Menu

Como tirar cicatriz: 5 tratamentos

Quem tem cicatrizes sabe o quanto elas podem ser incômodas às vezes

Crédito: Freepik

Publicidade

A cicatriz é resultado de traumas ocorridos na pele, normalmente de cortes, queimaduras e  cirurgias, que podem ficar com o aspecto mais marcado, algumas vezes com queloides ou bem  escuras. Muitas pessoas buscam soluções para tirar cicatriz, veja o que é possível fazer.

5 Melhores tratamentos para tirar cicatriz

Crédito: Freepik

É muito rara a recuperação total de uma área com cicatriz, mas tem sim como melhorar sua aparência, clareando e reduzindo o seu volume, com diversos tratamentos, sejam com especialistas ou caseiros.

1. Caseiro

Existem tratamentos caseiros para tirar cicatriz que são realmente eficazes, clareando e nutrindo a pele, principalmente em casos mais recentes.

Existem algumas misturas que você pode fazer em casa e aplicar ou pode também comprar pomadas específicas para eliminar manchas, recomendadas pelo seu dermatologista.

Publicidade

Veja algumas opções caseiras para utilizar em manchas mais recentes, podendo amenizar também as antigas:

  • Mistura de óleos

Em uma vasilha, misture ¼ de xícara de óleo de coco, 1 colher de sopa de mel, ¼ de xícara de azeite de oliva e 4 gotas de óleo essencial de lavanda. Aplique pela manhã na região e massageie por 5 minutos. Deixe agir por uma hora e retire, reaplicando novamente a noite.

Misture os ingredientes e aplique, massageando bem, antes de dormir. Retire pela manhã.

Misture os ingredientes e passe uma camada fina, deixando agir por pelo menos uma hora. Faça isso duas vezes ao dia.

Publicidade
  • Bicarbonato de sódio, mel e canela

Faça uma esfoliação suave ao menos uma vez por semana, com essa mistura, de forma delicada. Aplique os tratamentos indicados em seguida.

Misture e massageie a região, deixando agir durante toda a noite. Utilize uma roupa de cama mais antiga, caso venha a manchar.

Além dos tratamentos caseiros, existem opções estéticas realizadas por profissionais da área, com custo mais elevado porém resultados mais rápidos.

Publicidade

2. Peelings

Existem dois tipos de peelings, o mecânico e o químico. O peeling mecânico é realizado sem a descamação da pele e sem uso de ácidos, sendo menos invasivo que o químico, agindo como uma lixa delicada na superfície da cicatriz, reduzindo aos poucos o seu tamanho e clareando.

Já o peeling químico utiliza ácidos específicos, que retiram a camada superior da pele, estimulando a produção de colágeno e uniformizando a distribuição do mesmo, assim como dos pigmentos, deixando a cicatriz mais plana e clara.

Ambos devem ser recomendados por um dermatologista e realizados pelo mesmo ou por um esteticista de confiança.

Publicidade

3. Microagulhamento

Como o próprio nome já diz, é a inserção de micro agulhas ao longo da cicatriz, formando pequenos furos, quase imperceptíveis, que acabam levando a uma nova necessidade de cicatrização e redistribuição do colágeno, melhorando assim a aparência da mesma.

Deve ser realizado por um dermatologista especialista, preferencialmente em cicatrizes mais recentes e nunca em pessoas que tenham tendência a formar queloides, com vitiligo ou com a presença de qualquer ferida inflamada próxima ao local.

4. Cirurgia

Em casos mais complexos, existe a possibilidade de realizar cirurgias reparadoras, com o objetivo não de eliminar a cicatriz, mas talvez reposicioná-la ou reduzir a sua amplitude, além de deixá-la em um local que não venha a limitar movimentos ou incomodar de outras formas.

Publicidade

Para dar um acabamento melhor para a cicatriz final, é utilizada uma sutura interna, com acabamento em cola, se possível. Pode-se utilizar fios absorvíveis ou de nylon, específico para a realização de processos cirúrgicos.

5. Tatuagem

Quando os tratamentos amenizarem, mas o resultado não for como o esperado ou se você simplesmente resolver lidar de outra forma com sua cicatriz, seja pela sua história ou significado em sua vida, pode optar também por transformá-la em uma arte, através da tatuagem. Veja alguns exemplos:

Cicatriz longa abdominal

Se você precisou passar por alguma cirurgia na região ou sofreu algum tipo de trauma, pode testar algo assim.

Publicidade

Cicatriz de cesariana

A cicatriz decorrente desse momento especial que é o nascimento de um filho, pode se tornar uma celebração à vida, com alegria e leveza.

Criativas

E sempre há espaço para usar a imaginação e brincar com coisa séria, extrapolando a criatividade.

Veja também: Você pode usar Bepantol para tatuagem: sim ou não?

Publicidade

Leave a Reply

Sair da versão mobile