em

Descubra os benefícios da água de berinjela

Aprenda a fazer essa bebida em casa e sinta a melhora na sua saúde
água de berinjela
Crédito: Pxhere

Já imaginou uma bebida extremamente nutritiva e prática para ser feita? Conheça as vantagens que a água de berinjela pode trazer para a sua dieta e saiba como fazê-la em sua casa.

Água de berinjela emagrece?

A água de berinjela possui, sim, um importante papel para auxiliar o emagrecimento. Isso porque ela contém uma substância chamada saponina, que faz com que esse legume aja como um detergente para o organismo, rompendo as moléculas de gordura presentes no sangue e impedindo-o de absorvê-las novamente.

Além disso, o alto teor de fibras alimentares solúveis, presentes principalmente na casca da berinjela, fazem com que se forme um gel no estômago. Esse gel retarda o esvaziamento gástrico, prolonga a sensação de saciedade e reduz a absorção de determinadas gorduras, que passam direto para serem eliminadas como fezes.

Outros benefícios

Além de auxiliar no emagrecimento, a água de berinjela auxilia em diversos outros setores do corpo humano, contribuindo bastante para o aumento da saúde e do bem-estar.

Previne o câncer

A água de berinjela pode ser capaz de prevenir doenças como câncer e atua contra o envelhecimento precoce. Isso se deve à presença de antocianinas, proantocianinas e flavonoides, fortes antioxidantes que atuam no organismo, diminuindo a ação dos radicais livres que atacam as células.

Desse modo, o consumo diário dessa bebida favorece a manutenção da saúde corporal, protegendo as células do organismo e preservando as suas funções mais importantes.

Facilita a digestão

Devido ao seu alto teor de fibras, essa bebida possui uma poderosa capacidade de regular a digestão dos alimentos: ela facilita o processamento dos nutrientes e a evacuação dos restos alimentares pelo intestino.

Sendo assim, a água de berinjela se torna uma excelente alternativa para pessoas que sofrem com prisão de ventre. Para melhorar o ritmo intestinal, é recomendado ingerir a bebida em jejum pela manhã.

Combate a celulite

Por se tratar de uma inflamação, a celulite pode ser combatida pela água de berinjela. Isso porque essa bebida possui poderosas propriedades anti-inflamatórias, capazes de ajudar a evitar aqueles furinhos chatos.

Preserva a memória

água de berinjela preserva a memória
Crédito: Unsplash

Por ser rica em vitaminas do complexo B, essa água contribui para a melhoria de diferentes atividades no corpo, dentre elas a memória e força muscular. Vale a pena ingerir essa água junto com outros alimentos, como nozes e salmão, criando uma dieta que sirva para o auxílio do fortalecimento da memória.

Fortalece os ossos

A água de berinjela é um importante ingrediente para o fortalecimento dos ossos, pois ela é composta por diversos minerais, como o cálcio, o potássio e o magnésio. O uso dessa bebida auxilia no controle da saúde óssea, evitando fraturas e rompimentos.

Como fazer água de berinjela

Ingredientes

Berinjela: 1 unidade média;
Água: 1 ½ litro;
Limão: 1 unidade.

Modo de preparo

  1. Tire a casca, lave bem e corte a berinjela em cubinhos;
  2. Adicione os cubos a uma jarra com água filtrada;
  3. Deixe em infusão durante uma noite na geladeira, tampada;
  4. No dia seguinte, sirva com um pouco de suco de limão.

Recomendações

  • Você deve tomar a água antes das refeições principais, durante uma semana. O ideal é seguir tomando essa bebida por, pelo menos, um mês.
  • O aconselhado é a ingestão de meio litro por dia. Um copo antes das refeições principais.

Contraindicações

Se consumida em excesso, a água de berinjela pode causar efeitos colaterais como enxaqueca, diarreia, desconforto e dores abdominais e queda de pressão.

Além disso, o consumo dessa bebida não é recomendado para quem tem pressão baixa e problemas no estômago.

Vale a pena lembrar que é sempre importante consultar um especialista antes de fazer alguma mudança drástica na sua alimentação diária.

Outras formas de consumir

Essa água também pode ser usada como complemento de algum prato, chá ou suco. Confira abaixo um exemplo de outro modo de consumir esse legume tão nutritivo, por meio de um chá.

Ingredientes

Berinjela: 1 unidade média/grande;
Água: 1 litro.

Modo de preparo

  1. Corte a berinjela em rodelas e adicione água em uma panela;
  2. Coloque a berinjela na água e deixe cozinhar por 15 minutos;
  3. Acrescente mel e sirva ainda quente, depois de coar.

Se você adora berinjela e quer aproveitá-la ainda mais, veja as receitas no vídeo!

2 Comments Leave a Reply
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

fazer colcha de fuxico
Como fazer colcha de fuxico: 20 modelos e passo a passo
fazer necessaire
Como fazer necessaire: passo a passo e 20 modelos lindos!