em

Como fazer desinfetante concentrado em casa

Faça seu produto de limpeza concentrado para deixar a casa limpa e cheirosa com mais economia
desinfetante concentrado
Crédito: Freepik

Produtos de limpeza são parte da compra do mês no supermercado porque são essenciais na rotina de limpeza doméstica. Porém, nem todos são baratos e há quem use com mais frequência. Então, é ótimo encontrar soluções seguras e eficientes para economizar, como por exemplo, fazer desinfetante concentrado caseiro. Veja algumas opções de receitas para fazer o seu.

2 Receitas para fazer desinfetante concentrado caseiro

Para fazer desinfetante concentrado você pode usar o próprio produto comprado pronto e misturado com outros ingredientes para render mais. Ou, se preferir, pode ir a uma loja de produtos químicos próprios para a produção de produtos de limpeza e comprar algumas quantidades para fazer o seu.

1. Profissional

Essa primeira receita, compartilhada do Asher Química, exige um pouco mais de atenção, pois é feita do zero, sem usar um desinfetante pronto. Você vai, de fato, produzir o seu desinfetante concentrado diferente das marcas que encontra no supermercado e, para isso, vai precisar ir a uma loja especializada para comprar os seguintes ingredientes que vão render 10 litros:

Ingredientes

Balde com capacidade para 10 litros: 1 unidade;
Copinhos de medida exclusivos para produtos químicos: 4 unidades;
Bactericida: 150 mililitros;
Conservante: 10 mililitros;
Essência a gosto: 100 mililitros;
Corante: a gosto;
Água: 10 litros;
Lauril para fazer espuma: 50 mililitros (opcional);
Brancol para deixar o produto esbranquiçado: 20 mililitros (opcional).

Modo de preparo

  1. Usando luvas de borracha, comece colocando 5 litros de água no balde;
  2. Adicione o bactericida, o conservante e a essência. Misture muito bem com uma espátula que só vai usar para fazer esse tipo de produto;
  3. Depois de misturar, complete com os outros 5 litros de água. Vai fazer um pouco de espuma, é normal;
  4. Adicione o corante da cor que preferir e misture de novo. Não precisa de muito, apenas para dar uma cor, pois essa é a única função do corante no seu desinfetante concentrado;
  5. Finalizando essa etapa o seu desinfetante já está pronto, mas você ainda pode adicionar o lauril, caso queira um produto espumoso, bom para lavar os pisos e paredes, e pode adicionar o brancol se quiser que a cor fique mais esbranquiçada;
  6. Depois de tudo misturado, separe em galões para usar em casa e deixe armazenado em um local seco, ventilado, ao abrigo da luz e fora do alcance das crianças e animais.

2. Com ingredientes caseiros

Esses ingredientes caseiros são os que você já usa para a limpeza doméstica e não os químicos puros, como na receita anterior.

Ingredientes

Bicarbonato de sódio: 1 colher (sopa);
Essência a gosto: 1 colher (sopa);
Vinagre de álcool: 50 mililitros;
Álcool: 50 mililitros;
Corante: a gosto;
Amaciante de roupas: 100 mililitros;
Água: 2 litros.

Modo de preparo

  1. Coloque a água em um balde e adicione o amaciante, o álcool e o vinagre;
  2. Misture tudo muito bem e adicione o bicarbonato, misture, adicione a essência e volte a misturar. Finalize com o corante, somente se quiser dar uma cor ao seu produto, mas não vai interferir na qualidade e eficiência de limpeza;
  3. Seu produto está pronto para ser usado. Armazene em um recipiente fechado e, quando for utilizar, precisa diluir em água, já que é um produto concentrado, ajudando a economizar.

Agora que já tem duas versões potentes e eficientes para manter a sua casa limpa e cheirosa, veja também como fazer sabão em pó caseiro para lavar as roupas com mais economia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
lecitina de soja o que é e para que serve
Lecitina de soja: o que é e para que serve
feijão engorda ou emagrece
Feijão engorda ou emagrece?