: Iguaria

Por fim, um mix de especiaria orientais para um chá gelado que é uma explosão de sabores. Você vai misturar o chá preto com cravo, canela, anis, gengibre e pimenta-da-Jamaica para fazer essa delícia. É uma opção diferente, ideal para saborear no lanche da tarde com uma fatia de bolo. Esse chá não é recomendado para ficar tomando em grande quantidade ao longo do dia, justamente por conter ingredientes mais fortes.

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

descascar abóbora
Como descascar abóbora fácil
kombucha benefícios
Kombucha: o que é, benefícios e como fazer