em

Sopa de abóbora: as melhores receitas para experimentar em casa

Como fazer sopa de abobora de várias formas deliciosas
Crédito: Pixabay

A sopa de abóbora é riquíssima em nutrientes e pode ser feita de diversas formas, aproveitando para adicionar outros ingredientes que realçam ou mesclam o seu sabor. Por ter uma certa neutralidade, ela é fácil de combinar com diversos sabores.

Excelente para tomar a noite, no jantar ou até mesmo para aqueles dias em que se está com preguiça de fazer vários pratos, resolvendo de vez a refeição. Ela serve como um prato único, pois pode conter, além do carboidrato, proteínas e diversos nutrientes essenciais para o funcionamento do seu corpo.

Seja para dias frios, que podem combinar perfeitamente com a versão com camarão ou carne seca, ou para os dias mais quentes, que pedem uma sopinha mais leve, como a de alho poró, gengibre ou chia, é sempre uma boa pedida. Veja as melhores receitas aqui!

Como fazer sopa de abóbora: 10 receitas

Prepare as mais diversas variações da sopa de abóbora e surpreenda, dando aquele toque especial em uma sopa tão querida.

1. Gengibre

sopa de abóbora
Crédito: Panelinha

Ajuda não somente a adicionar nutrientes à sua dieta, mas também tem o efeito termogênico. Para preparar, vai ter precisar de abóbora japonesa, gengibre fresco, cebola, alho, tempero e azeite de oliva. Para dar um charme especial, um pouco de capim santo, deixando muito mais aromatizado.

Experimente a versão saudável dessa sopa com gengibre

2. Creme de leite

sopa de abóbora
Crédito: Tudo Receitas

O sabor da abóbora fica um pouco menos marcante nessa versão, o que é bom para alguns e ruim para outros. Adiciona também cremosidade e uma textura mais uniforme. Para fazer essa sopa, vai precisar de abóbora sem casca, água, creme de leite, cebola, azeite de oliva, pimenta-do-reino, cominho e sal.

Aprenda a fazer com creme de leite para ficar suave

3. Músculo

sopa de abóbora
Crédito: Ana Maria Brogui

A grande vantagem do músculo é que quando é bem cozido, ele chega a se desmanchar, dando um efeito maravilhoso na sopa, ao final. Para preparar, você vai precisar de abóbora, músculo, cebolas, alho, sal, cenouras, azeite de oliva e cebolinha picada.

Como fazer para deixar a sopa com mais nutrientes

4. Couve

sopa de abóbora
Crédito: Uol Comidas e Bebidas

A receita fica bem cremosa, com as tiras de couve e, para dar o charme final, bacon bem crocante. Para tanto, vai precisar de abóbora japonesa, couve manteiga, cebola, alho, caldo de legumes, azeite de oliva, sal, pimenta-do-reino e bacon bem fritinho.

Ideal para tratar anemia essa versão da sopa com couve

5. Gorgonzola

sopa de abóbora
Crédito: Sal e Pimenta

O sabor marcante do queijo gorgonzola fica diluído na sopa, com sabor mais neutro e adocicado, formando uma harmoniosa combinação. Para fazer essa sopa especial, você vai precisar de creme de leite fresco, mas pode usar também o de caixinha. Além disso, leva abóbora, caldo de legumes, cebola, gorgonzola e manteiga.

Veja o passo a passo para dar um sabor mais forte à sopa

6. Alho-poró

sopa de abóbora
Crédito: Receitas nestlé

Para preparar, vai ser preciso um quilo de abóbora, caldo de picanha em tabletes, gengibre, creme de leite, azeite de oliva, alho-poró em rodelas e cebolinha verde picada. O alho poró será adicionado somente ao final, depois de refogado, preferencialmente na manteiga.

Veja como preparar essa sopa cremosa e aromática

7. Carne-seca

sopa de abóbora
Crédito: Guia da Cozinha

Uma receita tradicional da região Nordeste do país, sendo muito saborosa e nutritiva. Basta uma pimentinha para acompanhar, ou se preferir algo mais elaborado, até um vinagrete fica perfeito. Para preparar a sopa de abóbora com carne-seca, você vai precisar de abóbora, caldo de legumes, catupiry ou requeijão cremoso, amido de milho, azeite, cebola, alho, carne seca, cheiro verde, sal e pimenta-do-reino.

Simplesmente deliciosa a receita de sopa com carne seca

8. Linguiça

sopa de abóbora
Crédito: Teleculinária

Uma versão diferente, principalmente porque é acompanhada por courgette (que é abobrinha em portugues de Portugal), gerando um contraste interessante. São necessários poucos ingredientes, sendo bem fácil de preparar, ideal para quem quer algo diferente, mas prático. Vai precisar de abóbora, linguiça, cenoura, batata, abobrinha (courgette), cebola, azeite e sal.

Fica muito saborosa a sopa com linguiça toscana

9. Com camarão

sopa de abóbora
Crédito: Guia da Cozinha

Uma versão bem levinha e nutritiva. E se quiser, depois pode usar as sementes de abóbora, que são riquíssima em minerais essenciais. Os ingredientes são: abóbora, água, leite de coco, sal e primeta-do-reino, cebola, alho, camarão (limpo), requeijão cremoso e cheiro verde.

Uma receita simplesmente perfeita com camarão

10. Funcional

sopa de abobora
Crédito: Frufruta

Repleta de superalimentos, deixa o seu corpo mais saudável e ajuda a emagrecer, se tomada corretamente. Para preparar, vai precisar de sementes de abóbora sem a casquinha, cebola, gengibre, azeite, abóbora de pescoço sem a casca, cenoura, quinoa, sal, salsinha, cúrcuma e pimenta-do-reino. Ao final, você vai salpicar semente de abóbora tostada com salsa, por cima da sopa, dando um contraste de texturas.

Não deixe de experimentar essa sopa funcional com abóbora

mulher traída pelo marido
Mulher traída pelo marido torna-se freira e empreende de forma inusitada
suco de salsa
Suco de salsa: 8 receitas para desinchar e hidratar o corpo