em

AmeiAmei HahahaHahaha FofoFofo Meu Deus!Meu Deus! EstranhoEstranho TristeTriste

Sementes de damasco: propriedades e benefícios para a saúde

Conheça os principais benefícios da semente de damasco para a saúde e se surpreenda
semente de damasco
Crédito: Saúde Pixabay

Em algumas localidades, as sementes de damasco não são uma novidade quando se trata de fortalecer o organismo. Porém, cada vez mais pessoas compreendem o quanto ela pode ajudar a ter uma vida mais saudável.

6 benefícios da sements de damasco

Rica em vitaminas, principalmente a B17, antioxidantes e com ação analgésica, ela é um excelente medicamento natural:

1. Auxilia no tratamento contra o câncer

As sementes de damasco tem em sua composição a laetrile, um componente que ajuda a prevenir e tratar o câncer.

2. Fortalece o sistema imunológico

Por ser rica em nutrientes essenciais para o organismo, essa semente pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico. Além disso, ajuda a combater os radicais livres, facilitando o trabalho do corpo a nível celular.

3. Ajuda a controlar a pressão

semente de damasco
Crédito: Saúde Dica

A vitamina B17 é um componente essencial para regular a pressão arterial, evitando que ela se eleve exageradamente. Dessa forma, o consumo das sementes de damasco podem ajudar a manter a pressão sob controle, pois são um dos alimentos mais ricos nesse nutriente.

4. Melhora o aspecto da pele

O óleo das sementes de damasco tem propriedades similares ao de amêndoas, sendo excelente para peles secas. É útil também para evitar o surgimento de estrias, quando se passa por processos de emagrecimento ou outras mudanças similares.

Entretanto, não é indicado para gestantes, já que pode entrar na corrente sanguínea e prejudicar o bebê, ainda em formação.

5. Estimula o funcionamento do intestino

As sementes de damasco tem a capacidade de estimular o movimento intestinal, agindo como um laxante natural. Massagear o abdomen com o óleo de sementes de damasco, uma hora antes de ir ao banheiro, também pode ajudar a aliviar a constipação.

Mitos e verdades sobre a prisão de ventre

6. Alívio da dor

Por ter ação analgésica e anti-inflamatória, as sementes de damasco podem ser administrada para aliviar dores oriundas da artrite. Uma massagem com o óleo ajuda também a aliviar dores musculares, relaxando o corpo. Isso acontece devido a presença do benzaldeído em sua composição.

Como consumí-las

semente de damasco
Crédito: Das Steinberger

Embora tenham muitos benefícios, as sementes de damasco precisam ser consumidas com cautela. Essa recomendação acontece porque elas são ricas em vitamina B12 que em excesso pode causar intoxicação.

Além do consumo natural, as sementes podem ser moídas e adicionadas a sucos e vitaminas. Para potencializar suas propriedades tópicas, uma sugestão é o uso externo do óleo de damasco, que ajuda a melhorar o aspecto do cabelo e da pele. Pode ser usado também como óleo para massagem e – quando moída – como um excelente esfoliante.

Onde comprar sementes de damasco

Você encontra as sementes de damasco em lojas de produtos naturais e em cerealistas. Pode encontrar também na internet, tomando cuidado para adquirir o produto nas mãos de um fornecedor de confiança.

Lembre-se de consumir suplementos apenas com orientação do seu médico ou nutricionista, aliando uma alimentação saudável à prática de atividades físicas adequadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
rosácea
Rosácea: o que é, causas, tipos e tratamentos para aliviar os sintomas
vacina para meningite b
Procura por vacina para meningite B aumenta