em

Tratamento caseiro para eczema: 10 remédios para combatê-la

Saiba como fazer tratamento caseiro para eczema, visando complementar a medicação já orientada pelo seu médico

tratamento caseiro para eczema
Crédito: Wikimedia Commons

O eczema é uma síndrome que afeta a pele, causando comichão, inflamação, vermelhidão e inchaço. Embora possa aparecer em todas as idades, é mais frequente surgir na pele dos bebês. Por isso você precisa aprender a fazer um tratamento caseiro para eczema.

Esses problemas de pele normalmente são provocados por exposição da pele ao ambiente, ao contato com determinados produtos e alimentos. O eczema é um problema crônico e muito delicado de lidar. Para melhorar, você pode experimentar diferentes métodos:

  • Controle o seu nervosismo;
  • Utilize produtos e tecidos orgânicos;
  • Tenha em atenção determinadas alergias que possa sofrer;
  • Reduza a quantidade de alimentos processados e industrializados;
  • Investigue os alimentos aos quais possa ser intolerante.

Além dessas medidas e a devida orientação de um profissional de sua confiança, você pode testar alguns remédios caseiros.

10 remédios caseiros para eczema

tratamento caseiro para eczema
Crédito: Transforme-se em Você

Além de serem menos agressivos à sua pele, eles ajudam a tratar os problemas de forma natural, preservando a sua saúde (e a do planeta).

Antes de aplicar em toda a região, faça um teste em uma pequena área do seu corpo, para comprovar que você não terá nenhuma reação alérgica. O local mais indicado é na parte de dentro do antebraço, onde a pele é fina.

Deixe atuar por 30 minutos, acompanhando para ver se não surgem irritações. Tenha também a autorização do seu médico responsável, para utilizar esses tratamentos complementares.

1. Óleo de coco e melaleuca

O óleo de coco é um excelente hidratante para a pele, além de tratar a irritação, através da sua ação anti-inflamatória.

Da mesma forma, o óleo de melaleuca é eficaz como tratamento caseiro para eczema, pois tem ação antisséptica, combatendo os microrganismos danosos. Além de ser um excelente cicatrizante.

Para utilizar, basta misturar 1 colher de sopa de óleo de coco com 4 gotas de óleo de melaleuca. Aplique na região e deixe agir por 30 minutos. Após esse período, lave com água (se necessário sabonete neutro) e hidrate normalmente, em seguida.

2. Óleo de calêndula

Crédito: PxHere

O óleo de calêndula é excelente para o tratamento de problemas de pele, como a dermatite e o eczema, devido as suas propriedades calmantes, anti-inflamatórias e cicatrizantes.

Para utilizar, basta passar na pele, como se fosse o seu hidratante convencional, no período da noite, antes de dormir. Ao acordar, tome um banho e use o hidratante recomendado, preferencialmente acompanhado de protetor solar.

3. Neem

O neem é um dos óleos mais completos para quem deseja fazer um tratamento caseiro para eczema, tendo ação antibacteriana, antissépticas e anti-inflamatória. Ele também ajuda a fortalecer a imunidade.

Porém, não deve ser utilizado puro na pele, por ser muito forte. Para isso, dilua 4 gotas do óleo de neem em 1 colher de sopa de azeite de oliva ou óleo de coco. Em seguida, aplique no local, deixando agir por 30 minutos. Lave e hidrate como de costume, sempre utilizando protetor solar recomendado pelo seu dermatologista.

4. Babosa

como utilizar babosa na pele
Crédito: Aloe Vera Maroc

A babosa é uma planta medicinal poderosíssima, sendo conhecida no mercado estético como aloe vera. Ela tem ação cicatrizante, hidratante, anti-inflamatória e também fortalece a imunidade.

Para aplicar, basta remover o gel de meia folha de babosa, aplicar no local uma camada generosa e cobrir com uma atadura (faixa), por 30 minutos, 1 vez ao dia. Lave e hidrate muito bem em seguida.

