em

AmeiAmei

Suco de abóbora: benefícios e como fazer em casa com outras frutas

Conheça os benefícios e melhores receitas de suco de abóbora

suco de abóbora
Crédito: Flirck

Pode soar estranho, mas o suco de abóbora é uma delícia e faz muito bem para a sua saúde. Esse fruto é adocicado, e pode ser utilizado em diversas receitas (doces ou salgadas). Pertence a família Cucurbitaceae, podendo ser de diversos tipos, como a moranga, butternut, japonesa, de pescoço, paulista ou libanesa, por exemplo. É possível aproveitar a casca da abóbora, sua polpa e até mesmo as sementes.

Rica em nutrientes, a cada 100 gramas há 340 mg de potássio, 7 gramas de carboidrato, 0,5 gramas de fibras, 1 grama de proteína e 2,8 gramas de açúcar, 21 mg de cálcio, 12 mg de magnésio. Além disso, contém vitamina A, C e D, além daquelas do complexo B.

Fácil de consumir, por ser extremamente versátil na cozinha, você pode preparar sopas, caldos, escondidinhos, purê, fazer cozida ou assada, com ou sem carne. Há também biscoitos, bolos e doce de abóbora. Mas você já conhecia o suco? Além de delicioso, tem muitos benefícios para a sua saúde.

Benefícios do suco de abóbora

Esse suco pode ser preparado com o ingrediente principal cru ou cozido. A grande vantagem de não cozinhar, é a de preservar a vitamina C. Entretanto, o sabor fica um pouco mais suave, quando utilizada cozida.

1. Deixa a pele mais bonita

Isso porque é rica em betacaroteno, fundamental para a saúde e beleza da pele, além de sua ação anti-inflamatória, que combate acnes e espinhas. Dessa forma, se tomar o suco de abóbora todos os dias, ajuda a nutrir, deixando-a mais firme, viçosa e com brilho.

2. Melhor a circulação sanguínea

A pectina presente na abóbora ajuda a controlar o nível de gordura no organismo, principalmente o colesterol, fazendo com que o sangue circule mais facilmente. É o que popularmente se chama de afinar o sangue.

Previne também a formação de placas de gordura nas artérias, bem como o enrijecimento das mesmas. Esse problema pode levar ao desenvolvimento de uma doença chamada de arteriosclerose.

3. Reveste o trato gastrointestinal

propriedades da abobora para saude
Designed by Foodiesfeed

Também é favorecido pelo consumo do suco de abóbora, que é rico em fibras e regula o pH do organismo. As fibras ajudam no processo digestivo, absorvendo gordura e reduzindo a velocidade da digestão.

No trato intestinal, estimulam-se os movimentos peristálticos, participando da formação do bolo fecal e ajudando a tratar problemas como prisão de ventre. Além disso, a água também é essencial nesse processo.

4. Combate a insônia

A abóbora é um conhecido calmante natural, sendo excelente para quem tem problemas de insônia. O ideal é tomar um copo de suco de abóbora ao menos uma hora antes de deitar.

Mas é importante escolher um suco mais neutro, sem a adição de muitos ingredientes, pois algumas misturas são termogênicas e podem prejudicar, ao invés de ajudar. Opte por aqueles que levam maracujá e uma boa dose de magnésio, como a melancia e as frutas vermelhas.

5. Evita processos inflamatórios

É excelente para combater inflamações, mas não somente na pele, e sim no corpo como um todo. Então processos inflamatórios podem ser combatidos com o suco, focando naqueles ricos em vitamina C, como os somados a frutas cítricas.

Os principais nutrientes que tornam esse alimento um excelente anti-inflamatório são a vitamina A, C, E e o zinco. Juntos, aumentam a imunidade e deixam o corpo mais resistente a inflamações.

6. Cuida da saúde dos olhos

O betacaroteno é um conhecido aliado, não somente da pele, mas também da saúde dos seus olhos. Ele ajuda a retardar o envelhecimento da córnea, reduzindo as chances de desenvolver problemas como a catarata.

Sua ação de combate aos radicais livres ajuda a evitar também problemas como a degeneração da mácula, que pode causar uma visão subnormal, onde o centro dos olhos é opaco, tendo somente a visão periférica funcionando.

7. Ajuda no controle da diabetes

A abóbora, se consumida com moderação e sob autorização médica, pode ajudar a controlar o diabetes tipo 2. Isso porque ela contém trigonelina e ácido nicotínico, que melhoram o quadro de resistência à insulina, fazendo com que a doença não progrida tão rapidamente.

