em

Alfavaca: saiba o que é e para que serve essa planta

Se você já conhecia essa erva por ser um aromático tempero para os alimentos, veja o que mais ela pode oferecer

alfavaca
Crédito: Wikimedia Commons

A alfavaca é um tipo de tempero muito aromático usado para incrementar pratos salgados. Por ter folhas semelhantes às do manjericão, há quem confunda as duas plantinhas que, na verdade, são da mesma família.

Inclusive, um dos nomes populares dela é manjericão-de-folha-larga, mas o nome científico é Ocimum basilicum e sua origem é da África e Ásia.

Além de deixar os alimentos mais saborosos, essa planta também tem propriedades medicinais. Veja quais benefícios ela traz à saúde e como usar.

Veja também: principais benefícios da salsa para a saúde

Benefícios para a saúde

alfavaca benefícios para a saúde
Crédito: Despertar Feminino

A alfavaca é tão boa que faz parte da composição de muitos produtos cosméticos e de higiene. Seus benefícios à saúde são conhecidos em muitas partes do mundo e são oferecidos por causa do alto valor nutricional da planta. Ela contém vitamina A, B, C e K, também ferro, manganês, cálcio e cobre, além de outros nutrientes que colaboram na manutenção da saúde.

1. Manutenção do sistema cardiovascular

Tanto as folhas quanto as sementes são boas para a redução do colesterol alto e, por conterem potássio, também são boas para equilibrar a pressão sanguínea. Com esses benefícios alcançados fica mais fácil prevenir doenças como a aterosclerose, que é o endurecimento das artérias, além de prevenir problemas como infarto e derrame.

2. Ação antioxidante

Esse efeito é causado por todos os vegetais e é muito importante para o organismo. Quando o corpo está com excesso de radicais livres, eles acabam danificando as células do organismo, que envelhecem e adoecem, dando origem a problemas inflamatórios, doenças crônicas e até aumentam o risco de desenvolve câncer. A alfavaca vai oferecer propriedades protetoras das células para impedir que os radicais livres as oxidem.

3. Controle das taxas de glicose no sangue

Tanto quem tem diabetes, quanto quem quer prevenir a doença, pode fazer uso dessa planta no dia a dia. Nesse caso são seus óleos naturais que atuam melhorando a função do pâncreas, que é o produtor da insulina que capta a glicose e distribui para os locais onde ela é necessária, evitando o acúmulo no sangue.

4. Ação anti-inflamatórias

Na alfavaca existe um componente chamado betacariofileno, que é antiartrítico porque é anti-inflamatório. Sendo assim, contribui com a prevenção de diferentes tipos de artrite, que são as inflamações nas articulações do corpo.

5. Protetora do cérebro

Por conter manganês, essa plantinha aromática também atua como protetora do cérebro. O manganês estimula a atividade dos neurotransmissores que são as conexões em todas as partes do cérebro. Não só por causa do manganês, o cérebro também fica protegido porque a planta contém propriedades que agem contra o ataque dos radicais livres que podem causar estresse oxidativo cerebral.

6. Acelera o processo de cicatrização

Feridas inflamadas, sejam internas ou externas, podem ter o seu processo de cicatrização acelerado com o uso dessa planta, pois ela contém efeitos bactericidas, antissépticos e anti-inflamatórios. Mantendo o local ferido sempre limpo e protegido, a cicatrização ocorre mais depressa.

Como usar a alfavaca

benefícios da alfavaca para saúde
Crédito: Tilápias e Hidroponias

É muito fácil encontrá-la para comprar, seja fresca ou desidratada. Se preferir, também pode plantá-la na sua horta, mesmo morando em apartamento, assim é possível colher folhas frescas sempre que for usar, o que é ainda melhor para a saúde.

Tempero

O principal uso dessa planta é como tempero para os alimentos. É mais comum utilizá-la em pratos salgados, mas nada impede que você experimente inclui-la em pratos doces.

Sucos e vitaminas

Existem muitos tipos de sucos que usam legumes, hortaliças e esses temperinhos verdes, como a salsinha e o manjericão. Logo, faz sentido que ela também seja adicionada em receitas como as de suco verde e suco detox.

Chá

Geralmente, na hora de tratar problemas de saúde, é ao chá que se recorre. Essa bebida, seja quente ou gelada, remete ao trato de doenças com eficiência, além de ser uma boa forma de consumir a planta no dia a dia.

Pode fazer o chá com as folhas frescas ou secas, como desejar. Misture 1 colher de sopa de folhas picadas e sementes em 1 xícara de água acabada de ferver, deixe por 5 minutos em infusão, coe e beba na hora para aproveitar melhor as propriedades.

Contraindicações e cuidados a ter

Não há uma contraindicação específica dessa planta, mas como sempre é recomendado, deve-se usar com cautela. Cada organismo é único e pode ter uma reação inesperada. Então, antes de fazer uso medicinal dessa planta, ou seja, em maior quantidade diária, é melhor consultar seu médico, principalmente se possui alguma doença crônica.

truques bizarros de beleza

5 Truques bizarros de beleza que funcionam

chá de alfavaca

Chá de alfavaca: benefícios para a saúde e como fazer