Crédito: Unsplash
em

Como fortalecer o sistema imunológico

É possível ficar mais resistente a doenças com pequenas mudanças na sua rotina diária

Sistema imunológico é o conjunto de elementos existentes no seu corpo que interagem com o objetivo de defendê-lo contra possíveis doenças, vírus, bactérias e outras situações que envolvam a saúde e bem estar. Funciona como um escudo que te protege de tudo. Quando esse sistema está em baixa, você tem uma maior propensão a gripes ou até mesmo grandes infecções. Por isso é tão importante fortalecer o sistema imunológico.

5 Dicas para fortalecer o sistema imunológico

dicas para fortalecer o sistema imunológico
Crédito: Unsplash

Com pequenas mudanças na rotina e escolhas mais bem pensadas é possível fortalecer o sistema imunológico.

1. Tome sol diariamente

Às vezes a rotina de estudo ou trabalho não permite que você possa ter alguns minutos de sol, fazendo com que fique sempre entre quatro paredes. Isso pode prejudicar sua imunidade, por baixar os níveis de vitamina D, essencial para as defesas do seu corpo.

Assim, procure tomar ao menos 20 minutos de sol todos os dias, em qualquer horário disponível. Que tal ir almoçar ou à padaria à pé? Pode ser uma forma de começar.

2. Alimente-se bem

Uma boa alimentação garante todos os nutrientes essenciais para o seu corpo, fazendo com que ele funcione corretamente.

É nos alimentos que você irá encontrar vitamina C e outros anti-inflamatórios naturais. Além disso, é importante consumir alimentos que combatam os radiais livres.

Minerais e vitaminas são obrigatórias para o funcionamento do seu corpo, então invista em superalimentos para fortalecer o sistema imunológico.

3. Beba muita água

Sem água, seu organismo entra em colapso e o primeiro ponto a ficar vulnerável é a defesa. Ela faz parte de diversas funções celulares e, com a sua falta, o organismo fica fraco, buscando formas de compensar sua ausência, deixando de trabalhar corretamente.

Beba ao menos 2 litros de água ao dia. Se não consegue tomar por causa do sabor (ou falta dele), que tal testar a água aromatizada? Além de hidratar, ajuda a nutrir seu corpo.

4. Evite as drogas lícitas e ilícitas

Por mais que seja permitido, fumar pode acabar com a defesa do seu organismo. Da mesma forma as drogas ilícitas. Outro que pode danificar seu organismo e reduzir a imunidade é o consumo frequente de álcool, levando assim o seu corpo para bem abaixo do esperado.

5. Beba chás fortalecedores

Chás que equilibram o sistema imunológico são importantes para manter a saúde em dia. Veja quais são os melhores.

Maçã

Rico em poderosos antioxidantes, ferro, potássio e magnésio, o seu consumo potencializa a imunidade.

Limão

Graças à presença da vitamina C, seu consumo promove maior defesa contra gripes, resfriados ou qualquer outra indisposição ligada ao sistema respiratório.

Equinácea

Atua como antibiótico natural, eliminando fungos e infecções bacterianas, estimulando ainda a produção de glóbulos brancos.

Boldo

Fortalece o sistema imunológico, sendo também muito indicado para ajudar nos alívios de resfriados.

Sabugueiro

Facilmente encontrado em lojas de produtos naturais, o seu consumo é tradicionalmente conhecido nos tratamentos de resfriados.

Gengiba ou genenciana

O consumo desse chá promove funções anti-diabética, anti-microbiana, laxante, vermífuga, digestiva e anti-inflamatória, atuando ainda com eficácia na defesa contra doenças respiratórias.

Para fazer basta ferver 500ml de água com duas colheres de sopa das folhas de genciana. Deixe em infusão por 10 minutos e pronto.

Lembrando ainda que você pode usar as folhas in natura se preferir. Lembre-se sempre de consultar um médico antes de adicionar qualquer novo componente na sua rotina, principalmente se você tem alguma doença crônica.

Importância de ter um sistema imunológico forte

Um sistema imunológico forte pode não apenas evitar doenças. Ele vai fazer com que seu corpo reaja mais rapidamente a tudo. Desde o estresse do dia a dia, até aquele corte com faca na cozinha, sua imunidade está presente, buscando o equilíbrio.

Fortalecer o sistema imunológico significa proteger seu corpo, a nível celular, ajudando-o a evitar o surgimento de doenças simples até mesmo o câncer. Por isso, se alimente, exercite e durma bem. Evite o estresse e procure fazer o melhor para seu corpo.

Informe-se sobre a relação entre o exercício e a imunidade no vídeo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

Benefícios da aromaterapia para ansiedade

leite vegetal

Como fazer leite vegetal: 12 receitas