em

Óleo de calêndula: benefícios e como usar

Além de deixar o seu jardim mais bonito, essa flor pode ser macerada para extrair um óleo essencial bom à saúde
óleo de calêndula
Crédito: Pixabay

Calêndula, em latim, significa “o primeiro dia de cada mês”, pois é nesse período que a planta costuma florescer. Inclusive, foi desse nome que se originou a palavra calendário. A calêndula é uma planta com ótimas propriedades medicinais e também é muito bonita para decorar o jardim. O óleo de calêndula é um dos subprodutos dessa planta, extraído ao macerar as flores em algum tipo de óleo vegetal. Veja quais são os benefícios desse óleo para a saúde e como usar.

Benefícios para a saúde

benefícios do óleo de calêndula
Crédito: Pxhere

Esse óleo deve ser usado externamente. Se quiser uma opção para ingerir, deve procurar um profissional homeopata que recomende a quantidade e a forma de uso, ou também pode consumir a planta em forma de chá ou tintura. No caso do óleo, veja quais benefícios ele promove à saúde.

Cicatrização de feridas

Pequenos ferimentos, como cortes e queimaduras leves, podem ser tratados utilizando-o. Depois de fazer uma aplicação, deixe secar e mantenha a região sempre limpa e protegida para que não infeccione.

Tratamento de micose

As micoses são causadas por fungos, na maioria das vezes, quando a pele fica em contato direto e prolongado com a umidade. Por exemplo, pode surgir em quem usa sapato fechado todos os dias, por muitas horas, também quem fica descalço na terra úmida por muito tempo ou acaba pegando uma micose da areia da praia contaminada com fezes de animais.

Os fungos podem ser combatidos com a calêndula quando o problema está no início. Se fizer o uso do óleo e não perceber o início da melhora em até três dias, procure um dermatologista.

Previne e trata assaduras em bebês

Quem prefere fazer uso dos produtos farmacêuticos, vai utilizar o Hipoglós ou o Bepantol para prevenir e tratar as assaduras dos bebês, pois essa é a principal finalidade dessas duas pomadas. Já se preferir uma solução mais natural, pode utilizar o óleo de calêndula com o seu poder cicatrizante e anti-inflamatório.

Tratamento coadjuvante para problemas de pele

Por causa das propriedades anti-inflamatória e cicatrizante, essa planta ajuda no tratamento contra problemas de pele como a psoríase e o eczema, que são bem comuns. Entretanto, esse óleo não substitui uma consulta ao dermatologista, pois o médico deve avaliar cada caso antes de permitir o uso de óleo ou de outros medicamentos.

Como usar

Há diferentes formas de uso, por exemplo:

  • Óleo corporal após o banho;
  • Adicionar algumas gotas em máscara facial caseira à base de argila;
  • Aplicar nos calcanhares para prevenir rachaduras;
  • Aplicar nos joelhos e cotovelos para reduzir o ressecamento;
  • Prevenir ou tratar assaduras de bebês;
  • Aliviar sintomas de queimaduras leves ao aplicar o óleo sobre o ferimento;
  • Melhorar o aspecto do cabelo com pontas ressecadas.

Lembre-se que o óleo de calêndula deve ser usado externamente. Se, mesmo aplicando uma pequena quantidade, perceber qualquer reação adversa na pele ou couro cabeludo, pare de usar o óleo e vá a um dermatologista para que o médico avalie a reação e prescreva o tratamento adequado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
cuidar de violeta
Como cuidar de violetas em casa
cuidados com a pele
Como ter uma rotina de cuidados com a pele