em

FofoFofo

Benefícios e usos da lavanda: uma planta medicinal e ornamental

Conheça as propriedades da planta que atuam em cada parte de corpo e de que formas pode utilizá-la em casa.
lavanda
Designed by Freepik

A lavanda é uma planta originária do mediterrâneo, mas muito utilizada e apreciada em diversas partes do mundo há séculos. Existe uma razão para isso, já que ela oferece inúmeros benefícios à saúde e ao bem-estar.

Com suas adoráveis e cheirosas flores em tom de lilás, costuma ser cultivada em grandes campos, mas também é possível ter a sua espécie no jardim ou em um vaso em casa. Conheça os benefícios e usos da planta. Aprenda ainda como plantá-la!

Aqui você encontra:

Benefícios da lavanda

benefícios lavanda para o corpo
Designed by Freepik

Dos pés à cabeça, cada parte do corpo recebe algo de bom por meio das mais de 150 propriedades dessa planta para a saúde. Veja os principais benefícios:

1. Tratamento de inflamações na pele

No caso de inflamações por picada de insetos, fungos, queimaduras solares ou outros tipos de feridas, são as propriedades fungicidas e antissépticas da planta que irão atuar. Os seus nutrientes também irão aumentar a produção de colágeno, que por sua vez, vai ajudar a cicatrizar rapidamente os ferimentos.

2. Alívio da dor de cabeça

Quando você estiver com dor de cabeça ou sentindo-se estressado, o odor dessa flor funciona como um sedativo natural e vai ajudá-lo a moderar o nervosismo e a controlar até mesmo enxaquecas.

3. Redução de cólicas

Por ter efeito anti-espasmódico, a lavanda irá promover o relaxamento dos músculos que provocam a cólica, ajudando a aliviar a dor.

4. Limpeza das vias respiratórias

Como quase todas as fragrâncias frescas, as lavandas ajudam a limpar as vias respiratórias. Elas têm propriedades que atuam na desobstrução desses canais, promovendo um relaxamento muscular.

5. Redução dores musculares

No caso de dores musculares, as propriedades sedativas e anti-inflamatórias da planta irão favorecer o relaxamento dos músculos e você se vai sentir muito melhor. Essa flor também pode ser a solução para tratar torcicolos, uma vez que estimula a mobilidade da região.

6. Promoção do sono

Aproveite também as propriedades calmantes da lavanda, no caso de dificuldade para começar a dormir ou se manter dormindo. A planta ajuda a repousar o corpo, promovendo a entrada em um estado sereno e sonolento.

7. Melhora a saúde dos cabelos

A lavanda ajuda a iluminar e a desembaraçar os fios, além de deixá-los mais cheirosos. Pode utilizá-la durante ou após o banho.

Usos da lavanda

como usar a lavanda
Crédito: Free Images

As plantações de lavandas têm como principal finalidade a extração do óleo essencial, amplamente utilizado para perfumar produtos de higiene e limpeza, e também na própria indústria da cosmética e perfumaria.

Todavia ela também é cultivada por muitos apenas por ser uma planta ornamental e cheirosa, usando diretamente as flores secas para uso medicinal. Veja os exemplos:

1. Limonada para dor de cabeça

Outra recomendação é fazer uma limonada de lavanda para aliviar as dores de cabeça.

Em caso de resfriado, congestão ou gripe você pode aplicar o óleo de lavanda no peito, no pescoço ou então pode colocar uma compressa.

2. Aromatizador de ambientes

Enquanto aromatizante natural, você pode colocar algumas flores da planta pela casa e assim eliminar maus odores.

3. Eliminação de ácaros

Seu cheiro também é eficaz na eliminação de ácaros. Pode colocar as folhas numa bolsa de tecido e depois arrumar ela no interior dos armários, nas gavetas e outros cantos da casa.

4. Cosmético para melhorar a saúde da pele e cabelos

A planta pode ainda ser aplicada na forma de cosmético, como sabonete, como condicionador de cabelo ou como tônico. Pode fazer um sabonete caseiro usando o óleo ou as flores, e depois aplicar na pele. Se você quer remover a oleosidade da pele e refrescá-la, pode aplicar uma infusão de flores.

5. Óleo essencial

O óleo essencial das lavandas pode ser aplicado na pele ou adicionado à limonada mencionada anteriormente. Para dor de cabeça, estresse ou falta de atenção, basta aplicar algumas gotas nas têmporas ou atrás das orelhas e massagear. Ele também pode ser misturado a outros óleos para uso em massagem terapêutica e relaxante.

6. Produção de mel

O cultivo de lavandas pode ser feito ainda para a produção de mel de boa qualidade ou para colher as folhas e usá-las nas formas medicinais que você viu anteriormente.

Como plantar lavanda em casa?

como fazer plantação de lavanda
Designed by Freepik

Se quiser iniciar um cultivo de lavandas no seu jardim, a primeira dica é quanto à escolha da espécie. A Lavandula Dentata e a Lavandula Canariensis são as que melhor se adaptam ao clima brasileiro. Se não estiver na região sul, onde faz mais frio, pode também escolher a Lavandula Stochas ou a Lavandula Angustifolia.

Na hora de escolher as mudas, prefira as que fiquem em formato de arbustos, com galhos e ramificações em quantidade maior. A muda deverá estar bem verde, pois quer dizer que é mais saudável. Evite as folhas amareladas, a menos que tenha habilidade em cuidar de plantas, pois essas podem necessitar de um cuidado maior para se restaurarem.

Onde plantar?

As mudas de lavandas podem ser plantadas em canteiros, no chão ou em vasos. Prepare um solo mais arenoso e calcário, que seja bem drenado. O local pode pegar sol ao longo do dia, pois a planta gosta de ambiente ensolarado. Aliás, é a quantidade de sol que vai fazer com que ela produza mais óleo e seja mais cheirosa.

A rega da muda plantada deve ser feita sempre que o chão estiver seco, ao longo dos primeiros trinta dias. Depois não será mais necessário, pois a planta consegue se manter sozinha.

Se for plantar em vaso, não coloque pratinho com água embaixo. Regue apenas um dia depois de perceber que o solo ficou bem seco. E nesse caso, não poderá deixar de regá-la após o primeiro mês. Precisará manter a rega sempre que estiver seca, ao longo da vida da planta.

2 Comments Leave a Reply
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
benefícios da agua morna com limão para a saúde
Benefícios da água morna com limão e por que tomá-la
Dica poderosa de receita natural para acelerar o crescimento dos cabelos