5. Óleo de lavanda

Com propriedades calmantes, o óleo de lavanda é uma excelente opção de tratamento caseiro para eczema, por ter ação antisséptica, antibacteriana e ser um poderoso hidratante natural, devolvendo a maciez à região afetada.

Por ser um produto delicado, pode ser utilizada pura, diretamente na pele com sua pele, como um substituto ao hidratante, nos momentos em que não estiver sendo utilizado. Outro benefício associado a esta planta está o de ser um relaxante muscular, perfeito para ser utilizado no fim de um dia cansativo.

6. Mel

os melhores benefícios do mel para a pele
Crédito: Freepik

Um dos benefícios do mel para a pele é no tratamento de eczemas. Apesar de sua textura pegajosa, depois de entrar em contato com o calor da do corpo, o mel torna-se um poderoso hidratante, com ações anti-inflamatórias. Além agir contra microrganismos que possam prejudicar a cicatrização, acelerando o seu processo.

Basta aplicar na pele e deixar agir por 1 hora. Se quiser potencializar seu efeito, misture algum dos óleos essenciais já citados, sempre respeitando a proporção de uma colher de sopa de mel para 4 gotas de óleo.

7. Vitaminas E e D3

Pode também utilizar ampolas de vitamina E e D3 juntas, para ajudar a cicatrizar eventuais feridas na pele, combatendo microrganismos que surjam na região, aumentando também a imunidade.

Para usar, basta misturar as ampolas e aplicar na região, já limpa e seca, deixando agir por 1 hora. Em seguida, retirar (lavar) e hidratar normalmente.

9. Aveia com camomila

Crédito: Freepik

A aveia tem ação calmante e anti-inflamatória, reduzindo também a coceira, muito comum em casos de eczema. Já a camomila age como um calmante, reduzindo o inchaço, a coceira e a vermelhidão do local.

Para usar como tratamento caseiro para eczema, faça um chá com 2 colheres de camomila e meia xícara de água. Coe ainda morno e adicione 2 colheres de aveia. Deixe esfriar e aplique na pele, cobrindo com uma faixa e deixando agir por 1 hora. Em seguida, lave e hidrate como de costume.

9. Manteiga de karité

Poderoso hidratante, largamente utilizado pela indústria cosmética, sua ação vai muito além de acabar com a pele áspera na região do eczema. Ela age como um excelente reparador do tecido, diminuindo a inflamação do local.

Para usar, basta pegar a quantidade necessária e aplicar. Se precisar, pode aquecer rapidamente no micro-ondas, deixando-a mais fácil de manusear. Passe antes de dormir e retire no dia seguinte.

Conheça os melhores tratamentos para ter uma pele mais bonita e saudável

10. Argila branca e lavanda

argila branca beneficios
Créditos: Malkah Cosméticos Artesanais

Com poderes purificadores da pele, a argila branca é a mais indicada para peles que precisam de mais delicadeza, sem remover tanto a oleosidade, já escassa nos eczemas. Ela possui o pH similar ao da pele, ajudando a cicatrizar e curar o local.

Aliada ao poder hidratante da lavanda, poderá fazer maravilhas pela sua pele. Para isso, basta misturar um pouquinho de água à argila, de forma que vire um creme. Adicionar em seguida as 4 gotas de óleo essencial de lavanda, aplicando uma camada de 0,5 cm no local. É importante cobrir com uma atadura e deixar agir por 1 hora. Ao passar esse período de tempo, lave e hidrate normalmente.

Lembre-se de sempre perguntar ao seu médico ou dermatologista se o uso dessas receitas não tem interação com os produtos por ele recomendados. Cada problema de pele e seu respectivo tratamento é único e somente um profissional pode indicar o melhor para o seu caso específico.

4 Comments

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

óleo de hortelã

15 Benefícios do óleo de hortelã para o seu corpo e sua saúde

receitas de bolo sem farinha

11 Receitas de bolo de banana sem farinha de trigo