em

Como organizar a despensa: 6 dicas

A despensa precisa estar limpa e organizada para ser funcional no dia a dia. Veja como fazer isso
organizar a despensa
Crédito: Pxhere

Não importa se a sua despensa é grande, pequena ou se você guarda todos os mantimentos nos armários da cozinha. A regra básica para que os alimentos fiquem preservados, sem que haja desperdício, é saber como organizar a despensa.

Essa tarefa pode ser trabalhosa, afinal, muitas vezes você chega do mercado e quer guardar tudo às pressas. Além disso, não é só você que mexe na despensa, então não dá para ter total controle da organização de cada item. Mas nem tudo está perdido. Siga essas dicas simples.

Veja também: dias de organização da casa

6 Dicas para organizar a despensa

organizar a despensa dicas
Crédito: Freepik

Conforme você vai tirando e colocando alimentos das prateleiras da despensa, é comum que escapem farelos, que fiquem pacotes abertos e que você até se esqueça de alguns produtos lá no fundo, deixando-os vencer sem ter usado. Então, para organizar a despensa, comece do começo, reorganizado tudo para não deixar nenhum detalhe de lado.

1. Selecione os mantimentos

O primeiro passo para você organizar a despensa é começar do zero. Tire todos os produtos das prateleiras e coloque em cima da mesa ou balcão para poder selecionar.

Comece observando a validade dos produtos. Aqueles que já estiverem vencidos, não têm salvação. Jogue fora para ninguém correr risco de intoxicação alimentar.

Depois, vá separando os alimentos e mantimentos por categoria. Farinhas, enlatados, conservas, pães e bolos, guloseimas e por aí vai. A ideia de separar por categoria é facilitar que todos encontrem o que procuram sem bagunçar tudo de novo.

2. Limpe as prateleiras

O próximo passo é a limpeza. Depois de algum tempo guardados, produtos que não estavam bem fechados podem derramar farelo ou mesmo um pote de mel pode vazar e deixar tudo grudando.

Para limpar, utilize produtos que não deixem cheiro, como álcool ou detergente neutro com água. Passe um pano limpo ou esponjinha em cada cantinho da prateleira, inclusive nas paredes laterais e no fundo.

Deixe secar por um tempo e, se quiser, você pode forrar a base (chão da prateleira) com um plástico adesivo, facilitando as próximas limpezas, principalmente se as prateleiras forem de madeira.

3. Separe os produtos fechados por ordem de validade

Como já foi dito, os produtos vencidos devem ser descartados, pois não vale a pena colocar em risco a saúde da família. Em seguida, observe a validade de cada embalagem e organize-as nas prateleiras de modo a deixar na frente os que vencem primeiro. 

Por exemplo, se você tiver 3 pacotes fechados de açúcar, coloque um sobre o outro, deixando em cima o que vence antes, pois você pode demorar para usar tudo e, se você deixá-lo para o fim da fila, ele terá vencido sem ser usado.

4. Coloque os produtos abertos em potes de vidro

Os produtos de pacote que já foram abertos devem ser armazenados em potes de vidro ao invés de fechá-los com pregadores. Dê preferência para o vidro porque ele é mais resistente, não pega cheiro e não contamina os alimentos.

Dessa forma você terá certeza de que estarão bem fechados, vão conservar por mais tempo e não haverá risco de contato com insetos ou de atrair formigas, por exemplo.

Veja também: como acabar com as formigas de forma eficaz

Depois de separar cada produto em potes, coloque uma etiqueta de identificação para ninguém confundir farinha com açúcar e coloque também o prazo de validade, já que você vai descartar a embalagem.

5. Reorganize os mantimentos de acordo com a categoria

Com tudo devidamente organizado, é hora de guardar de volta. Coloque nas prateleiras do meio (mais fáceis de alcançar) os alimentos mais usados diariamente, procurando manter a separação por categoria. Fica mais óbvio encontrar um enlatado se ele estiver perto dos demais desse grupo.

Nas prateleiras de baixo, guarde os mantimentos mais pesados, como galões de água e caixas de leite. Nas prateleiras de cima, coloque aqueles utilizados esporadicamente e que sejam leves, como copos plásticos, palitos de churrasco e guardanapos.

Aproveite e use potinhos e cestinhas para colocar as embalagens menores de temperos, gelatinas, sucos de pacote e afins. Assim você evita que esses alimentos fiquem perdidos entre os outros produtos e acabem sendo esquecidos, já que são pequenos.

6. Não misture alimentos e produtos químicos

Mesmo que você tenha uma despensa pequena, nunca coloque nas mesmas prateleiras os alimentos e produtos químicos, como os produtos de limpeza. Esses produtos liberam cheiro e há o risco de que seus alimentos peguem o cheiro dos produtos. Além do mais, deve manter os químicos em local separado onde não peguem sol, que seja fresco, seco e arejado. É preferível que eles fiquem na lavanderia ou no banheiro. Se forem outros produtos que não liberem cheiro e não sejam químicos, não tem problema armazenar no mesmo local, como os copos e guardanapos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
receitas fit com batata-doce
10 Receitas fit com batata-doce
ana hickmann perseguida
Ana Hickmann volta a ser perseguida na web