em

Vitiligo: o que é, causas e tratamento da doença

Já ouviu falar nessa doença de pele? Saiba mais sobre sua causa e sobre seu tratamento.
vitiligo
Crédito: Wikimedia

O vitiligo é uma doença de pele que se manifesta em forma de manchas em diversas partes de corpo. Essas manchas afetam a coloração da pele, deixando-a mais clara, pois as células responsáveis por produzir a melanina, que dá cor à pele, deixam de produzi-la.

Pode também afetar a pigmentação dos pelos e cabelos, do globo ocular e da mucosa dentro da boca. Pode afetar apenas uma parte do corpo ou várias, e há casos em que as manchas são iguais nos dois lados do corpo.

Causas do vitiligo

Em alguns casos o vitiligo evolui rapidamente e também pode se estabilizar sozinho com o tempo. Cada paciente possui um ciclo de estagnação e evolução da doença, por isso cada caso deve ser acompanhado de forma individual, pois há muitas variações. Mas quais as causas desse problema?

A medicina ainda não conhece uma causa exata para o vitiligo, embora muitos estudos associem a doença com problemas autoimunes. Isso quer dizer que o próprio organismo ataca as células produtoras da melanina, interrompendo sua função.

Essa doença é uma predisposição que pode ou não ser hereditária e que, algumas vezes, é desencadeada por traumas emocionais. Também existem casos relacionados com o excesso de exposição ao sol e a produtos químicos.

Vitiligo pega?

O vitiligo não é contagioso. Não precisa ter medo de chegar perto nem de conviver com uma pessoa que tenha a doença, pois não há risco de contrai-la. Se você tiver vitiligo é porque já nasceu com essa predisposição, mesmo que ela demore para se manifestar. A maior parte dos casos desencadeados ocorrem em pessoas entre os 20 e 30 anos de idade.

Quais são os sintomas?

O vitiligo irá apresentar apenas as manchas claras na pele, sem outros sintomas. Em casos raros alguns pacientes relatam dor ou sensibilidade na região afetada pelas manchas. Quando ocorrem outros sintomas paralelamente ao surgimento das manchas, pode ser porque outro problema de saúde esteja ocorrendo em simultâneo.

O que pode ocorrer é um impacto psicológico, pois a pessoa sente-se diferente e pode sofrer preconceito devido à nova aparência. Por isso, se tiver esse tipo de problema, é recomendado que faça um acompanhamento psicológico para conseguir lidar sem prejudicar a saúde.

Vitiligo tem cura?

O vitiligo tem cura, mas o resultado do tratamento depende do organismo de cada paciente. Alguns conseguem reverter totalmente e outros apenas parcialmente a evolução da doença.

Tratamento

O tratamento para o vitiligo é feito pelo médico dermatologista e vai depender de cada caso. Pode ser prescrito o uso de medicamentos para induzir a volta da produção de melanina, tratamento a laser, micropigmentação, cirurgia ou transplante de células (melanócitos) saudáveis para a região com a doença.

Mesmo assim, nenhum tipo de tratamento garante a cura do paciente, justamente por essa doença ainda causar dúvidas dentro da comunidade médica. Cada caso costuma apresentar reações e efeitos individuais, portanto o tratamento pode ser alterado ou interrompido ao longo do tempo, de modo que o médico possa analisar e documentar as reações do organismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

enxaqueca na menstruação
Enxaqueca menstrual: o que é e como aliviar esse sintoma?
tipo de alimento para cães
Qual o melhor tipo de alimento para cães? Conheça as opções