em

13 Usos da casca de limão

Saiba como esse ingrediente pode se adaptar para diversas funções no seu dia a dia
usos da casca de limão
Crédito: Wikimedia Commons

Muitas vezes, a casca do limão é jogada fora de modo indiscriminado, tornando-se um hábito automático. Porém, isso apenas ocorre devido ao fato de as pessoas não saberem quais são os usos da casca de limão em suas vidas.

13 Usos da casca de limão

usos da casca de limão quais
Crédito: Unsplash

Além de o limão em si ser uma fruta bastante rica em vitamina C e em outras propriedades benéficas para o organismo, a sua casca é muito valiosa. Então, confira abaixo quais são as utilidades da casca de limão.

1. Fazer chá

O chá de casca de limão é uma bebida maravilhosa para se beber diariamente. Ele desintoxica e purifica. Para fazer, ferva um litro de água. Quando levantar fervura, adicione as cascas de dois limões. Reduza o fogo e deixe ferver por quinze minutos.

Depois desse processo, coloque o suco dos limões, quando servir. Para finalizar o processo, use mel para adoçar.

2. Aromatizar azeite

Prepare um azeite com aroma de limão. Para isso, você vai cortar as cascas e juntá-las uma garrafa de azeite de oliva. Deixe-as ficar soltando sabor durante um mês. Isso faz com que ele tenha um leve teor cítrico bem agradável.

3. Conservar açúcar

Reparou que o seu açúcar mascavo, guardado na despensa, ficou empedrado? Para evitar isso, coloque pedaços de casca (só a parte verde) espalhadas no pote.

4. Adiciona acidez às receitas

Rale a casca de limão e acrescente em suas bebidas e em seus pratos. Dará um aroma e um sabor ácido necessário. É comum acrescentarem-se raspas em algumas receitas, sobretudo em sobremesas, como bolos e biscoitos.

5. Decore coqueteis

Enfeite coquetéis com a casca desta fruta. Na vodca com água tônica, coloque algumas gotas de suco de limão e adicione as cascas. Adicione pedacinhos às formas de gelo para aromatizar sua água, suco ou drink de um jeito diferente.

6. Aromatizar ambientes

Quer ter um aromatizador caseiro sempre disponível? Ferva em 200 ml de água a casca de dois limões (ou eles inteiros, partidos no meio). Depois junte uma colher de chá de essência de baunilha e três raminhos de alecrim fresco.

Assim que levantar fervura, retire. Antes de usar deixe descansar por uma semana. coloque em um borrifador e use na sua casa quando achar necessário.

7. Fazer doce

Aprenda a fazer cascas confeitadas, que pode juntar em seus doces ou comê-las puras. Você vai precisar da casca de dez limões, cortadas em tiras, sem a parte branca, para não amargar. Mergulhe-as em água e aguarde que ferva, por seis minutos.

Em seguida, espere que esfrie, coe e repita o processo duas vezes. Em outro recipiente, junte água (só para cobrir) com 100 gramas de açúcar. Junte com as casca e coloque em fogo baixo, aguardando que a água desapareça. Assim que terminar, pode tirar as cascas e colocá-las em papel manteiga para que sequem. Quando não estiverem mais molhadas, estão prontas.

8. Use como desinfetante natural

Esse composto é excelente para remover a sujeira da casa e evitar quaisquer intoxicações por meio de produtos químicos. Sendo assim, é uma excelente opção para quem possui crianças ou cachorros em casa.

Para fazê-lo, basta encher uma garrafa com as cascas e cobrir de vinagre. Depois, deixe descansando durante 2 semanas. Após esse tempo, pode já pode usar como um desinfetante comum. Se achar o cheiro de vinagre forte, adicione um pouco de água até melhorar.

Veja também: como fazer desinfetante concentrado em casa

9. Retirar o mal odor da pia

Basta colocar as cascas de limão no ralo da pia durante a noite e removê-las pela manhã. Macere-as com a ajuda de um pilão antes de fazer isso e, se quiser, junte um pouco de álcool.

10. Espantar insetos

Espalhando algumas cascas desse fruto na cozinha, a sua composição consegue espantar insetos diversos. Dentre esses insetos, estão moscas, baratas e formigas.

11. Remover manchas em copos

Acontece de a louça branca ficar manchada depois de um tempo em contato com a borra de café ou chá preto. Para acabar com isso, basta colocar a casca no local durante algumas horas e depois, lavar bem.

12. Polir peças cromadas

Para o polimento de peças cromadas, como torneiras, a casca de limão é bem útil. Basta esfregar a casca na torneira e depois caprichar bem na hora de lavar.

13. Aromatizar açúcar

Para deixar o açúcar com um sabor menos enjoativo, pode-se usar cascas de limão para amenizar o excesso de doce. Assim, com o tempo, o seu açúcar terá um leve toque cítrico.

Outro dos usos da casca de limão é fazer uma deliciosa limonada suíça. Veja como no vídeo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
Maternidade equivale a ter dois empregos
Maternidade equivale a ter dois empregos
transplante fecal
Transplante fecal: o que é e para que serve