Além disso, contém polifenóis que ajudam a diminuir a taxa de açúcar no sangue, devendo portanto ser tomado diariamente, se autorizado pelo seu médico. É bom ter atenção também ao tipo de receita, evitando aquelas com associação a frutas muito doces ou adoçadas.

Receitas de suco de abóbora

casca de abóbora
Crédito: Stozabot

Agora que já sabe o quanto esse suco faz bem para a sua saúde, que tal aprender algumas receitas deliciosas para testar em casa? Veja 5 deliciosas receitas de suco de abóbora.

1. Suco do Harry Potter

Quem já leu os livros ou assistiu aos filmes, sabe que o suco de abóbora é um dos alimentos preferidos do personagem mais querido da saga de J.K. Rowling. Aprenda então como fazer e aproveite para chamar os amigos para uma seção de cinema em casa. Só não vale oferecer feijõezinhos de todos os sabores, ok?

Ingredientes

Abóbora moranga: 3 colheres (sopa; cozida e amassada)
Água: 1 copo
Leite condensado: 2 colheres (sopa)

Modo de preparo

  1. Congele a abóbora já cozida, escorrida e amassada, no dia anterior.
  2. Coloque no liquidificador com os outros ingredientes e bata até ficar homogêneo.
  3. Sirva imediatamente, sem coar.

2. Com abacaxi e maçã

Mais docinho e com aroma mais intimista, esse suco é bem delicado e tem sabor menos marcante de abóbora. Pode ser feito com o suco feito na hora, mas o ideal é escolher o suco de caixinha, para não escurecer.

Ingredientes

Suco de maçã: 1 xícara;
Abacaxi: 1 rodela;
Abóbora: ½ xícara (crua);
Mel: 1 colher (chá).

Modo de preparo

  1. Depois de tirar a casca, corte a abóbora e o abacaxi em pedaços médios.
  2. Bata com os outros ingredientes no liquidificador e sirva sem coar.

3. Aromático

suco de abóbora
Crédito: VTM Online

Para quem gosta de intensidade, essa é a receita ideal! Em sua composição, gengibre, canela e abóbora, finalizando tudo com mel de laranjeira (ou outro de sua preferência). Se não tiver esse tipo de mel, pode colocar água de flor de laranjeira ou raspas da casca, sem a parte branca.

Ingredientes

Abóbora crua: ½ xícara;
Água: 1 xícara;
Canela: ½ colher (café);
Gengibre: ½ colher (café);
Mel de laranjeira: 1 colher (sopa);
Água de flor de laranjeira : 1 colher (chá; opcional).

Modo de preparo

  1. Descasque e corte a abóbora em cubinhos.
  2. Coloque no liquidificador com os outros ingredientes.
  3. Bata até ficar homogêneo e sirva.

4. Com limão

Nessa receita, o sabor da abóbora, que já é suave, fica encoberto pelo limão, que tem uma apresentação mais forte, já que será feito com a casca. Muita atenção para não deixar a parte do meio (branca) e das pontas do limão, pois amarga o suco.

Ingredientes

Abóbora crua: ½ xícara
Limão: 1 unidade
Leite condensado: 2 colheres (sopa)
Água: 1 xícara

Modo de preparo

  1. Tire a casca e corte a abóbora em pedaços.
  2. Corte as duas extremidades do limão e o divida em 4 partes.
  3. Retire o miolo e as sementes, pois podem amargar o suco.
  4. Coloque com os outros ingredientes no liquidificador e bata por no máximo 20 segundos.
  5. Coe e sirva imediatamente.

5. Com maracujá

Claro que não poderia faltar a receita de suco de abóbora com maracujá, para você tomar antes de dormir e garantir aquela noite tranquila. Além de alimentar, é bem leve e tem alimentos calmantes, que irão aliviar o estresse do dia a dia.

Ingredientes

Abóbor: ½ xícara (crua);
Suco de maracujá: copo;
Água: 1 copo;
Camomila desidratada: 1 colher (chá);
Gelo: a gosto.

Modo de preparo

  1. Prepare um chá com meio copo de água, um sachê de camomila e deixe esfriar.
  2. Depois de frio, coloque no liquidificador com a abóbora, o suco de maracujá, a água e o gelo.
  3. Se quiser adoçar, opte por mel ou adoçantes naturais.
  4. Bata bem e beba em seguida.

menino de 10 anos ajuda a famíli

Menino de 10 anos ajuda família e faz a diferença dentro de casa

remédios caseiros para hemorroidas

10 Remédios caseiros para hemorroidas e como usá-los